Ir para o conteúdo
ou

Ramo Transporte

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Sistema OCEB promove Encontro das Cooperativas do Ramo Transporte

22 de Maio de 2017, 16:19 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 22 vezes
Encontro cooperativas ramo transporte 2017  10

O Encontro das Cooperativas do Ramo Transporte reuniu representantes de cooperativas legais do ramo transporte da Bahia e de Sergipe, além de integrantes da Central de Cooperativas do ramo transporte (Rede Transporte) para debater temas relacionados à gestão e fortalecimento desse segmento. A sede da COOMAP - Cooperativa Nacional de Transporte Coorporativo, localizada em São Sebastião do Passé, cidade que fica a 70km de Salvador, sediou o evento, que foi realizado ontem. 

As boas-vindas aos participantes foi feita por Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB, que falou sobre a necessidade das cooperativas aperfeiçoarem a gestão e gerarem resultados positivos para os cooperados. Ele destacou o trabalho integrado e estratégico do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, organizações promotoras do encontro, para contribuir com a defesa e desenvolvimento do cooperativismo no estado. 

A primeira palestra do dia foi feita por Rafael Melo, especialista em Sistemas Tecnológicos, que apresentou exemplos de plataformas tecnológicas atuais, usadas por empresas para atender o público consumidor, destacando a mobilidade como modelo de negócios e a possibilidade das cooperativas de transporte utilizarem aplicativos como forma de qualificar os serviços oferecidos aos seus clientes. 

Dando continuidade, Abel Paré, Presidente da Rede Transporte e Diretor do Sistema OCERGS, e Evaldo Moreira, Diretor Administrativo da COOPMETRO, abordaram sobre o funcionamento da Plataforma de Negócios “Bandeira Única”, projeto que está sendo desenvolvido pela Rede Transporte e que integra aplicativo para gerir todo controle do fluxo de frotas e cargas, assim como o controle de logística e de compras. A previsão é que comece a funcionar em junho desse ano, mas a COOPMETRO, Cooperativa de Transportadores Autônomos de Cargas e Passageiros da região metropolitana de Belo Horizonte, já começou a testar a plataforma. O presidente dessa cooperativa, Marcos Leisson, presente no evento, garantiu que o aplicativo tem funcionado bem e os resultados esperados é profissionalizar ainda mais os serviços da cooperativa e gerar economia para dividir a sobra com os cooperados. 

A parte da tarde foi dedicada à apresentação do case de sucesso de boas práticas de gestão. A experiência apresentada foi a da COOPMETRO. Os participantes conheceram a estrutura da cooperativa, como eles atendem aos seus clientes, os benefícios oferecidos aos cooperados e como estabelecem o relacionamento com outras cooperativas. O sr. Evaldo Moreira ressaltou que a adesão da cooperativa ao PDGC (Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas) foi fundamental para melhorar a gestão e governança institucional e que esse ano vão se inscrever no Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. Aproveitou a oportunidade para ressaltar que os dirigentes participem dos programas e capacitações oferecidos pelo Sescoop.

A palestra de encerramento foi feita pelo analista de Monitoramento do Sistema OCB/ES, David Duarte Ribeiro. Ele fez uma abordagem sobre o panorama do cooperativismo do ramo transporte no Espírito Santo, apresentando os avanços e desafios dos últimos 4 anos e as ações realizadas para o fortalecimento do setor no estado. “Fica claro que as cooperativas precisam buscar, cada vez mais, a união, e esse evento trouxe temas importantes e abrangentes que vão contribuir com o trabalho que está sendo realizado na Bahia”, destacou.

Para Abel Paré, o encontro foi bem estruturado nas necessidades e prioridades do ramo e a interação do público foi um aspecto positivo. “Eu percebo amadurecimento dos dirigentes das cooperativas e a disposição para fazer negócios, melhorar os resultados e a produtividade”, disse. 

Jair de Oliveira, presidente da COOMAP e Conselheiro representante do ramo transporte na OCEB, ressaltou que o evento foi altamente positivo, com adesão de várias cooperativas, inclusive as de outros estados, como Sergipe. Agradeceu o apoio do SESCOOP/BA e adiantou que já está entusiasmado para o próximo. 

Confira algumas fotos clicando aqui.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.