Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

31 de Janeiro de 2013, 0:00 , por Rede Ola.coop.br - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Licenciado sob CC (by)

Este Blog é um "clone" de http://softwarelivre.org/vicente, atualizado automaticamente pela funcionalidade de "blog externo".


Workshop Internacional de Software Livre 2013

18 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Rede Ola.coop.br - 0sem comentários ainda

Apresentação

Para além das pioneiras comunidades de compartilhamento de software criadas em torno do Unix e da comunidade de hackers do Emacs, o desenvolvimento de Software Livre e de fonte aberta (FOSS) tem crescido exponencialmente, seguindo a popularização e ampla disseminação do uso de computadores pessoais e da Internet. Não apenas as comunidades FOSS se expandiram globalmente, mas também o corpo de literatura a seu respeito, tornando-se extremamente relevante para cientistas e engenheiros da computação, bem como para pesquisadores das ciências humanas.

Na última década, a pesquisa em FOSS consolidou-se em torno de questões como motivações individuais, práticas colaborativas, questões de escala, governança e coordenação de esforços de desenvolvimento, assim como em torno de problemas de economia política envolvendo o estudo de modelos econômicos e formas de mobilização política em torno do Software Livre.
 
Nosso principal objetivo nesse workshop é avaliar o estado da arte da pesquisa interdisciplinar, explorando aspectos técnicos, legais, socioeconômicos e culturais do FOSS. Deteremo-nos sobre os tópicos de pesquisa mencionados, discutindo contribuições recentes à literatura.

Convidamos pesquisadores de qualquer disciplina acadêmica nos tópicos seguintes e assemelhados a submeterem seus artigos:
 

  • - Licenciamento e aspectos legais relacionados, disputas de direito autoral, patentes de software, adequação à GPL, propriedade individual ou coletiva de código;
  • - Engenharia de Software Livre, desenvolvimento de metodologias, métricas de código-fonte e avaliação da qualidade de software;
  • - Estudos culturais, sociais e econômicos envolvendo abordagens qualitativas e quantitativas de comunidades ativistas e de desenvolvimento;
  • - Estudos de caso: análise aprofundada de casos de implementação, migração, sucesso ou fracasso de projetos de FOSS em várias partes do mundo; 
  • - Expansão e transformação do Software Livre em curso: para além do desenvolvimento de software e em direção à Cultura Livre, Hardware Aberto, Open Access, jornalismo online independente e projetos colaborativos baseados na Internet.

 

Sobre o FISL e o WSL

O Workshop Internacional de Software Livre (WSL) é um evento científico que acontece no âmbito do Fórum Internacional Software Livre (FISL). Desde 2000, o FISL é organizado por ativistas do software livre em Porto Alegre, Brasil, e representa uma das maiores e mais importantes conferências de FOSS do mundo.
 
O WSL aceita papers advindos de diferentes tradições disciplinares, oferecendo oportunidade para professores, pesquisadores, estudantes e outros profissionais de apresentarem e discutirem pesquisas originais desenvolvidas em centros de pesquisas, empresas e universidades que usam, disseminam e/ou refletem criticamente sobre FOSS em seus aspectos técnicos, legais, socioeconômicos e culturais.

Informações para os Autores

   - Os papers devem ser escritos em Inglês, Português ou Espanhol
   - Os papers devem conter no máximo 20 páginas impressas, incluindo resumo, figuras e referências
   - As submissões devem ser feitas em PDF (utilizando o template da SBC: http://tux.gseis.ucla.edu/template_SBC/)
   - Os papers devem ser enviados por email a luisfelipe/*/arroba/*/ucla.edu
 
Os papers serão avaliados por pareceristas acadêmicos com experiência de pesquisa em FOSS, considerando seu conteúdo técnico e relevância para o workshop. Todos os papers aceitos serão publicados nos anais do WSL e estarão disponíveis em um repositório aberto contido na página da comunidade WSL (http://softwarelivre.org/wsl) sob a licença Creative Commons Attribution 3.0 unported (CC-BY-3.0).
 
Para os papers redigidos em co-autoria, os autores deverão definir um apresentador para o WSL. O apresentador receberá um código promocional para registrar-se gratuitamente no FISL. Despesas de hospedagem e acomodação não serão pagas pelo FISL ou pelo WSL.

Datas Importantes

   - Prazo para submissão dos textos:
     Dias 20 de fevereiro de 2013
     
   - Divulgação dos papers aceitos:
     Dia 29 de abril de 2013
     
   - Fórum Internacional Software Livre (FISL), Porto Alegre, Brasil
     De 3 a 6 de julho de 2013 
   
   - Workshop Software Livre (WSL), Porto Alegre, Brasil
     De 4 a 5 de julho de 2013
 

Comitê Organizador

Coordenador Geral

   Carlos D. Santos (Universidade de Brasilia, Brazil) 

Coordenador de Programa

   Luis Felipe R. Murillo (University of California, Los Angeles, USA)

Coordenador de Publicações e Organização Local

   Paulo Meirelles (Universidade de Sao Paulo, Brazil) 

Coordenadores de Publicidade

   Imed Hammouda (Tampere University of Technology, Finland)
   Gregorio Robles (Universidad Rey Juan Carlos, Spain)
   Rafael Evangelista (Universidade Estadual de Campinas, Brazil)
   Veronica Xhardez (Flacso/CONICET - SoLAr, Argentina)
   Yuri Takhteyev  (University of Toronto, Canada)

 

Mais informações: http://softwarelivre.org/wsl



WikiSalvador 2.0 - encontro de voluntários, fãs e usuários da Wikipédia na Bahia

31 de Janeiro de 2013, 0:00, por Rede Ola.coop.br - 0sem comentários ainda

WikiSalvador 2.0

O movimento Wikimedia Brasil e a Wikimedia Foundation vão organizar, no domingo, dia 03/02, e segunda, dia 04/02, WikiEncontros no Digitália 2013, em Salvador.

Durante o encontro, será apresentado o  Projeto Wikipédia na universidade, onde professores e estudantes ao redor do mundo inteiro estão contribuindo para a melhoria da Wikipédia, e realizaremos um mutirão de edição da Wikipédia e um café de debates sobre cultura livre, cultura da permissão e do remix. Voluntários do movimento Wikimedia, editores novos e experientes, bem como interessados e curiosos em geral são muito bem-vindos. Quem nunca editou e quiser conhecer como faz terá oportunidade de ouvir dicas de voluntários e conhecerá mais da comunidade em torno dos projetos Wikimedia no Brasil. Com debates e atividades práticas de edição, o encontro quer contribuir para o crescimento do conhecimento livre e da comunidade.

São diversos os projetos abrigados pela Wikimedia Foundation. Além da já conhecida Wikipédia, Wikibooks, Wikiversidade, Commons, Wikivoyage são alguns dos outros projetos desenvolvidos por comunidades do movimento Wikimedia. Participe!

  • Local: Teatro Vila Velha, na sala Mário Gusmão.
  • Data e horário: 03 de fevereiro (domingo), das 14h às 18h,

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Encontros/WikiSalvador_2.0



Digitália 2013: Salvador será a capital mundial da música e da onda digital!

25 de Janeiro de 2013, 0:00, por Rede Ola.coop.br - 0sem comentários ainda

 

De 01 a 05 de fevereiro (pré-carnaval) de 2013, Salvador será também a capital mundial da música e da onda digital, pois sediará a segunda edição do DIGITALIA – Festival/Congresso/Observatório Internacional de Música e Cultura Digital. Esse grande evento articula diversas iniciativas do Brasil e do Mundo que relacionam o campo da música às novas tecnologias da informação e da comunicação, notadamente aquelas conformadas pela chamada Cultura Digital! Serão conferências, mesas redondas, workshops e, claro, muita música!!

Confira abaixo parte da programação...

 

Conferências 01/02 (Sábado)

Palco | 19h30 às 20h30 - Mesa de Abertura

  • Gilberto Gil
  • Albino Rubim (SECULT/BA)
  • Derrick de Kerckhove (McLuhan Program)
  • Márcio Meirelles (TVV)
  • Nelson Pretto (FACED/UFBA)
  • Oona Castro (Wikimedia)
  • Vinicius Pereira (ABCIBER).

Palco | 20h30 às 21h15 - Conferência de Abertura

“McLuhan and The Digital Culture: (Fore)Sight, Sound and the Fury”.

Derrick de Kerckhove (McLuhan Program/Univ. Napoli):

 

Conferências 03/02 (Domingo)

Cine-Teatro | 9h às 10h30 | Conferência

  • “Tecnologías de la Información y las Músicas del Mundo”; - Xavier Serra (Univ. Pompeu Fabra/Barcelona) 
  • “La cultura libre, las guerras tranquilas y las armas silenciosas” - Martin Groisman (Univ. Buenoas Aires) – ; Mediador: Javier Bustamante (Univ. Complutense de Madrid).
  • “O Futuro da Internet no Brasil: Marco Civil, Tratados Internacionais e Outros Temas” - Ronaldo Lemos (FGV-Rio).

 

Emicida, Original Olinda Style e Daganja no Digitalia!

Emicida e Banda (completa) se apresentam no #Digitalia2013, na Concha Acústica, em 5 de fevereiro. O artista também convida Rael da Rima para o show e faz desconferência no Digitalia. Autogestão da carreira, “faça você mesmo” e i

emicida

niciativa são termos sempre associados a Emicida. Ele participaou de vários festivais, a exemplo do Coachella, Sónar, Black2Black e Montreux.

O Original Olinda Style vai reunir no palco da Concha Acústica dois dos mais expressivos grupos da cena pernambucana. Pela primeira vez em Salvador, Eddie e Orquestra Contemporânea de Olinda tocam juntos, num show que promete ser histórico.

Nome emergente do rap nacional, o artista baiano DaGanja prepara um show especial para a festa do Digitalia. Soul, dub, samba e ritmos caribenhos se misturam às batidas pesadas do rap, conformando uma musicalidade que já transcendeu as fronteiras do seu estado. 

 

Festa Digitalia 2013

Concha Acústica do TCA

05 de fevereiro de 2013 – 17 h

Emicida e Banda + Rael

Original Olinda Style (Eddie + Orquestra Contemporânea de Olinda)

Daganja e Convidados

Ingresso: troca por um livro infanto-juvenil, na bilheteria do TCA, a partir de 29.01,  das 12 às 18h.

O Digitalia é organizado pela comunidade Audiosfera — uma rede social dedicada à relação entre música e cultura digital, tendo como âncora o grupo de pesquisa de mesmo nome, hospedado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia — e tem o patrocínio de: Fundo de Cultura da Bahia (por meio do edital “Projetos Estratégicos em Cultura”), Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Governo da Bahia e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).