Ir para o conteúdo
ou

Gescoop

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Sescoop Bahia encerra mais um ciclo do Gescoop

28 de Dezembro de 2018, 14:06 , por Iasmin Santana - 77 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 154 vezes
Gescoop vtc 2018 capa

Após 6 meses de capacitação, com 160 horas/aulas, em 10 (dez) módulos, o Sescoop Bahia encerra mais um ciclo do Gescoop - Curso de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas. As turmas aconteceram em Salvador e Vitória da Conquista, reunindo líderes cooperativistas para aprofundarem conhecimentos sobre gestão empresarial com foco em cooperativas.

Durante o Gescoop, os participantes, totalizando 59 nas duas turmas, desenvolveram habilidades, atitudes e comportamentos para que possam conduzir de forma ainda mais competente a gestão das cooperativas em que estão inseridos.

 

Encerramento

Como de praxe, o encerramento do Gescoop contou com a participação da diretoria do Sescoop/BA para certificar os participantes, que destacou o quanto a vinculação das disciplinas do curso ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC tem promovido, cada vez mais, a profissionalização da gestão cooperativista.

 

Balanço

As expectativas de Mauricio Gonçalves, Auxiliar Financeiro da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - COOPMAC, foram superadas. “Os orientadores, todos profissionais, com um leque de conhecimentos e didática muito satisfatória, apesar de alguns temas serem muito complexos para um tempo de 16h para cada módulo. Irei carregar o conhecimento para vida toda e agradeço ao SESCOOP e à Coopmac pela oportunidade!”, disse fazendo uma avaliação do curso.

 

Gescoop ssa coletiva

Visão mais ampla, mais crítica e mais humana da cooperativa foram aprendizados adquiridos por Marlete Ribeiro, Auxiliar Administrativo da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da UESB – CREDIUESB. Ela complementa: “O curso foi muito enriquecedor. Como ele trouxe uma diversidade de conteúdos nos 10 módulos, foi possível adquirir muitos conhecimentos e desenvolver competências e habilidades que envolvem o todo da cooperativa. Como eu trabalho na parte de atendimento participar desse curso de gestão possibilitou ter uma visão diferenciada da cooperativa, ter um raciocínio crítico, analítico, ter foco na qualidade e nos resultados. Também desenvolvi capacidade na tomada de decisões, de gerir pessoas e recursos. Poder analisar o todo da cooperativa e não só o ambiente que estou acostumada”.

Após os 10 módulos do curso, para Nélio Costa, Conselheiro na cooperativa Sicoob Norte Sul, ficou a responsabilidade, enquanto gestor, de buscar sempre a profissionalização da gestão com foco na governança cooperativista. E reforça: “Os momentos de intercooperação nos ajudou bastante na ampliação dos nossos conhecimentos unindo a teoria e a prática. Creio que nossa responsabilidade agora aumenta e o desafio continua na medida em que agora precisamos colocar em prática, aplicar o conhecimento adquirido em nossas cooperativas. Quero agradecer ao SESCOOP por nos proporcionar momentos de grande valia para as nossas vidas e para o cooperativismo baiano”.

Novos ciclos do Gescoop estão previstos para 2019 e, assim, o Sescoop Bahia continuará seu trabalho de promover a profissionalização da gestão nas cooperativas.

 Gescoop ssa 2

Saiba mais sobre o Gescoop

O Curso de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas, antes chamado de Programa, foi desenvolvido, em 2015, e, desde então, vem sendo realizado com vistas a atender a demanda das cooperativas baianas com o intuito de promover a capacitação dos seus dirigentes e gerentes, nos diversos ramos de cooperativas, nas áreas de: recursos humanos, gestão, finanças, negócios, planejamento, governança e educação cooperativista. Os presidentes solicitaram essa capacitação durante os Encontros Regionais de Presidentes para ampliar o acesso das cooperativas às soluções de qualificação profissional visando promover melhorias no desenvolvimento das cooperativas com vistas à profissionalização da gestão cooperativista.

Relembre como foi o início desse ciclo clicando aqui.

 

Por Ascom SESCOOP/BA


Fonte: Comunicação - Sistema OCEB

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.