Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Ciclo 2018 do Jovemcoop é iniciado na Bahia

9 de Janeiro de 2018, 20:17 , por Portal Bahia Cooperativo - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado uma vez
Jovemcoop ciclo 2018 8

Os municípios baianos de São Sebastião do Passé e Itabuna são os novos a sediar mais um ciclo do Programa Juventude Cooperativista – JovemCoop. As duas turmas de 2018 iniciaram as aulas nos dias 05 e 06 de janeiro com o primeiro módulo dos quinze que compõem esse Programa, que é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia, em parceria, nesta edição, com as cooperativas: SICREDI REGIÃO SUL DA BAHIA - Cooperativa de Crédito Sicredi Região Sul da Bahia e COOMAP - Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo.

As boas-vindas aos participantes desse ciclo foram dadas pela diretoria do Sistema OCEB, sendo que em São Sebastião do Passé foi o presidente, Cergio Tecchio, que recepcionou o público, e, em Itabuna, o superintendente, Alberto Batista. Ambos expressaram a satisfação da continuidade do JovemCoop em mais um ano e do quanto esse Programa tem proporcionado educação cooperativista para jovens baianos de diferentes cidades do estado.

JovemCooop 2018

Ao longo da formação, os jovens vivenciarão momentos com aulas teóricas, oficinas, elaboração de projetos e visitas de campo para aprofundar os assuntos tratados durante os módulos do programa, como “Governança cooperativista”, “Autogestão e organização do quadro social”, “Comunicação verbal e escrita”, “Liderança cooperativista”, dentre outros.

Kevin Igor, 18 anos, é um dos participantes do Programa e a expectativa dele é de agregar novos conhecimentos. Ele expressou o seu interesse de no final do ciclo atuar em alguma cooperativa, como a de sua mãe, cooperada da COOMAP, e também destacou que achou muito bom o tema do primeiro módulo e a forma de abordagem da instrutora.

Marília Cavalcante Reis, da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais da Bahia – COOLIBA, instrutora do Programa, explicou que “o primeiro módulo foi o de Relações Intra e Interpessoal, cujos temas fazem parte do nosso cotidiano. Foi possível analisar e refletir como interagimos com nós mesmos e com as outras pessoas. Nosso objetivo é fomentar o espírito de cooperação, equipe, socialização, criatividade, respeito às diferenças, o emprego dos talentos pessoais a serviço da comunidade, fortalecendo, assim, as relações cooperativistas e colaborativas”.

JovemCoop 2018 - Itabuna

Sobre o JovemCoop

O JovemCoop é voltado para o público jovem e tem como objetivo formar lideranças cooperativistas para a sustentabilidade das cooperativas, para o fortalecimento da cultura da cooperação e da doutrina cooperativista. Ao participar do programa, o jovem tem a oportunidade de conhecer a doutrina, os valores e os princípios do cooperativismo; compreender o papel que a cooperativa exerce na sociedade, além de identificar e aperfeiçoar suas habilidades para o exercício da liderança nos diversos espaços da sociedade cooperativa, além de vivenciar experiências que vão contribuir para o desenvolvimento dele como cidadão.

O Jovemcoop reúne jovens entre 18 e 35 anos, sendo uma média de 30 participantes por turma. Os participantes são: funcionários, dirigentes, conselheiros, cooperados de cooperativas integrantes do Sistema OCEB, bem como os cônjuges e filhos desses cooperados.

As aulas dessa edição serão novamente ministradas pelos associados da COOLIBA e terá a carga horária total de 172h.

 

Confira mais fotos clicando AQUI.

Por ASCOM SESCOOP/BA

Fotos: Sistema OCEB e cedidas por Marília Reis


Fonte: http://www.bahiacooperativo.coop.br/noticias/ciclo-2018-do-jovemcoop-e-iniciado-na-bahia

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.