Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Tela cheia
 Feed RSS

CFC

9 de Outubro de 2014, 9:49 , por Marcio Santos Silva - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias Contábeis

CRCDF faz entrega de carteiras no auditório do CFC

9 de Outubro de 2014, 9:40, por Rede Ola.coop.br - 0sem comentários ainda

Brasília -  A cerimônia de entrega das carteiras profissionais será realizada hoje, às 17h, no  auditório do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF). O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, contador Luiz Fernando Nóbrega será o paraninfo da solenidade. O Distrito Federal, segundo dados do departamento de registro do CF conta mais de 15 mil profissionais registrados.



CRCES e Conselhos de Classes do Estado realizarão Dia de Voluntariado em Bento Ferreira

8 de Outubro de 2014, 11:44, por Rede Ola.coop.br - 0sem comentários ainda

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Espírito Santo (CRCES), por meio da Comissão de Responsabilidade Socioambiental, realizará, juntamente com outros Conselhos de profissões regulamentadas do estado, o “Dia de Voluntariado”, em 11 de outubro, das 9h às 13h, próximo à praça de Bento Ferreira, em Vitória.

A ideia da ação é oferecer entretenimento e lazer para as crianças das comunidades locais, já que será realizada em comemoração ao Dia das Crianças, bem como oferecer serviços diversos como aferição de pressão e glicose aos demais participantes.

Trabalharão nesta ação social, em conjunto com o CRCES, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-ES); o Conselho Regional de Administração (CRA-ES); o Conselho Regional de Economia (CORECON ES); o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-ES); Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CRTR-ES 13ª Região); Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas (CRDD-ES). A expectativa é de que o “Dia de Voluntariado” atenda aproximadamente 500 pessoas.

 

Serviço:

Evento: Ação “Dia de Voluntariado”

Data: 11/10/2014

Local: Próximo à Praça de Bento Ferreira – Vitória/ES

Realização: CRCES, CREA-ES, CRA-ES, CORECON ES, CRMV-ES, CRTR-ES 13ª Região, CRDD-ES

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail comunicacao@crc-es.org.br

 



Novo sistema vai agilizar fechamento de empresa

8 de Outubro de 2014, 10:12, por Rede Ola.coop.br - 0sem comentários ainda

Com a norma, estimativa é de que 1 milhão de CNPJs se tornarão inativos no País

Por Elton Pacheco
RP1 Comunicação

O processo de abertura e fechamento de empresas vai ficar mais fácil a partir de hoje. A Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) lançou o Portal Empresa Simples, site que vai unificar os dados das Juntas Comerciais de todo o Brasil para facilitar o processo de abertura e fechamento das empresas.

No Distrito Federal, a baixa automática já será possível a partir do lançamento. A previsão é que a mudança passe a valer para os demais estados a partir do final de novembro. Com isso, o processo de fechamento de empresas, que antes demorava até um ano, passa ser na hora.

Segundo o ministro da SMPE, Guilherme Afif Domingos, a medida é resultado da aprovação da Lei 147/14, a nova revisão da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas que trata das alterações do Simples Nacional, ocorrida em agosto.

Para o vice-presidente de Registro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Nelson Zafra, a mudança na lei é bastante relevante, já que simplifica o processo de abertura e encerramento de empresas, reduzindo a burocracia existente hoje.

“É preciso conhecer bem a norma das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o processo de baixa desta categoria e exigir todos os documentos que efetivaram a baixa de sua empresa em todos os órgãos competentes e manter esta documentação em boa guarda”, afirma.

O evento contou com representantes das Juntas Comerciais de todos os estados para consolidar o processo que vem sendo construído pela Secretaria.



Banner EQT

8 de Outubro de 2014, 9:59, por Rede Ola.coop.br - 0sem comentários ainda

banner_EQT_edital_2014_result



CFC divulga resultado do 14º Exame de Qualificação Técnica

8 de Outubro de 2014, 9:39, por Rede Ola.coop.br - 0sem comentários ainda

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou neste dia 8 de outubro, no Diário Oficial da União (seção 3, páginas 176 a 178), o resultado do 14º Exame de Qualificação Técnica (EQT), cujas provas foram realizadas de 25 a 27 de agosto. A partir de agora, os candidatos aprovados podem consultar o seu desempenho nas provas e emitir o certificado de aprovação por meio do Sistema de Inscrição e Acompanhamento do Exame (link).

Conforme disposto na Norma Brasileira de Contabilidade do Auditor Independente (NBC PA) 13(R1), de 16 de maio de 2014, o profissional aprovado no EQT será inscrito automaticamente no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do CFC.

Ainda de acordo com a NBC PA 13(R1), o Exame de Qualificação Técnica “tem por objetivo aferir o nível de conhecimento e a competência técnico-profissional necessários para atuação na área da Auditoria Independente”.

 Percentual de aprovação

O total de inscritos para as três provas – Qualificação Técnica Geral (QTG), específica para o Banco Central do Brasil e específica para a Superintendência de Seguros Privados (Susep) – foi de 1.497 contadores.

Para a prova de QTG, foram 1.177 inscritos, sendo que 433 foram aprovados – o que representa 36,79% de aprovação.

A prova específica para o Banco Central registrou 221 inscrições. Desse número, 71 obtiveram sucesso, ou seja, a aprovação foi de 32,13%.

O menor índice de aprovação foi registrado na prova específica para a Susep: 17,17% – dos 99 inscritos, apenas 17 foram aprovados.