Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Movimento SomosCoop tem ganhado força na Bahia

22 de Maio de 2018, 17:14 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 7 vezes
Encontro comunicadores 2018 7

O SomosCoop tem ganhado força na Bahia e a representação disso foi o compromisso assumido por cooperados, funcionários e dirigentes de cooperativas baianas, vinculados à área de comunicação,  de divulgar esse movimento nas suas cooperativas e comunidades. Esse compromisso foi firmado durante a sexta edição do Encontro de Comunicadores Cooperativistas Baianos, realizado em Salvador, no dia 17 de maio de 2018, que contou com a palestra sobre “Branding” e “Desing Thinking”, realizada por Mário Rosa, e o Worskhop SomosCoop, conduzido pelo Sistema OCB, representado por Daniela Lemke e Samara Araújo.

“Qual é, hoje, a grande marca do cooperativismo?”. Esse foi um dos questionamentos trazidos por Mário Rosa, durante sua palestra, que foi realizada por meio de uma apresentação dialogada e exemplificativa. Ele falou sobre o que é marca e branding, por que as marcas são importantes e seu impacto na sociedade e como acontece o processo de branding nas organizações, relacionando todos os assuntos com o cooperativismo e demonstrando todo o potencial existente para que a nova marca que identifica o movimento SomosCoop seja um sucesso.

 

WORKSHOP SOMOSCOOP

E para falar sobre o SomosCoop, desde a sua concepção ao estágio atual, as representantes da OCB realizaram um Workshop para falar sobre o movimento, explicar o seu propósito, a sua identidade e as etapas planejadas para que ele seja entendido, reconhecido e promova engajamento na base. “A Bahia é o segundo estado que sedia o Workshop e essa é uma das ações para disseminar os valores cooperativistas país afora”, contou Daniela Lemke.

Durante o evento foram exibidos vídeos para alinhar o entendimento sobre a aplicação da marca do SomosCoop e também divulgar uma das quatro Webséries produzidas pela OCB que apresenta o cooperativismo e mostra como este modelo é diverso e transforma realidades. Veja todas as Webséries no canal do YouTube do Sistema OCEB.  

Os participantes realizaram um trabalho em grupo e, baseando-se na abordagem de “Design Thinking”, criaram soluções criativas inspiradas no SomosCoop para ajudar a resolver problemas de algumas cooperativas que compartilharam suas experiências. As ideias dos grupos mostraram que é possível promover o cooperativismo e gerar engajamento sem exigir tanto recurso, utilizando, por exemplo, o potencial das redes sociais.  

IMPRESSÕES

Pedro Cardoso, funcionário da Uniodonto Salvador - Cooperativa Odontológica, disse que a partir do evento conseguiu não só ter um panorama ainda maior sobre o cooperativismo, como, também, pôde vislumbrar seu potencial e seu futuro. Segundo ele, o evento foi extremamente atual e serviu para conectar e reconectar os profissionais com o verdadeiro espírito do cooperativismo. Já Edinei Nascimento, comunicador da Cooperativa de Crédito do Sertão Baiano - SICOOB SERTÃO, avaliou positivamente o encontro e disse que possibilitou realizar um nivelamento de conteúdos sobre o SomosCoop para, assim, construir um movimento forte.

Livia Machado, cooperada da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais da Bahia – COOLIBA, e integrante do Comitê de Comunicação da referida cooperativa, expressou a importância de ter participado do evento e ter conhecido o que se propõe o SomosCoop: “Estarmos aqui é termos consciência da força da nossa rede e nos comprometermos em viver esse movimento”.

FAÇA PARTE

O Sistema Cooperativista Baiano, desde dezembro de 2017, tem realizado ações que demonstram a sua adesão ao SomosCoop. Venha com a gente e conheça mais sobre esse movimento. É importante a adesão de todos para o fortalecimento dessa iniciativa. Acesse: http://somos.coop.br/ e http://ola.coop.br/somoscoop/blog.

Por Ascom SESCOOP/BA

 

Encontro comunicadores 2018 grupo


Fonte: Comunicação - Sistema OCEB

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.