Ir para o conteúdo
ou

MBA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

31 de Janeiro de 2013, 0:00 , por Rede Ola.coop.br - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Nova turma do MBA: inscrições abertas

22 de Agosto de 2019, 17:09, por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA abre as inscrições para o MBA em Gestão de Cooperativas.

A pós-graduação é destinada a conselheiros, diretores, gerentes e funcionários das cooperativas baianas vinculadas ao Sistema OCEB, e tem como objetivo qualificar profissionais para participarem ativamente e com competência da gestão das cooperativas, conciliando teoria, prática e técnicas de gestão com a história e a doutrina cooperativista.

As inscrições podem ser feitas até dia 12 de setembro de 2019, limitando-se a 01 (uma) vaga por cooperativa

Inscrições e mais informações: www.eventos.bahiacooperativo.coop.br

Pecas mba turma 2.instagram



Mais uma boa notícia para o cooperativismo baiano: MBA em Gestão de Cooperativas concluído

23 de Abril de 2019, 18:20, por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda

Mais uma boa notícia para o cooperativismo baiano: o MBA em Gestão de Cooperativas foi concluído com sucesso. Conselheiros, diretores, funcionários de cooperativas baianas, da OCEB e também do Sescoop/BA, participantes dessa especialização, estão aptos para atuar de forma ainda mais qualificada dentro dos quadros sociais das cooperativas e das organizações que compõem o Sistema Cooperativista. O MBA durou 18 meses e foi fruto da parceria firmada entre o SESCOOP/BA e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP, sediada no Rio Grande do Sul. O primeiro MBA foi em parceria com a Universidade Católica do Salvador e o segundo com a Universidade Federal da Bahia - UFBA.

 

Encerramento

 

O último módulo ocorreu nos dias 12 e 13 de abril com o momento de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso. A professora da disciplina “Seminário de Apresentação do TCC” e coordenadora do MBA, Paola Londero, acompanhou presencialmente as exposições, enquanto os demais professores avaliadores da ESCOOP assistiram via Skype.

 

Avaliando o encerramento do curso, Paola fez um balanço positivo, principalmente em relação aos aprendizados adquiridos e o que pode agregar às cooperativas. “Eu acho que esse é um fim de uma jornada. Durante esses quase dois anos eles tiveram bastante conhecimento sobre gestão, governança, tendências, mudanças e diretrizes que poderiam agregar ao desenvolvimento das cooperativas baianas. Aqui estamos formando especialistas, futuros gestores, líderes de cooperativas que estão com conhecimento riquíssimo da teoria e também da prática do cooperativismo”, disse.

 

 Encerrament mba 2019 4

 

Essa percepção foi confirmada por Carlos Augusto de Assis, do Sicredi Salvador, que expressou estar motivado para colocar em prática muito do que aprendeu nos quase 2 anos de curso. “Participar do MBA de gestão em cooperativas, que o Sescoop/BA promoveu, foi enriquecedor, com as discussões e debates em sala de aula. Acredito que os participantes puderam agregar novos conhecimentos que, com certeza, irão traduzir-se em ações para as suas cooperativas”.

 

O desejo de contribuir com o desenvolvimento do cooperativismo é o sentimento de todos os 29 concluintes que se empenharam em finalizar a formação. “As expectativas antes de começar eram de aprendizado para poder contribuir com o cooperativismo baiano. Pós curso, aprendi muito, inclusive que o caminho a percorrer ainda é longo”, destacou Norma Leide Rios, da cooperativa Ser do Sertão.

 

Disseminação do cooperativismo

 

Os módulos da especialização contemplaram disciplinas sobre gestão, governança, planejamento estratégico, empreendedorismo, marketing, etc., todas com abordagem voltada para o cooperativismo. A partir do que aprenderam nesses módulos, os cursistas elaboraram seus artigos e muitos deles poderão ser divulgados em publicações acadêmicas, como explicou a coordenadora Paola: “trabalhamos em 2 vias: a primeira é a disseminação interna na cooperativa. A gente sempre estimula para que eles façam uma apresentação interna do material, eles levem as sugestões para dentro da cooperativa porque assim conseguimos melhorar a prática. No que tange à disseminação do conhecimento acadêmico a gente orienta os professores orientadores a conversarem com eles sobre publicar o artigo em publicações acadêmicas sobre cooperativismo”.

 

No calendário 2019 do SESCOOP/BA já existe previsão para uma nova turma do MBA em Gestão de Cooperativas. Fique atento às divulgações!

 Encerrament mba 2019 2

 

Veja as notícias anteriores sobre o MBA:

MBA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS COMEÇA COM AULA INAUGURAL

 

MBA BAIANO EM GESTÃO DE COOPERATIVAS REALIZA ATIVIDADES COM INTERCÂMBIO

 

Por Ascom Sescoop/BA

 



Novo local de realização do MBA em Gestão de Cooperativas

14 de Março de 2018, 14:59, por Ana Paula Mamede - 0sem comentários ainda

Informamos a todos os participantes do MBA em Gestão de Cooperativas o novo local de realização do curso:

Hotel MARAZUL - Avenida Sete de Setembro, n°3937/ Salvador Bahia.

Ponto de Referência: Orla da Barra (Entre a praia do Farol da Barra e a praia do Porto da Barra).

Tel: (71) 3264-8200. 



Comunicado Urgente!

11 de Setembro de 2017, 12:17, por Ana Paula Mamede - 0sem comentários ainda

Informamos a todos os participantes do MBA em Gestão de Cooperativas que, por motivo de força maior, o Módulo 3 - Gestão Tributária de Sociedades Cooperativas não será mais realizado no Hotel Real Classic em Salvador.

 

O Sescoop/BA divulgará em breve o novo local.

 

Obrigada pela compreensão de todos.



MBA em Gestão de Cooperativas começa com aula inaugural

24 de Agosto de 2017, 19:36, por Ana Paula Mamede - 1Um comentário

O MBA em Gestão de Cooperativas iniciou na última quinta-feira, dia 20 de julho, com uma aula inaugural que reuniu, em Salvador, os estudantes inscritos. Esse curso tem como objetivo promover a profissionalização da gestão cooperativista e é uma promoção do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, com o apoio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia, sendo que as aulas serão ministradas pela ESCOOP – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo. 

O momento de boas-vindas foi feito pelo conselheiro diretor da OCEB, Vandevaldo Teixeira Rios, pelo superintendente do Sistema OCEB, Alberto Batista, e pela gerente de desenvolvimento de cooperativas do SESCOOP/BA, Jussiara Lessa. Todos expressaram a oportunidade de aprendizado que o curso irá proporcionar para os participantes, que são conselheiros, diretores e funcionários das cooperativas baianas vinculadas ao Sistema OCEB, e o ganho para as cooperativas ao ter pessoas ainda mais qualificadas nos seus quadros sociais.

A aula inaugural contou com a palestra “A gestão das cooperativas na atualidade”, que foi ministrada pelo Professor Doutor Fabricio Vasconcellos Soares. A reflexão do convidado foi em torno da velocidade das mudanças na atualidade e de como interferem nas cooperativas, principalmente na gestão dessas organizações.

O coordenador do curso, professor Derli Schmidt, também recepcionou os estudantes e destacou que o MBA já foi realizado com sucesso em outros estados do país e tem garantido um acúmulo de conhecimentos e contatos cooperativistas para quem já participou. “Qualificar nossa gente para qualificar o cooperativismo”, disse. Essa opinião é compartilhada por Helenilson Gonzaga, funcionário do Sicoob Central BA e aluno do MBA, já que ele espera agregar o que aprender no seu trabalho e alcançar crescimento profissional.

Uma das estudantes participantes é Norma Leide Rios, diretora administrativa da COOPSERTÃO - Cooperativa Ser do Sertão, que demonstrou expectativa positiva em relação ao curso e o quanto pode contribuir com a cooperativa. “Quando eu vi o anúncio do curso me interessei porque na COOPSERTÃO a gente iniciou um trabalho de profissionalização da gestão, então o MBA vem no momento ideal para aperfeiçoarmos a gestão”, relatou.

As aulas acontecerão às sextas-feiras e sábados, em Salvador, sendo um encontro a cada mês, com duração de 18 meses.

Por ASCOM SESCOOP/BA.