Ir para o conteúdo
ou

Ramo Agropecuário

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

31 de Janeiro de 2013, 0:00 , por Rede Ola.coop.br - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Sistema OCEB realiza primeiro “Workshop de Energias Renováveis para o Cooperativismo”

14 de Dezembro de 2018, 13:55, por Brenda Gomes - 0sem comentários ainda

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia-OCEB, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia- SESCOOP/BA e a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, realizou na última sexta-feira (07/12) o “I Workshop de Energias Renováveis para o Cooperativismo: os desafios e perspectivas na geração compartilhada”.

No evento, que contou com a participação de cooperativistas de diferentes ramos do Sistema Cooperativista Brasileiro, estiveram presentes também representantes de instituições ligadas ao tema, como: Ministério de Minas e Energia, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia - SDE e Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba. A atividade foi iniciada com as boas-vindas do presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, que destacou a importância da temática para as cooperativas “que são uma das principais beneficiárias, quando o assunto é inovação e distribuição de energia”.

07

Dando início ao ciclo de palestras, o Superintendente de Atração e Desenvolvimento de Negócios, da Secretaria de Desenvolvimento do Estado da Bahia, Paulo Guimarães, fez um panorama sobre o setor de energias renováveis no estado e sobre as viabilidades que as cooperativas têm ao adotarem esse modelo. “Hoje é muito importante que a população em geral, e principalmente, empresas de pequeno e médio porte, cooperativas e municípios, tomem conhecimento da potência que as energias renováveis têm para a geração de negócio, também para a redução de custos dessas empresas. Cooperativas têm todas as possibilidades de se tornarem mais viáveis economicamente se aproveitarem esse potencial, principalmente da energia solar. Porque elas terão capacidade de ter retorno desse investimento em pouco tempo, reduzindo muito o seu custo de energia elétrica, que, muitas vezes, é um fator determinante para um projeto ou outro”.

Com a missão de disseminar sobre as dinâmicas da geração de energia compartilhada, Lívio Teixeira, do Ministério de Minas e Energia, abordou a relevância de difundir o modelo. “A geração distribuída está crescendo e uma das políticas no Ministério é incentivar o desenvolvimento desse modelo de geração. Por isso, vemos esse evento como uma oportunidade importante para a gente, no sentido de disseminar as informações do Ministério. Esse momento é muito importante para as cooperativas, para que elas também comecem a perceber outras possibilidades de investimento”.

Para Marcelo Feraz, Consultor de Geração Distribuída da Coelba, a atividade funcionou como um retorno das expectativas dos consumidores e empresários baianos, que, cada vez mais, têm demostrado interesse nos modelos de geração de energia limpa. “É gratificante ver que a sociedade tem abraçado. Afinal de contas não tem só o fator financeiro, tem o fator da preservação do meio ambiente em si. Então é importante para nós recebermos esse feedback dos empresários e dos consumidores. A ideia está avançando bastante. A distribuidora está se organizando e avançando para receber essa demanda que está crescendo cada vez mais”, afirmou.

06

CASES DE SUCESSO

Com o objetivo de atualizar e informar as cooperativas sobre este tema tão atual, que alia o desenvolvimento socioeconômico e a preocupação com o meio ambiente, o “I Workshop de Energias Renováveis para o Cooperativismo: os desafios e perspectivas na geração compartilhada” em sua programação contou com a apresentação de dois casos de sucesso de cooperativas que já conseguem desenvolver o cooperativismo de Energia Sustentável no Brasil: da Cooperativa Brasileira de Energia Renovável – COOBER (PA) e do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – Sicoob (ES).

 Para o Consultor e Sócio Fundador da COOBER, Claudio Barbosa, a “geração distribuída” e cooperativismo são temas relacionados em suas matrizes e princípios. “Falar de energia renovável para quem é cooperativista é muito mais fácil, pois geração distribuída de energia não é nada mais que colocar o cooperativismo em prática. A geração distribuída depende realmente do cooperativismo, porque há a redução de custos na implantação e o benefício coletivo da localidade”.

Apresentando a experiência do Sicoob/ES, que instalou uma usina fotovoltaica em uma de suas agências e tem financiado projetos para a produção de energia limpa, o Diretor Presidente do Sicoob Centro-Serrano e Diretor Vice-presidente do Sicoob Central (ES), Arnor Kerckhoff, abordou a necessidade de compartilhar experiências de sucesso entre as cooperativas brasileiras.

“O cooperativismo se constrói dividindo. Nós conseguimos achar um modelo de negócio para a geração de energia compartilhada e nós viemos partilhar esse modelo de gestão com o sistema cooperativista da Bahia. Se aplicarmos esse modelo, de imediato, teremos o impacto econômico, logo após, impactos ambientais positivos, contribuído para o meio ambiente, gerando energia limpa”, afirmou.

 

COOPERATIVISMO E GERAÇÃO DE ENERGIA

Atentos à necessidade de discutir pautas que também possam garantir a participação das cooperativas em novas oportunidades de negócios, à luz da Resolução 482/2012 da ANEEL, o “I Workshop de Energias Renováveis para o Cooperativismo: os desafios e perspectivas na geração compartilhada” contou com a presença do Analista Técnico Econômico do Sistema OCB, Marco Olívio, que abordou a  viabilidade técnica e econômica de implantação de projetos de energias renováveis para o cooperativismo.

“A gente tenta casar dois mundos sustentáveis e de equilíbrio, onde todo mundo ganha: o cooperativismo e energias renováveis. Já são 122 projetos dentro de cooperativas brasileiras que já geram sua própria energia, em um modelo de compensação de energia. Nosso desafio é divulgar isso, para que mais cooperativas possam desenvolver projetos como esse. Porque ganha todo mundo: a comunidade, os cooperados, o meio ambiente e o fomento ao desenvolvimento de renda na região”, disse.

A Engenheira Agrônoma do Sistema OCEB, Carine Andrade, ressaltou a necessidade de abordar o tema. “A discussão sobre energias renováveis vem ganhando espaço e importância na busca por um desenvolvimento sustentável. Sendo de extrema relevância o Sistema Oceb promover eventos como esse, para que as cooperativas baianas conheçam mais sobre o assunto, demonstrando a potencialidade da geração compartilhada de energia como uma excelente oportunidade para o cooperativismo”.  

 

Ascom OCEB. 



OCEB E SESCOOP/BA participam de mais uma edição da Exposição Conquista

21 de Março de 2018, 13:39, por Ana Paula Mamede - 0sem comentários ainda
 
A 52ª Exposição Agropecuária Nacional de Vitória da Conquista, edição 2018, foi encerrada na noite do último domingo (18) e ofereceu uma programação variada com mais de 100 palestras, cursos, leilões, exposição de animais, somando ainda o número de participantes, que esse ano foi recorde. O evento, promovido pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), teve sua abertura oficial no dia 13 de março e contou com a presença do vice-governador da Bahia, João Leão, do prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, além de autoridades, instituições, entidades e parceiros de vários setores.

Participando de mais uma edição do evento, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (SESCOOP/BA) tiveram como representantes a analista técnica agropecuária da OCEB, Carine Andrade e o analista de monitoramento do SESCOOP/BA, Valter Sampaio, que realizaram o atendimento às cooperativas da região e a disseminação do cooperativismo no stand do Sistema OCEB. No espaço, o público pode conhecer as ações, programas e os serviços que são oferecidos pela OCEB e SESCOOP/BA. 

De acordo com o analista de monitoramento do SESCOOP/BA, Valter Sampaio, a 52ª Exposição superou as expectativas de público em relação as edições anteriores.

Este ano tivemos um saldo muito positivo em relação ao atendimento, pois a procura foi bem maior que em outras edições. Apesar de algumas pessoas desconhecerem o cooperativismo, a presença do Sistema OCEB contribuiu para maior divulgação dos benefícios e valores cooperativistas para a sociedade”, avaliou o analista.

​Na opinião do presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), Jaymilton Gusmão, a participação do Sistema OCEB validou por meio de ação direta o que representa o cooperativismo. “É aquilo que a gente vem pregando, que é a disseminação dos princípios cooperativistas, as boas práticas para cada vez mais serem ampliadas, multiplicadas, e este ano a visitação foi muito intensa, muita gente participou e valorizou bastante esta presença, que já é uma tradição, com três anos consecutivos, tirando dúvidas de cooperados ou não, das diversas cooperativas que fazem parte do sistema”, avaliou.

A presença do Sistema OCEB em mais uma edição da Expoconquista reforça o seu compromisso como entidade representativa e de aprendizagem do cooperativismo, visando se tornar cada vez mais conhecido na sociedade.

Com informações da Coopmac (Texto adaptado pela Ascom OCEB)

Clique AQUI e confira outras fotos do evento



Sistema OCEB participa da 52ª Expoconquista

15 de Março de 2018, 12:35, por Ana Paula Mamede - 0sem comentários ainda
O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (SESCOOP/BA) participam da 52ª Expoconquista, evento que começou na última terça (13) e segue até o próximo domingo (18), no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista. Como realizado nos anos anteriores, a OCEB e o SESCOOP/BA dispõem de um stand no local, onde estão sendo feitos atendimentos às cooperativas da região, que poderão obter informações sobre os serviços e as ações desenvolvidas pelo Sistema.

Promovida pela cooperativa Mista Agropecuária Conquistense – COOPMAC, a 52ª Expoconquista conta com uma variada programação, entre opções de lazer e negócios de diversos segmentos. Este ano a feira deve atrair cerca de 120 mil pessoas.

Confira algumas fotos do stand:  

52 expoconquista 01

 

52 expoconquista 05

 

52 expoconquista 03

 

52 expoconquista 09
 

 



Sistema OCEB na 52ª ExpoConquista

6 de Março de 2018, 13:45, por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda

Divulgacao stand expoconquista



Cooperativas Agropecuárias da Bahia fortalecem a intercooperação

5 de Fevereiro de 2018, 13:09, por Portal Bahia Cooperativo - 0sem comentários ainda

 

O Fórum Baiano das Cooperativas Agropecuárias tem se fortalecido a cada dia com a integração de cooperativas do ramo agropecuário do segmento do agronegócio para ampliar a intercooperação e o acesso aos mercados baiano, nacional e internacional.

Uma das estratégias do Fórum, que tem o apoio do Sistema OCEB, é a realização de encontros para rodadas de negócios e intercâmbios. Já aconteceram três encontros e o último foi em Luís Eduardo Magalhães/BA, nos dias  24 e 25 de janeiro de 2018. A escolha de LEM, como também é conhecida, não foi por acaso, já que a cidade baiana está situada na região oeste, principal polo de produção de grãos, onde se produz a totalidade da soja baiana, 97% do algodão e cerca de 75% do milho produzido no estado (Fonte: Correio 24h), e abriga importantes cooperativas do ramo agropecuário.

Representantes da Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia - Cooproeste; Cooperativa de Produtores Rurais da Bahia - Cooperfarms; Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - Coopmac; Cooperativa Agrícola de Gandu Ltda - Coopag; Cooperativa Ouro Verde Bahia - Cooperverde; Cooperativa Ser do Sertão  - Coopsertão e da Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel - Cooabriel, do Sistema OCB, OCEB e SESCOOP/BA participaram do encontro.

A programação favoreceu a troca de experiências e conhecimentos por meio das apresentações institucionais da Cooabriel, Cooproeste e Cooperfarms, em que foram descritos os modelos de negócios e a organização do quadro social dessas cooperativas. Samuel Fontes, gerente coorporativo administrativo-financeiro da Cooabriel, que tem sua sede no Espírito Santo, destacou o papel da Cooabriel na cafeicultura de Conilon no Brasil e a grande relevância que as unidades dessa cooperativa na Bahia têm nesse contexto.

A reunião também oportunizou o relato de Jaymilton Gusmão sobre a sua participação na “Missão de Prospecção de Boas Práticas em Cooperativismo na Espanha”, quando conselheiros do Sistema OCEB conheceram a experiência exitosa do cooperativismo em Mondragón [Saiba mais sobre a missão].

Forum ramo agro encontro 3 4

Os participantes aproveitaram os conteúdos das apresentações para debater sobre assuntos estratégicos relacionados ao desenvolvimento das cooperativas baianas do agronegócio e para elaborar projetos voltados para a realização de negócios, considerando estudos de viabilidade e sinergia entre as cooperativas. Mas o encontro extrapolou os debates temáticos e proporcionou visitas técnicas de campo em duas fazendas, uma com foco na cadeia produtiva da carne bovina e a outra na produção de grãos, e também às unidades da Cooproeste e Cooperfarms. Vale ressaltar que o prefeito de LEM marcou presença nessa etapa da programação.

“O terceiro encontro do Fórum foi de concretização das ideias lançadas nos outros dois encontros, pois foram tratados pontos fundamentais que irão nortear as ações das cooperativas envolvidas”, destacou Carlos Meurer, Diretor do Ramo Agropecuário na OCEB.

O último momento do evento foi dedicado ainda à aprovação do Regimento de funcionamento do Fórum, que ajudará a dar transparência nas ações.

Confira fotos do encontro clicando aqui.

Por ASCOM SESCOOP/BA (Com informações do site da Cooabriel)

Mais notícias publicadas sobre o encontro:

http://blogbraga.com.br/m/Noticia/sistema-oceb-sescoop-ba-promove-forum-para-discutir-o-fortalecimento-do-agronegocio-na-regiao-oeste/41042

http://jornalnovafronteira.com.br/lem-sistema-oceb-sescoop-ba-promove-forum-para-discutir-o-fortalecimento-do-agronegocio-na-regiao-oeste/