Ir para o conteúdo
ou

Encontro de Mulheres Cooperativistas

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

31 de Janeiro de 2013, 0:00 , por Rede Ola.coop.br - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

ENCONTRO DE MULHERES: Cooperativas baianas realizam atividades voltadas para o empoderamento feminino

20 de Março de 2019, 12:55, por Brenda Gomes - 22 comentários

Empoderar mulheres e promover a equidade de gênero em todos os níveis e atividades econômicas e sociais são a garantia para o fortalecimento das economias e melhoria da qualidade e desenvolvimento sustentável da sociedade. Ciente do papel das mulheres em todos os espaços na sociedade, o Sistema Cooperativista Baiano tem apoiado e realizado eventos com este direcionamento.

 

Um retrato desta atuação foi a realização VIII Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, no último sábado (16/03), na cidade de Eunápolis/BA. O evento que se destinou exclusivamente às cooperadas, conselheiras, dirigentes e funcionárias das cooperativas baianas, nesta edição teve como tema “O Empoderamento Feminino”.

 

16.03

 

Reunindo mais de 100 mulheres, a atividade contou ainda com a presença da Gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, que ressaltou a importância do evento. “O Sistema OCEB está de parabéns. Primeiro por organizar anualmente um evento que valoriza a igualdade de gênero. Segundo por reunir tantas mulheres motivadas e dispostas a construir um mundo mais equilibrado e com melhores oportunidades para todos, por meio do cooperativismo. As mulheres reunidas são mais confiantes e ambiciosas. As cooperadas sabem da importância da cooperação, da união e da igualdade” afirma.

 

Com bom humor e trazendo exemplos de situações cotidianas, as palestrantes Eliane Jaqueline Debesaitis e Icledes Maria Matté conduziram reflexões sobre a força da mulher cooperativista e a importância do seu crescimento, mesmo com as desigualdades no universo corporativo.

 

Para Verônica Alves,   Orientadora Educacional da Cooperativa Educacional de Eunápolis - COOEDUC e Conselheira do SESCOOP/BA, “o projeto vem para fortalecer a prática da cooperação e despertar o valor da liderança dentro do cooperativismo, que é um desafio diário. As experiências passadas no encontro foram emocionantes e grandiosas, não só dentro de um olhar enquanto cooperativista, mas como mulher, já que ocupamos um papel mais sensível dentro deste sistema”, contou.

 

A gerente de um dos pontos de atendimento do SICOOB Costa do Descobrimento, Lúcia de Fátima, afirma que o encontro proporcionou compreender a mulher como “um ser cooperativista desde que nasce. Me faz analisar várias questões dentro e fora do cooperativismo. Saí do encontro me sentido mais empoderada e pensando sobre a minha importância dentro dessa ciranda cooperativista.”

 

16.03

 

As participantes foram as verdadeiras protagonistas do evento. Interagiram durante os debates com perguntas e até mesmo compartilhando vivências familiares, ou de trabalho. As cooperadas também deram um show a parte quando o assunto foi animação. Cantaram em coro músicas que exaltam a figura feminina e valorizam a mulher no contexto social atual.

 

COOPERATIVISMO E O PROTAGONISMO FEMININO

 

Aproveitando o mês onde é comemorado o dia internacional da mulher, com intuito de integrar as mulheres cada vez mais no movimento cooperativista, a Cooperativa de Produtores Rurais da Bahia – Cooperfarms realizou a terceira edição do “Encontro de Mulheres Cooperfarms”, no dia 14/03, no município de Luís Eduardo Magalhães/BA. Discutindo “os diferentes papéis da mulher na gestão da relação negócio x família x patrimônio” o encontro contou com a presença de cooperadas, colaboradoras líderes do agronegócio, além das esposas e filhas de associados.

 

Para a comissão do evento o momento foi construído com o intuito de incentivar a reflexão sobre a condição da mulher  junto à família e à frente dos negócios. Através da troca de experiências em diversos assuntos, que vão desde motivação e autoestima até a definição de estratégias para uma maior inserção na dinâmica social e organizacional e assim liderarem outras iniciativas que fortaleçam a presença da mulher no agronegócio da Bahia.

 

Com o tema “A mulher e suas finanças no ambiente cooperativista” a cooperativa de crédito Sicredi Região Sul da Bahia, no dia 08/03, também realizou uma palestra, onde estiveram presentes 63 mulheres, entre associadas e convidadas. O objetivo principal foi destacar a participação crescente da mulher no mercado financeiro e a importância da cooperação no mundo moderno.  

 

MULHERES NO 14° CONGRESSO BRASILEIRO DE COOPERATIVISMO

 

No ano em que é celebrado 50 anos de atuação junto as cooperativas brasileiras, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), realizará a 14ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC) no período de 08 a 10 de maio de 2019, em Brasília/DF. O Sistema Cooperativista Baiano estará presente no evento com uma comissão onde 18 dos delegados são mulheres.

 

O Congresso é um espaço para tomada de grandes decisões que definirão os rumos do movimento cooperativista no Brasil para os próximos anos. Assim, reconhecendo a importância da participação feminina nesse espaço, a OCB realiza o Concurso Cultural “Embaixadora Coop”, cujo objetivo é agregar ao CBC a participação de 20 mulheres, cooperadas, para contribuírem na construção das diretrizes que serão traçadas para o cooperativismo nos próximos anos. Saiba mais informações clicando aqui.

 

Ascom OCEB 

Fotos - Gustavo Moreira  



Participe do VIII Encontro de Mulheres Cooperativistas

25 de Fevereiro de 2019, 17:58, por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda

O Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas é um evento que se destina exclusivamente às cooperadas, conselheiras, dirigentes e funcionárias das cooperativas baianas. Nesta 8º edição, o tema será “O Empoderamento Feminino” e oportunizará momentos de reflexão, cultura e integração, além de fortalecer práticas de cooperação e liderança no cooperativismo.

 

O VIII Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, realizado pelo Sistema OCEB em parceria com a cooperativa Sicoob Costa do Descobrimento, acontecerá no dia 16 de março, das 8h às 17h, no Hotel Portal de Eunápolis, localizado na cidade de Eunápolis/BA, atendendo à demanda das cooperativas de regionalizar o evento para que mais mulheres participem e tenham acesso aos debates que acontecerão durante o evento.

 

Inscreva-se clicando aqui.

 

 

Confira a programação:

•             08h às 08h30 – Recepção

•             08h30 às 09h30 – Abertura e Apresentação do Somoscoop

•             09h30 às 10h30 – Palestra “O Empoderamento Feminino” (Palestrante: Icledes Maria Matté)

•             10h30 às 11h – Café e Prosa

•             11h às 12h – Painel “Experiências Compartilhadas – Quais os Nossos Papéis?”.

•             12h às 14h – Almoço (HOTEL PORTAL DE EUNAPOLIS)

•             14h às 15h – Painel “Experiências Compartilhadas – Quais os Nossos Papéis?” (Continuação)

•             15h às 16h – Palestra sobre Educação Financeira (Palestrante: Eliane Jaqueline Debesaitis Metzner)

•            16h às 17h – Café e Prosa e Encerramento

 

 

OBSERVAÇÕES:

- As inscrições para o evento deverão ser feitas por meio deste site até o dia 11 de março de 2019.

- Os custos com hospedagem, deslocamento e estacionamento, se necessário, serão por conta do participante ou da cooperativa.  



VII Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas é destaque na TVE Bahia

15 de Março de 2018, 16:51, por Ana Paula Mamede - 0sem comentários ainda



Mulheres cooperativistas debatem empoderamento feminino em encontro na Bahia

12 de Março de 2018, 19:04, por Ana Paula Mamede - 0sem comentários ainda

Troca de experiências sobre os diversos papéis da mulher na sociedade contemporânea, reflexões sobre o protagonismo e empoderamento feminino, partilha de vivências de lutas e vitórias foram os ingredientes para a receita de sucesso de mais um Encontro de Mulheres Cooperativistas, promovido pelo Sistema OCEB em parceria com o Sicoob Sertão.

 

O evento, que ocorreu no Centro Cultural Elofilo Marques, localizado em Ipirá/BA, no último dia 9 de março, chegou a sua sétima edição reunindo mais de 140 mulheres, sendo cooperadas, conselheiras, dirigentes e funcionárias de cooperativas baianas de diferentes cidades do território da Bacia do Jacuípe e outras regiões. As participantes foram recepcionadas com a apresentação de histórias inspiradoras de mulheres que exercem liderança no cooperativismo por meio da exibição da mais nova Websérie SomosCoop - Episódio 3: Mulheres de Fibra.

 

O momento de boas-vindas continuou com a fala do presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, que divulgou dados positivos que expressam a crescente participação feminina nas cooperativas e do trabalho que a OCEB e o SESCOOP/BA têm feito para alcançar esse resultado. “Na Bahia, 65% dos funcionários das Cooperativas associadas ao Sistema Sicoob são formados por mulheres. É um número expressivo, pois demonstra a força e a competência das mulheres no mercado de trabalho”, enfatizou.

 

Uma das convidadas foi a líder da bancada feminina na Assembleia Legislativa, Coordenadora da Subcomissão de Autonomia Econômica da Mulher na ALBA e relatora da Lei Estadual do Cooperativismo, a Deputada Estadual Neusa Cadore, que expressou a satisfação de estar presente no encontro e destacou o quanto o cooperativismo têm sido ferramentas importantes para promover o empoderamento e a autonomia da mulher, oportunizando a participação em espaços de poder e decisão.

 

 

Também saudaram o público Lívia Silva, gerente do Sicoob Sertão do Ponto de Atendimento (PA) de Ipirá; Genelício Santigo, presidente do Sicoob Sertão; Julita Trindade, militante social e umas das fundadoras do Sicoob Sertão; Maria de Lourdes Novaes, representando a Secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Julieta Palmeira; e Maria Vandalva, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopere e Conselheira do SESCOOP/BA. 

 

As reflexões das palestras “Empoderamento Feminino”, “Quais nossos papéis?” e “Mulher: realidade, percepções e futuro” trouxeram à tona questões que ainda são desafiadoras para as mulheres, como as situações relacionadas ao machismo, à violência e à baixa representação feminina nos espaços de poder, mas que precisam e podem ser superadas. As participantes foram provocadas a pensar no que cada uma tem feito para superar esses desafios: “O que eu, enquanto mulher, estou fazendo para melhorar a nossa situação?”, perguntou a palestrante Claudia Moura.

 

Um dos caminhos apontados pela palestrante Maria Amélia Seabra e reforçado por Maria Vandalva, durante seu bate-papo com o público feminino, foi o de exercitar a união e a aliança entre mulheres, baseada na afinidade e companheirismo, para alcançar objetivos em comum. “Ser mulher cooperativista nos une”, ressaltou Vandalva.

 

A cooperada do Sicoob Sertão, Joanita Rios, demostrou estar em sintonia com o que ouviu das palestrantes ao expressar que “as palavras nos fortaleceram para ajudar as mulheres que ainda não despertaram que elas são importantes e que podem mudar”.

 

Realizar, mais um ano, esse evento no interior do estado oportunizou que mais mulheres participassem e, dessa vez, o destaque foi para a valorização de talentos locais: Luziane Rios, moradora de Baixa Grande, foi a mestre de cerimônia do encontro; a cantora, Taylla Soares, cooperada do Sicoob Sertão PA de Capela do Alto Alegre, embalou o público com belas canções; e Bruna Lemos, cooperada do Sicoob Sertão do PA de Utinga, apresentou a música “Flor Maria”, de sua autoria e que foi ganhadora do Festival Anual da Canção Estudantil.

 

Promover e apoiar ações que oportunize um protagonismo cada vez maior das mulheres na sociedade, fortaleça práticas de cooperação e liderança no cooperativismo continuará sendo uma das prioridades do Sistema OCEB. 

 

Por Ascom SESCOOP/BA

Crédito/Foto: Jorge Henrique/VR14

Confira mais fotos do encontro clicando AQUI 

Visite o novo site do Sistema OCEB: www.somoscooperativismo-ba.coop.br 



Feliz Dia, Mulheres!

8 de Março de 2018, 11:56, por Ana Paula Mamede - 0sem comentários ainda

Propostas cartao dia da mulher 2018 ok