Ir para o conteúdo
ou

0 amig@s

Nenhum(a)

0 comunidades

Nenhum(a)

 Voltar a Blog
Tela cheia

CONHEÇA OS MELHORES PROGRAMAS SOCIAIS CRIADOS PELO GOVERNO FEDERAL

30 de Setembro de 2020, 14:35 , por Nicolau Rodrigues - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 526 vezes

O Governo Federal tem como obrigação constitucional fornecer saúde, educação e qualidade de vida aos cidadãos brasileiros. Mas quando os serviços básicos falham é necessário prover de outra forma. Entram aí os programas sociais, de enorme ajuda e relevância na melhoria da qualidade de vida nos últimos anos.

O que são programas sociais?

Programas sociais são projetos colocados em prática do Governo Federal para ajudar a melhorar a qualidade de vida do brasileiro nato ou com cidadania. Todos os moradores do território brasileiro possuem o direito à moradia, saúde, educação e sustento básico. Quando não acontece falta de algum desses itens os programas sociais podem suprir as necessidades.

Eles podem ser em diversas áreas como educação, saúde, transporte, dentre outras. A principal proposta é permitir a inclusão social. É notória a diferença de renda entre os brasileiros e os projetos podem ajudar a melhorar a qualidade de vida, dando direito a todos a ter acesso ao menos o básico.

Os programas sociais não são uma ação única brasileira. Outros países agem de forma igual para tentar igualar a qualidade de vida de seus cidadãos. E quando o próprio país não pode a Organização das Nações Unidas também auxilia enviando equipes, assim como organizações não governamentais (ONGs).

Podemos citar também o Centro de Referência Especializado da Assistência Social, que trabalha para auxiliar as pessoas que estão em situação de violência psicológica, trabalho infantil, abandono, entre outras situações. Conheça uma das unidades do CREAS ES.

Os principais programas sociais do Governo

O Governo Federal possui alguns programas sociais responsáveis por ajudar milhares de pessoas. São eles:

  • Bolsa Família - este é um dos principais. Um valor mensal é enviado para cada família cadastrada que pode comprovar por meio de documentos a sua ausência de renda. O saque é realizado de acordo com o calendário Bolsa Família 2018. São ajudadas famílias em estado de extrema pobreza ou consideradas pobres, gestantes, desempregados e trabalhadores rurais.
  • Minha Casa Minha Vida - o sonho de moradia própria ficou muito mais próximo com este programa. A proposta é ajudar algumas famílias a saírem das favelas e demais situações de moradia precária. O projeto envolve distribuir casas gratuitamente e vender moradias com baixas mensalidades.
  • Pronatec - a formação profissional sempre foi um problema no Brasil porque não há vagas no sistema público de ensino para todos os jovens e adultos interessados em estar em uma sala de aula. O programa então fornece cursos gratuitos de capacitação profissional em diversas áreas.
  • Ciência sem Fronteiras - bons estudantes da rede pública de ensino necessitam de oportunidades para ampliar seus conhecimentos. Este programa abre as portas para os alunos com as melhores notas do ensino fundamental e médio. Os estudantes ganham bolsa de estudos em instituições de ensino em outros países. Também recebem um auxílio moradia e de custos para conseguir viver em outra nação, estudando e trabalhando se desejarem em suas horas vagas.
  • ProUni - vagas nas universidades públicas são poucas para a quantidade de formados no ensino médio todos os anos. E quem não pode pagar faculdade, como fica? O Programa Universidade para Todos faz isso. Ele oferta vagas no ensino superior privado por meio de concorrência. Todos os alunos que fizeram prova do Enem e quem realmente precisa da ajuda (é baixa renda) pode concorrer no processo de seleção por meio de cadastro gratuito.

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.