Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

31 de Janeiro de 2013, 0:00 , por Rede Ola.coop.br - | 1 pessoa seguindo este artigo.

JovemCoop na Bahia: ciclo 2019 finaliza no extremo sul baiano

23 de Outubro de 2019, 14:46, por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda

Fechar ciclos vislumbrando o futuro.  Na dinâmica da vida, as pessoas finalizam ciclos almejando novas oportunidades. Depois de nove meses, os participantes da turma do Curso de Formação Juventude Cooperativista – JovemCoop da edição 2019, realizada em Teixeira de Freitas, concluíram uma fase de desenvolvimento pessoal e profissional que vai impactar positivamente na cooperativa e na comunidade.

 

Aprendizados do ciclo

A jornada começou em fevereiro desse ano (relembre clicando aqui), quando no primeiro módulo do curso, Zitânia Santana, tesoureira do Sicoob Costa do Descobrimento, uma das entrevistadas pelo Sistema OCEB, falou sobre as suas expectativas. Chegando ao final, depois de participar do JovemCoop e aprender sobre diversos assuntos relacionados ao cooperativismo (liderança, relações interpessoais, governança, gestão, legislação cooperativista, autogestão e organização do quadro social da cooperativa), ela faz o balanço do curso. “Eu entrei no JovemCoop de uma forma e estou saindo de uma forma totalmente diferente, com mais conhecimento, com muita experiência. E, agora, a nossa missão é “transportar” esse conhecimento para outras pessoas, porque a gente precisa ser um multiplicador desse conhecimento que não pode ficar retido”, disse.

 

Durante a formação, os participantes mergulham numa autoanálise do seu perfil comportamental e através de exercícios e vivências vão se trabalhando para se tornarem pessoas e líderes melhores. Eles têm a oportunidade, enquanto grupo, de cuidar do outro, de ser cuidado, de liderar, de praticar a persistência, determinação e resiliência, de defender sua forma de pensar, de exercitar a fala em público, e de construir um projeto para sua cooperativa, que é o trabalho de final de curso.  Marilia Reis, coordenadora e facilitadora do JovemCoop, que tem a execução pedagógica da Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia - COOLIBA, aponta também que o JovemCoop é um programa de liderança que estimula os jovens a continuarem a sua formação constantemente. “O líder é o eterno fazer-se e lapidar-se. A cada nova habilidade, a cada novo conhecimento, eles vão praticar e nesse praticar é que se aprende, erra e persevera.”

Encerramento jovemcoop 2019 3

Como o JovemCoop tem na sua essência o despertar da cultura da cooperação, o fortalecimento da doutrina cooperativista e o envolvimento dos jovens na atividade econômica da família e na cooperativa, os participantes terminam o curso com um senso maior de pertencimento ao cooperativismo. “O JovemCoop é uma iniciativa maravilhosa. Leva o despertar sobre o cooperativismo. Durante todo o projeto causou muitas mudanças, transformou, de fato, as nossas vidas, principalmente no quesito profissional. Estou levando para a vida. Além de ser um modelo de negócio [o cooperativismo] é um estilo de vida. O JovemCoop veio reafirmar esse modelo, esse estilo cooperativista”, disse.

As experiências e aprendizados adquiridos foram de grande valia para Carolina Barros, Assistente de Desenvolvimento Organizacional do Sicoob Extremo Sul: “Vai ser muito importante usar todo esse conhecimento dentro da minha cooperativa. Foi muito importante dividir as experiências, conhecer outras pessoas, outras cooperativas. A gente pôde se conhecer e falar muito sobre o nosso cooperativismo”. 

 

 Encerramento do curso

A cerimônia de encerramento ocorreu no dia 18 de outubro, em Teixeira de Freitas, e contou com a presença de gestores cooperativistas da região, além da Conselheira do SESCOOP/BA, Veronica Alves Oliveira, que foi representando o Sistema OCEB. Os concluintes apresentaram seus projetos finais e relembraram momentos vivenciados no curso.   

A realização do programa na região foi um diferencial, segundo Harife Melo, gerente da agência do Sicoob Costa do Descobrimento em Itamaraju. “Eu gostaria de parabenizar o Sescoop/BA pela iniciativa do JovemCoop em Teixeira de Freitas. Foi um marco aqui para a região Sul da Bahia, onde o cooperativismo tem crescido de forma pungente. O resultado não poderia ter sido melhor: os projetos apresentados na conclusão do JovemCoop foram maravilhosos. Achei que foi de grande proveito essa iniciativa e trará grande resultado e impacto no cooperativismo de toda a nossa região. Com certeza, colheremos os frutos desse trabalho”.

Entusiasmado com o encerramento de mais uma turma, o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, deixou uma mensagem para o grupo, reforçando o orgulho do Sistema Cooperativista Baiano em ter mais pessoas empenhadas dentro do cooperativismo. “Parabéns pelo esforço e pela dedicação de estar no cooperativismo. Quero dizer que vão em frente. A luta apenas começou. Muita coisa nós temos pela frente. Nós precisamos conhecer mais pessoas, conhecer o mercado, se relacionar e estudar muito sobre o cooperativismo”.

 Encerramento jovemcoop 2019 4

Saiba mais sobre esse ciclo

Anualmente, o JovemCoop é promovido pelo Sescoop Bahia com objetivo de formar lideranças cooperativistas com vistas à sustentabilidade das cooperativas. Essa edição contou com participação de funcionários, dirigentes, conselheiros, cooperados, bem como os cônjuges e filhos desses cooperados, das seguintes cooperativas: Sicoob Extremo Sul, Sicoob Costa do Descobrimento e Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – CETEF.

Se a cooperativa tiver interesse de implantar o JovemCoop na sua região, pode procurar o SESCOOP/BA. Acesse: http://www.somoscooperativismo-ba.coop.br/servicos e saiba mais.

 

JovemCoop na Bahia em vídeo

Clique aqui e assista ao vídeo que produzimos das turmas anteriores para que conheça mais sobre a experiência do JovemCoop na Bahia e do quanto o cooperativismo tem proporcionado aos jovens experiências que contribuem para seu desenvolvimento pessoal e profissional por meio do despertar da cultura da cooperação e do fortalecimento da doutrina cooperativista.

 

Por Ascom Sescoop/BA (Com informações da COOLIBA) 

 

 



Baiana está entre os Jovens Embaixadores Coop

12 de Março de 2019, 14:09, por Iasmin Santana - 1Um comentário

O Sistema OCB divulgou, no dia 08 de março, os nomes dos 20 jovens embaixadores que representarão as cooperativas do país na 14ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo. Mais de 170 jovens com idades entre 18 e 29 anos encaminharam vídeos respondendo à pergunta: Como podemos construir juntos o cooperativismo do futuro?

 

Participação da Bahia – A jovem Daniele Carmo Scopel, assistente de crédito da cooperativa Sicoob Costa do Descobrimento, localizada na Região Extremo Sul, foi uma das escolhidas que irá a Brasília, com tudo pago (passagens, hospedagem, refeições e credenciais), para participar do Congresso, que ocorrerá entre os dias 8 a 10 de maio. No seu vídeo (veja aqui), Daniele destaca que a construção do futuro do cooperativismo perpassa pelo uso intenso de tecnologia, bem como inovação de processos e mecanismos para atender bem os associados. E finaliza: “Sou uma jovem cooperativista e sonho com este futuro”.

 

Perguntada sobre quais são suas expectativas, Daniele disse: “Vai ser uma experiência incrível representar a Bahia no Congresso. Será uma oportunidade de conhecer novas visões e ideias sobre cooperativismo, principalmente voltadas para a juventude cooperativista”.

 

Os Jovens Embaixadores Coop participarão como congressistas - o que dá direito a fala durante as plenárias e voto, nos processos de decisão. Nesta semana, uma equipe do Sistema OCB entrará em contato com os jovens para acertar todos os detalhes da viagem.

 

 

Confira abaixo o resultado em ordem alfabética:

 

Ágatha Francini de Mello Santos (Cotripal)

Bruno Cassoli Bortoloto e Diego Figueredo (Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP)

Crístofer Barbosa Almeida (Sicoob Sul Litorâneo)

Daniele Carmo Scopel (Sicoob Costa do Descobrimento)

Deivid Milhomem dos Santos (Sicoob Unicentro Brasileira)

Elias Freires da Costa (Coopcafa)

Elida Nascimento Vieira (Sicredi União MS/TO)

Giordano Schiochet (Cotrijal)

Jessyca Leon Bolzan (Sicredi Serrana)

João Paulo Libério da Silva (Cooperbom)

Kaio Eduardo Ribeiro (Sicredi Nossa Terra PR/SP)

Keila Koehler (Sicredi Pioneira RS)

Larissa de Souza Zambiasi (Sicredi Cooperação RS/SC)

Larissa Gonçalves da Silva (Sicredi União MS/TO)

Luana Magna Nascimento da Paixão (Sicredi União MS/TO)

Mariana Cristina Brancatti (Sicoob Cocre)

Neuryson Santana Nascimento (Sicredi União MS/TO)

Pamella Fernandes (Sicoob Unicoob Meridional)

Víctor Emannuel de Souza Teixeira (Bordana)

Disponível também pelo site: http://concursocultural.cbc.coop.br/resultado/

 

Comprometimento - “É muito bom ver que os jovens estão se comprometendo com o futuro do cooperativismo. A participação deles, representando 20 estados do país, mostra o quanto estamos presentes de Norte a Sul e isso aumenta nossa responsabilidade em fazer mais e melhor, todos os dias, pelo desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Obrigado por participaram e parabéns aos vencedores. Juntos, podemos transformar nosso país num lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos”, enfatiza o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

 

Com informações do Sistema OCEB

Imagem: Print do vídeo de Daniele



Concurso Cultural Jovens Embaixadores Coop

27 de Fevereiro de 2019, 19:00, por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda

Amanhã (28/02) terminam as inscrições do Concurso Cultural Jovens Embaixadores Coop. O Sistema OCB vai selecionar 20 jovens, entre 18 e 29 anos, para serem congressistas no 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo com tudo pago!

 

Para se inscrever é necessário ser cooperado(a) ou filho(a) de cooperado(a).

 

🎥 É só gravar 1 vídeo de até 15 segundos respondendo a pergunta: Como podemos construir juntos o cooperativismo do futuro?
📩 Subir em nossa página e ficar atento às regras.

 

Para mais informações acesse: concursocultural.cbc.coop.br

 

Cbc



JovemCoop chega ao extremo sul da Bahia

6 de Fevereiro de 2019, 20:49, por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda

Teve início na última sexta (01) e sábado (02) a nova turma do Curso de Formação Juventude Cooperativista – JOVEMCOOP. Anualmente, o JovemCoop é promovido pelo Sescoop Bahia com objetivo de formar lideranças cooperativistas com vistas à sustentabilidade das cooperativas. Em 2018, foram formadas duas turmas em regiões diferentes do estado [clique aqui e relembre como foi esse ciclo] e, desde então, jovens estão mais conscientes sobre seu papel enquanto cidadãos e envolvidos na atividade econômica da família e na cooperativa.​

 

Edição 2019

 

Nesta edição, as cooperativas parceiras do Sescoop/BA são o Sicoob Extremo Sul, Sicoob Costa do Descobrimento e Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – CETEF, que mobilizaram 39 jovens entre 18 e 35 anos, sendo funcionários, dirigentes, conselheiros, cooperados, bem como os cônjuges e filhos desses cooperados, para participar da capacitação que conta com a execução pedagógica da Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia – COOLIBA.

 

O início de uma nova turma do Jovemcoop sempre é motivo de satisfação para a diretoria do Sistema OCEB, que faz questão de comparecer para dar as boas vindas. O superintendente do Sescoop/BA, Alberto Batista, esteve em Teixeira de Freitas e falou para o público o quanto o JovemCoop tem proporcionado a disseminação da doutrina, dos valores e princípios do cooperativismo.

 

 

Expectativas

As aulas do curso seguem até outubro, totalizando 196h, e a expectativa é grande entre os participantes. Zitânia Santana é tesoureira do Sicoob Costa do Descobrimento, e deseja expandir seus conhecimentos acerca do cooperativismo e aplicar o que aprender no cotidiano da cooperativa e na comunidade. “Estou otimista e motivada a colaborar com o grupo para o alcance das metas estabelecidas. Espero aperfeiçoar minhas ideias, compartilhar experiências, inovar minhas atividades, por isso, acredito que o JovemCoop será um mecanismo de grande incentivo e um excelente recurso para melhorar o processo de aprendizagem”, conta.

 

Durante a formação, além dos conteúdos sobre cooperativismo, os participantes vão aprender sobre liderança, relações interpessoais, governança, gestão, legislação cooperativista, autogestão e organização do quadro social da cooperativa, sendo que a maioria dos assuntos tem correlação com o PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas.

 

Carolina Nogareda Barros é uma das coordenadoras locais do JovemCoop e atua como assistente de desenvolvimento organizacional do Sicoob Extremo Sul. Ela já pensa nos resultados futuros: “Conhecer mais o cooperativismo e disseminar nossa cultura para todos que ainda não a conhecem é de grande valia. Todas as minhas expectativas se voltam para meu crescimento profissional, que, com certeza, virá ao final com todos os conhecimentos e experiências”.

 

Já Douglas Silva Botelho, analista de crédito do Sicoob Costa do Descobrimento, conta como se surpreendeu com o primeiro módulo. “Inicie o curso com pretensão de adquirir conhecimentos técnicos sobre o cooperativismo, porém o primeiro módulo foi bem tocante. A facilitadora soube de uma forma simples e comovente mostrar que o cooperativismo está muito além das palavras, está nos gestos e ações de cada um. Estou ansioso para os próximos módulos”.

 

 

 
Já viu o vídeo da experiência do JovemCoop na Bahia?

Clique aqui e assista ao vídeo que preparamos para que conheça mais sobre a experiência do JovemCoop na Bahia e do quanto o cooperativismo tem proporcionado aos jovens experiências que contribuem para seu desenvolvimento pessoal e profissional por meio do despertar da cultura da cooperação e do fortalecimento da doutrina cooperativista.

 

 

Por Ascom SESCOOP/BA

Fotos cedidas por Marília Reis



JovemCoop Bahia

27 de Agosto de 2018, 14:00, por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda

Conheça mais sobre a experiência do JovemCoop na Bahia e do quanto o cooperativismo tem proporcionado aos jovens experiências que contribuem para seu desenvolvimento pessoal e profissional por meio do despertar da cultura da cooperação e do fortalecimento da doutrina cooperativista.