Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Blog
Tela cheia

Arte, Educação e Cultura marcam celebração do Dia C da COOPROAF em Manoel Vitorino

5 de Agosto de 2015, 15:09 , por Rute Costa - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 130 vezes

No dia 30 de julho de 2015 a Praça Nelson Davi em Manoel Vitorino, na Bahia, ficou lotada para a celebração do Dia de Cooperar 2015. O evento contou com a realização de feira, com exposição de produtos de cooperativas da região, com destaque aos produzidos com a cultura do umbu. Além disso, foram realizadas diversas atividades educacionais, artísticas e culturais durante todo o dia. O evento, que teve como tema Manoel Vitorino para Cooperar, contou com a participação de 61 voluntários que se envolveram na organização do evento e realização das apresentações e palestras.

A celebração contou ainda com o apoio da Prefeitura, Câmara Municipal, ISFA (Instituto de Formação Cidadã São Francisco de Assis), das secretarias de educação e agricultura e do Sistema Oceb.

A abertura foi realizada pela Presidente da Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia – COOPROAF, Sra. Helenita Maria Souza Silva que destacou a importância dos voluntários e parceiros. A Presidente convidou para o palco autoridades locais, como o Prefeito e a Presidente da Câmara de Vereadores e também a ex-presidente da COOPROAF, Sra. Marilda Santos, que reforçou o agradecimento aos parceiros, em especial ao Sistema Oceb, que participou do evento com a presença da Sra. Rute Costa, Secretária Executiva da OCEB.

Na sequência, as escolas locais realizarem apresentações artísticas, como a dança da saia, apresentações de teatro e coral, que foram ensaiadas especialmente para a celebração do Dia de Cooperar 2015, que aconteceu no dia do 53º aniversário da cidade de Manoel Vitorino.

Foi à sombra de uma gameleira que as atividades da tarde começaram, com a palestra sobre Educação Ambiental e Lixo, ministrada pela Professora Márcia Luzia Cardoso Neves do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB (Campus Amargosa). Na palestra a professora destacou a importância dos 5 R’s (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar) utilizando exemplos práticos relacionados ao dia-a-dia da população. A Coordenadora do Projeto Umbu da Gente, Rita de Cássia Silva Braga, continuou a programação de palestras falando sobre o Projeto, que tem o objetivo de plantar mudas de umbu e árvores nativas, além de capacitar agricultores locais sobre a maneira correta de realizar o cultivo do umbuzeiro. A importância do umbu para o desenvolvimento econômico e social da região foi o ponto chave da palestra.

Arte, cultura e diversão permearam toda a programação noturna, que teve início com uma roda de capoeira e seguiu com as apresentações de ballet, quadrilha, teatro (Cia de Teatro SEM DIREÇÃO), Reizado (Raiz do Umbuzeiro) e finalizou com apresentação da banda Umbu com Leite.

A Presidente da cooperativa declarou que o processo de mobilização para realização do Dia C pela COOPROAF foi surpreendente, pois os voluntários aderiram ao projeto de imediato. Ela relatou ainda que os custos previstos para realização do evento ficaram bem abaixo do previsto, pois cada parceiro entrou com uma coisa, desde a doação de brindes para sorteio, até disponibilização de estruturas.

O Dia de Cooperar (Dia C) é um movimento de voluntariado desenvolvido pelo sistema cooperativista brasileiro que conta com a participação efetiva das cooperativas como idealizadoras e mantenedoras dos projetos. O objetivo é promover e estimular a integração das ações voluntárias, de Norte a Sul do país de forma permanente. Uma vez por ano, as cooperativas realizam uma grande celebração do Dia C de forma simultânea em todo o Brasil. Em 2015, o número de ações voluntárias e cooperativas participantes duplicou na Bahia. No total foram inscritas 36 cooperativas, que desenvolveram 33 ações em todo o estado.


Fonte: Dia C Bahia

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.