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O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO COMO AGENTE DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

21 de Julho de 2015, 17:33 , por Rute Costa - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
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Rute Costa dos Santos


RESUMO


Em meio a um mercado cada dia mais competitivo as organizações tiveram que se adaptar as necessidades de seus clientes para não perder espaço, dando origem assim ao Marketing de Relacionamento, que busca satisfazer e reter seus clientes. Apesar das inúmeras ferramentas tecnológicas associadas à implantação dos processos de relacionamento com o cliente, não é possível criar um relacionamento eficaz sem a presença de recursos humanos qualificados para lidar com a tecnologia associada a esse tipo de Marketing e também com as pessoas as quais a organização deseja reter. Ao analisar a história, as qualificações e atribuições do profissional de secretariado é possível percebê-lo como agente de relacionamento com o cliente, já que esse profissional é, por muitas vezes, aquele que está em contato direto com os clientes. Este trabalho buscou levantar, através de questionários com secretários de diversos Estados brasileiros, de que maneiras esses profissionais contribuem no relacionamento entre a organização e seus clientes.

Palavras chave: Marketing de relacionamento – Profissional de secretariado – Competitividade – Clientes.

 

RESUMÉN

En medio de un de mercado cada vez más competitivo las organizaciones tuvieron que adaptarse a las necesidades de sus clientes para no perder espacio, de esta manera surgió el Marketing relacional, que busca satisfacer y retener clientes. A pesar de numerosas herramientas tecnológicas asociadas a la implementación de los procesos de relación con el cliente, no es posible crear una relación efectiva sin la presencia de recursos humanos calificados a manejar la tecnología asociada a este tipo de Marketing, así como con las personas a las que la organización desea conservar. Mediante el análisis de la historia, las calificaciones y los deberes del profesional de secretariado es posible percibirlo como un agente de la relación con el cliente, ya que este profesional es, a menudo, uno que está en contacto directo con los clientes. Este trabajo buscó recaudar, a través de cuestionarios a los secretarios de varios estados brasileños, de qué manera estos profesionales contribuyen a la relación entre la organización y sus clientes.
Palabras clave: Marketing Relacional – Profesional de secretariado – Competitividad - Clientes.

 

Leia artigo completo aqui



 Discente do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal da Bahia – UFBA. rutecsantos@bol.com.br
Orientador: Fábio Almeida Ferreira - professor da Escola de Administração da UFBA; professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da UFBA e professor permanente do Mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social do Centro de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS) da Escola de Administração da UFBA.


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