Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

31 de Janeiro de 2013, 0:00 , por Rede Ola.coop.br - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Saiba como ingressar no ensino superior em uma instituição pública

17 de Julho de 2017, 19:57, por Marta Rodrigues

Você pretende ingressar no ensino superior em uma instituição pública em 2021? Se sim, acompanhe abaixo valiosas informações a respeito do Encceja 2021.

O Sisu – Sistema de Seleção Unificada foi criado pelo MEC – Ministério da Educação e teve sua primeira edição realizada no primeiro semestre de 2010.

O sistema, totalmente informatizado, oferece as vagas das instituições públicas de ensino superior de todo o país a estudantes participantes do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para poder concorrer às vagas do Sisu 2021 os estudantes antes precisarão se inscrever e participar das provas do Enem, que será aplicado provavelmente em outubro.

Além de somente se inscrever e participar das provas é necessário obter nota diferente de zero na redação do Encceja 2021 para poder se inscrever no Sisu 2021, além de é claro uma boa média na pontuação geral para ter chances de ser selecionado dentro do número de vagas.

Com a nota do Enem 2021 os estudantes poderão concorrer às vagas disponíveis das edições do Sisu 2021 no Primeiro e no Segundo Semestre, realizadas em janeiro e junho, respectivamente.

O primeiro passo para ter acesso a uma das vagas Sisu 2021 é preciso se inscrever no Enem. As inscrições do exame são realizadas entre maio e junho.

Após participar das provas e necessário aguardar o resultado das provas, que deve ser disponibilizado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira entre o final de dezembro e o início de janeiro.

Janeiro é o mês da realização da edição do Primeiro Semestre do Sisu 2021, que deve bater o recorde de número de vagas de 2018, quando foram ofertadas 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior.

Inscrições

Os estudantes deverão acessar o para efetuar a inscrição (Veja como se inscrever no Sisu 2021), informando número de inscrição e senha do Enem 2021. Em caso de perda destes dados será possível recuperá-los.

A inscrição é feita somente através do site do Sisu e é livre da cobrança de qualquer taxa. Cada estudante deve efetuar até duas opções de curso, devendo observar inclusive as vagas reservadas pela Lei de Cotas, que chega ao percentual de 50% em 2021.

Após o período de inscrições os estudantes devem acompanhar no site a data da divulgação dos resultados. Será uma única chamada e os candidatos pré-selecionados terão um prazo para efetuar matrícula nas instituições participantes.

Quem não for selecionado poderá se inscrever na Lista de Espera e acompanhar as convocações realizadas pelas instituições para o preenchimento de vagas ainda não ocupadas.

Em breve traremos mais dicas sobre o Enem Sisu 2021. Aguardem!

 



Vagas de Emprego para Jovens

17 de Julho de 2017, 19:57, por Marta Rodrigues

O Brasil está enfrentando uma crise econômica muito grande atualmente e sabemos do crescente desemprego que atinge milhares de brasileiros. Os jovens, infelizmente, acabam sendo atingidos também. Uma maneira de escapar dessa situação e se inserir no mercado de trabalho é participar do programa Jovem Aprendiz 2020. Aqui neste post vamos trazer todas as informações importantes para você ser um Jovem Aprendiz 2019 nas melhores empresas do Brasil.

Considerado um dos melhores programas do governo federal, o programa Jovem Aprendiz já beneficiou milhares de jovens, contribuindo para o sucesso da maioria deles.

jovem aprendiz 2019

O programa conta com parceria de diversas empresas espalhadas pelo Brasil inteiro. Preparar-se para o processo seletivo do Jovem Aprendiz 2019 pode ser uma ótima alternativa para mudar de vida.

Informe-se também sobre o Jovem Aprendiz Senac 2020!

A adolescência é uma fase de muitas mudanças e sabemos que a busca pela independência é muito grande, mas nem sempre é fácil conseguir um trabalho sem ter nenhuma experiência em carteira. Por isso, o Jovem Aprendiz 2019 é uma ótima opção!

Através do programa, você se beneficia tanto profissionalmente como pessoalmente, ganhando seu próprio dinheiro e experiência profissional.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Uma vaga, às vezes, se torna disputadíssima. É muito importante se preparar.

O programa Jovem Aprendiz proporciona ao jovem diversas possibilidades de crescimento com a oferta de cursos profissionalizantes e a troca de experiência em todos os setores da empresa.

O que é necessário para participar

Qualquer jovem pode participar do programa Jovem Aprendiz 2019, basta que ele preencha os requisitos.

Por ser um programa do governo federal, essas exigências são necessárias para poder ter o controle das vagas ofertadas. Confira alguns requisitos exigidos:

A idade dos candidatos é determinada pelas empresas contratantes, mas a maioria varia entre 14 anos e 21 anos

Para conseguir uma vaga, o candidato deve estar matriculado no Ensino Fundamental ou Ensino Médio

O candidato deve ter uma frequência escolar boa ou ótima

A carga horária de trabalho é de 6 horas e deve ser cumprida integralmente

Quais são os benefícios

O candidato que conseguir uma vaga no programa Jovem Aprendiz 2019 terá todos os benefícios trabalhistas asseguradas por lei. Listamos todos para você ter conhecimento. Veja:

A carga horária de trabalho é de 6 horas

  • Vale-refeição e vale-transporte
  • Seguro de vida
  • Bolsa auxílio no valor de 1 salário-mínimo
  • FGTS
  • Férias remuneradas
  • Carteira de trabalho assinada
  • Grandes chances de efetivação

Como fazer a inscrição

As inscrições para participar do processo seletivo são feitas exclusivamente pela internet na sessão Trabalhe Conosco da maioria das empresas participantes desse programa.

O jovem que quiser se inscrever nesse programa deve prestar bastante atenção nas informações pedidas pelas empresas que ele tem interesse. Algumas pedem apenas o preenchimento de um formulário de inscrição, outras pedem para que lhes sejam enviados os currículos dos candidatos.

Prestar atenção nessas informações e preencher cada campo com total atenção pode fazer muita diferença. Os recrutadores entram em contato com os aprovados utilizando as informações que estão nessas inscrições.

Você, jovem, que quer ter um futuro profissional de sucesso, mas ainda não está inserido no mercado de trabalho, aproveite e se torne um Jovem Aprendiz 2019!



Como Declarar Carência nos Exames

17 de Julho de 2017, 19:57, por Marta Rodrigues

Se você tem dúvidas sobre como pedir Isenção Enem 2021, abaixo acabaremos com algumas delas, explicando como declarar carência, solicitar o não pagamento da taxa ou até mesmo instruir como imprimir o boleto do Enem 2021 e efetuar o pagamento deste se for o caso.

As inscrições do Enem 2021 estarão disponíveis possivelmente entre o final do mês de maio e a metade do mês de junho, como aconteceu em edições anteriores. É necessário estar atento para não perder este prazo. Milhares de estudantes deixam escapar a oportunidade de ser selecionados em universidades Públicas e de concorrer a bolsas em Instituições de Ensino particulares justamente por que perdem o prazo de inscrição

Se você está cursando o último ano do ensino médio em escola de ensino público, não se preocupe com o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio, pois aqueles que concluem o ensino médio este ano estão automaticamente isentos e não precisam pedir isenção Enem 2021.

Caso você não se encaixe na situação acima lhe restam duas possibilidades: 

  • Declarar Carência no Enem 2021 pedindo isenção ou imprimir o boleto, pagando a taxa de inscrição do Enem, no valor de R$ 35,00, que deverá ser o mesmo das edições anteriores.

Aqueles que declararem que não têm condições de pagar a taxa de inscrição também serão isentados após análise. Para isso o estudante deve clicar no botão Declarar Carência no momento em que efetua sua inscrição no Enem.

Depois deve clicar em Li e Concordo com a declaração. A partir daí o pedido será analisado pelo Inep, de acordo com as informações dadas no ato da inscrição, e o estudante deverá acessar posteriormente a Página de Acompanhamento e inserir número de inscrição e senha para conferir se seu pedido foi deferido ou não. Se for deferido, está isento, se for indeferido, deverá imprimir e pagar o boleto até seu vencimento.

O boleto estará disponível durante todo o período de inscrições. Se o pagamento não for efetuado a inscrição não será efetivada e o estudante será automaticamente excluído do ENEM 2021. Vale ressaltar que, para fazer a prova, não é necessária a apresentação de boleto pago nem de documento que comprove seu pedido de isenção. Leve apenas o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2021 e documento oficial com foto.



Como Imprimir Boleto de Exames

17 de Julho de 2017, 19:57, por Marta Rodrigues

Pagar Boleto Encceja 2021: Em breve estarão abertas as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio – Encceja 2021. Abaixo os estudantes que participarão do exame poderão obter informações sobre taxa de inscrição, inclusive como pagar o boleto 2021.

As inscrições Encceja 2021 ainda não têm uma data oficial divulgada pelo – Ministério da Educação. Porém, antes mesmo da divulgação oficial os estudantes já buscam por informações, com o intuito de ficarem cada vez mais preparados para as provas, que são aplicadas no último trimestre do ano, provavelmente em novembro.

O Encceja é de extrema importância para os estudantes que almejam ingressar no ensino superior do país, haja vista que atualmente praticamente todas as vagas de Institutos e Universidades Públicas do país, Estaduais e Federais, oferecem suas vagas através do Sisu – Sistema de Seleção Unificada, que por sua vez seleciona os estudantes com base no desempenho obtido pelos mesmos no exame.

Além do Sisu, o Encceja é utilizado para ingresso também em instituições particulares de ensino superior, com bolsas de 50% e 100%, através do Prouni – Programa Universidade Para Todos.

Dada a importância do exame, é imprescindível estar atento a cada fase, a cada etapa do Encceja, para não deixar escapar a realização de um sonho de estudar nas melhores instituições do país.

Justamente no ato da inscrição o estudante deve redobrar sua atenção ao informar seus dados e fazer as suas escolhas para o exame, principalmente em relação à isenção, taxa de inscrição e boleto Encceja 2021.

Isenção, Taxa de Inscrição e Boleto Encceja 2021:

Como aconteceu na última edição, a taxa de inscrição do Encceja 2021 será de R$ 63,00 e os únicos estudantes que são automaticamente isentos deste pagamento são aqueles que em 2020 concluirão o segundo grau (ensino médio) em escola da rede pública.

Todos os outros candidatos devem gerar e pagar o boleto do Encceja 2021 nos últimos passos da inscrição. Porém, caso o estudante não tenha condições de pagar este valor, há a opção de declarar carência e assim solicitar a isenção do pagamento.

Qualquer estudante pode solicitar a isenção no Encceja 2021 e todos os pedidos serão analisados pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e posteriormente deferidos ou indeferidos, sendo levados em conta os próprios dados disponibilizados pelo estudante ao sistema no ato da inscrição.

  • Após efetuar a solicitação de isenção, faça o acompanhamento da sua inscrição e confira se a solicitação foi deferida ou indeferida. Se for deferida está tudo certo. Se for indeferida, o estudante deve gerar, imprimir e pagar o boleto Encceja 2021 até a data de vencimento estabelecida no edital.

O pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária e até mesmo em Caixas Lotéricas e também nos Correios. Os estudantes que não efetuarem o pagamento até a data de vencimento não terão suas inscrições homologadas e não poderão participar das provas.



O que cai na prova do Enem

17 de Julho de 2017, 19:57, por Marta Rodrigues

O Enem (exame do ensino médio) revela muitos duvidas por trás dessa prova de vestibular existe um cerco de dúvidas que atormentam a cabeça dos vestibulandos e ano após ano nosso blog vem tentando ajudar as pessoas que sentem dificuldades em entender a matéria e as informações sobre Enem. Por isso mais uma vez, em mais um ano nós falaremos um pouco sobre Enem 2022 afinal a prova do Enem 2022 ainda não aconteceu mais falta pouco tempo por isso para os estudantes que estiverem se preparando para o Enem 2022 é importante ficar ligadinho no gabarito do Enem 2022.

ENEM 2019

Assim depois de realizado o Enem 2022 dará para se der ideia de que matéria em especial poderá cair na prova, é claro que as informações que contam aqui são apenas suposições baseadas nas informações divulgadas pelo MEC (ministério da educação) não é cem por cento de certeza mais garante cerca de 90% de chances de cair aproximadamente o que divulgamos aqui, por isso é muito importante manter-se sempre informado já que as informações podem mudar de um segundo para o outro por isso nunca deixe de se manter informado sobre todas as informações contadas em nossa página.

O pânico ao ver que a data do Enem se aproxima é muito grande por isso nós do blog ativo resolvemos aliviar sua tensão com algum tempo de antecedência para que essa tensão ruim de elimine e quando cegar a data da prova que está muito longe a propósito os estudantes já saberão de tudo e não terá a chance de eles fazerem nada errado na hora de se encaminhar para a inscrição para receber o cartão e para realizar a prova. Para quem foi sempre bem durante o período escolar o Enem vai ser tirado de letra mais para aqueles que não estudaram nada se prepare, pois, o bicho vai pegar.

A matéria é realmente quase a mesma coisa das matérias estudadas durante o período escolar que acaba no terceiro colegial do ensino médio. As questões é que mudam um pouco elas costumam ser bem extensas para ver a capacidade de entendimento do estudante, esse ano as faculdades utilizarão do Enem como método de processo seletivo para vagas na universidade isso acontece quase sempre nas datas de Enem. Para quem quer saber mais a respeito do Enem, basta ficar de olho nas informações postadas em nosso blog que esclarecerão todas as suas dúvidas sobre Enem (exame do ensino médio).

Nessa página (http://www.profcardy.com/exercicios/especial.php?facul=ENEM) você encontrará um teste como um pré-vestibular para que fiquem ligado as questões que cairão, ou seja, com o mesmo formato e intuito! Boa sorte!