Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Blog
Tela cheia

Saiba como ingressar no ensino superior em uma instituição pública

17 de Julho de 2017, 19:57 , por Marta Rodrigues - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Você pretende ingressar no ensino superior em uma instituição pública em 2021? Se sim, acompanhe abaixo valiosas informações a respeito do Encceja 2021.

O Sisu – Sistema de Seleção Unificada foi criado pelo MEC – Ministério da Educação e teve sua primeira edição realizada no primeiro semestre de 2010.

O sistema, totalmente informatizado, oferece as vagas das instituições públicas de ensino superior de todo o país a estudantes participantes do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para poder concorrer às vagas do Sisu 2021 os estudantes antes precisarão se inscrever e participar das provas do Enem, que será aplicado provavelmente em outubro.

Além de somente se inscrever e participar das provas é necessário obter nota diferente de zero na redação do Encceja 2021 para poder se inscrever no Sisu 2021, além de é claro uma boa média na pontuação geral para ter chances de ser selecionado dentro do número de vagas.

Com a nota do Enem 2021 os estudantes poderão concorrer às vagas disponíveis das edições do Sisu 2021 no Primeiro e no Segundo Semestre, realizadas em janeiro e junho, respectivamente.

O primeiro passo para ter acesso a uma das vagas Sisu 2021 é preciso se inscrever no Enem. As inscrições do exame são realizadas entre maio e junho.

Após participar das provas e necessário aguardar o resultado das provas, que deve ser disponibilizado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira entre o final de dezembro e o início de janeiro.

Janeiro é o mês da realização da edição do Primeiro Semestre do Sisu 2021, que deve bater o recorde de número de vagas de 2018, quando foram ofertadas 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior.

Inscrições

Os estudantes deverão acessar o para efetuar a inscrição (Veja como se inscrever no Sisu 2021), informando número de inscrição e senha do Enem 2021. Em caso de perda destes dados será possível recuperá-los.

A inscrição é feita somente através do site do Sisu e é livre da cobrança de qualquer taxa. Cada estudante deve efetuar até duas opções de curso, devendo observar inclusive as vagas reservadas pela Lei de Cotas, que chega ao percentual de 50% em 2021.

Após o período de inscrições os estudantes devem acompanhar no site a data da divulgação dos resultados. Será uma única chamada e os candidatos pré-selecionados terão um prazo para efetuar matrícula nas instituições participantes.

Quem não for selecionado poderá se inscrever na Lista de Espera e acompanhar as convocações realizadas pelas instituições para o preenchimento de vagas ainda não ocupadas.

Em breve traremos mais dicas sobre o Enem Sisu 2021. Aguardem!