Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

JovemCoop na Bahia: ciclo 2019 finaliza no extremo sul baiano

23 de Outubro de 2019, 14:46 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 11 vezes
Encerramento jovemcoop 2019

Fechar ciclos vislumbrando o futuro.  Na dinâmica da vida, as pessoas finalizam ciclos almejando novas oportunidades. Depois de nove meses, os participantes da turma do Curso de Formação Juventude Cooperativista – JovemCoop da edição 2019, realizada em Teixeira de Freitas, concluíram uma fase de desenvolvimento pessoal e profissional que vai impactar positivamente na cooperativa e na comunidade.

 

Aprendizados do ciclo

A jornada começou em fevereiro desse ano (relembre clicando aqui), quando no primeiro módulo do curso, Zitânia Santana, tesoureira do Sicoob Costa do Descobrimento, uma das entrevistadas pelo Sistema OCEB, falou sobre as suas expectativas. Chegando ao final, depois de participar do JovemCoop e aprender sobre diversos assuntos relacionados ao cooperativismo (liderança, relações interpessoais, governança, gestão, legislação cooperativista, autogestão e organização do quadro social da cooperativa), ela faz o balanço do curso. “Eu entrei no JovemCoop de uma forma e estou saindo de uma forma totalmente diferente, com mais conhecimento, com muita experiência. E, agora, a nossa missão é “transportar” esse conhecimento para outras pessoas, porque a gente precisa ser um multiplicador desse conhecimento que não pode ficar retido”, disse.

 

Durante a formação, os participantes mergulham numa autoanálise do seu perfil comportamental e através de exercícios e vivências vão se trabalhando para se tornarem pessoas e líderes melhores. Eles têm a oportunidade, enquanto grupo, de cuidar do outro, de ser cuidado, de liderar, de praticar a persistência, determinação e resiliência, de defender sua forma de pensar, de exercitar a fala em público, e de construir um projeto para sua cooperativa, que é o trabalho de final de curso.  Marilia Reis, coordenadora e facilitadora do JovemCoop, que tem a execução pedagógica da Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia - COOLIBA, aponta também que o JovemCoop é um programa de liderança que estimula os jovens a continuarem a sua formação constantemente. “O líder é o eterno fazer-se e lapidar-se. A cada nova habilidade, a cada novo conhecimento, eles vão praticar e nesse praticar é que se aprende, erra e persevera.”

Encerramento jovemcoop 2019 3

Como o JovemCoop tem na sua essência o despertar da cultura da cooperação, o fortalecimento da doutrina cooperativista e o envolvimento dos jovens na atividade econômica da família e na cooperativa, os participantes terminam o curso com um senso maior de pertencimento ao cooperativismo. “O JovemCoop é uma iniciativa maravilhosa. Leva o despertar sobre o cooperativismo. Durante todo o projeto causou muitas mudanças, transformou, de fato, as nossas vidas, principalmente no quesito profissional. Estou levando para a vida. Além de ser um modelo de negócio [o cooperativismo] é um estilo de vida. O JovemCoop veio reafirmar esse modelo, esse estilo cooperativista”, disse.

As experiências e aprendizados adquiridos foram de grande valia para Carolina Barros, Assistente de Desenvolvimento Organizacional do Sicoob Extremo Sul: “Vai ser muito importante usar todo esse conhecimento dentro da minha cooperativa. Foi muito importante dividir as experiências, conhecer outras pessoas, outras cooperativas. A gente pôde se conhecer e falar muito sobre o nosso cooperativismo”. 

 

 Encerramento do curso

A cerimônia de encerramento ocorreu no dia 18 de outubro, em Teixeira de Freitas, e contou com a presença de gestores cooperativistas da região, além da Conselheira do SESCOOP/BA, Veronica Alves Oliveira, que foi representando o Sistema OCEB. Os concluintes apresentaram seus projetos finais e relembraram momentos vivenciados no curso.   

A realização do programa na região foi um diferencial, segundo Harife Melo, gerente da agência do Sicoob Costa do Descobrimento em Itamaraju. “Eu gostaria de parabenizar o Sescoop/BA pela iniciativa do JovemCoop em Teixeira de Freitas. Foi um marco aqui para a região Sul da Bahia, onde o cooperativismo tem crescido de forma pungente. O resultado não poderia ter sido melhor: os projetos apresentados na conclusão do JovemCoop foram maravilhosos. Achei que foi de grande proveito essa iniciativa e trará grande resultado e impacto no cooperativismo de toda a nossa região. Com certeza, colheremos os frutos desse trabalho”.

Entusiasmado com o encerramento de mais uma turma, o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, deixou uma mensagem para o grupo, reforçando o orgulho do Sistema Cooperativista Baiano em ter mais pessoas empenhadas dentro do cooperativismo. “Parabéns pelo esforço e pela dedicação de estar no cooperativismo. Quero dizer que vão em frente. A luta apenas começou. Muita coisa nós temos pela frente. Nós precisamos conhecer mais pessoas, conhecer o mercado, se relacionar e estudar muito sobre o cooperativismo”.

 Encerramento jovemcoop 2019 4

Saiba mais sobre esse ciclo

Anualmente, o JovemCoop é promovido pelo Sescoop Bahia com objetivo de formar lideranças cooperativistas com vistas à sustentabilidade das cooperativas. Essa edição contou com participação de funcionários, dirigentes, conselheiros, cooperados, bem como os cônjuges e filhos desses cooperados, das seguintes cooperativas: Sicoob Extremo Sul, Sicoob Costa do Descobrimento e Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – CETEF.

Se a cooperativa tiver interesse de implantar o JovemCoop na sua região, pode procurar o SESCOOP/BA. Acesse: http://www.somoscooperativismo-ba.coop.br/servicos e saiba mais.

 

JovemCoop na Bahia em vídeo

Clique aqui e assista ao vídeo que produzimos das turmas anteriores para que conheça mais sobre a experiência do JovemCoop na Bahia e do quanto o cooperativismo tem proporcionado aos jovens experiências que contribuem para seu desenvolvimento pessoal e profissional por meio do despertar da cultura da cooperação e do fortalecimento da doutrina cooperativista.

 

Por Ascom Sescoop/BA (Com informações da COOLIBA) 

 

 


Fonte: Comunicação - Sistema OCEB

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.