Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Ramo Educacional

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Jornadas Pedagógicas qualificam quadro social de cooperativas educacionais baianas

15 de Fevereiro de 2018, 18:44 , por Portal Bahia Cooperativo - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 40 vezes
Jornada cooeduc 1

Interessa ao Sistema OCEB contribuir para aprimorar os conhecimentos na educação cooperativista e motivar maior integração entre cooperados, professores e gestores que atuam em cooperativas educacionais baianas. Para isso, tem apoiado, durante anos, a realização de Jornadas Pedagógicas, que sempre acontecem no início do ano letivo e são demandadas por cooperativas educacionais.

Em 2018, as Cooperativas Educacionais de Sobradinho – COES, de Teixeira de Freitas - CETEF, de Xingó – COOPEX, de Eunápolis – COOEDUC, de Pé de Serra – COOPEPS, de Caetité – COOPEC, de Irecê – COPERIL, de Salinas – COOPESAL e de Barreiras - COOPEB realizaram as suas jornadas, nos meses de janeiro e fevereiro, com palestras voltadas para temas específicos, tais como: “Valores Humanos e Formação Cooperativista”, “Educadores que inspiram sonhos!”, “Auto Estima e Qualidade de vida”, “Gestão motivacional e liderança”, “Educação, Diversidade e Inovação: desafios profissionais”, “Práticas Pedagógicas Eficientes: Do pensar ao agir”, “O dom de motivar na arte de educar”, “As facilidades para os filhos em tempos difíceis para os pais” e “Neurociências: como ela ajuda a entender a aprendizagem”. Todas as palestras foram conduzidas por profissionais com experiência nas áreas educacional, comportamental e de gestão.

Os conteúdos das jornadas foram escolhidos pelas cooperativas, a partir das suas necessidades e objetivos traçados para o ano. Esse foi o exemplo da COOPEB, que reuniu pais/cooperados na sua Jornada Pedagógica, que refletiu sobre os papeis da família e da escola na criação dos estudantes. “Iniciamos o ano em um propósito específico de usarmos um tempo de nosso ano letivo para aprimoramos nosso relacionamento com os pais. Essa palestra foi fundamental para darmos início a esse propósito”, explicou Edlania Carvalho, diretora pedagógica da cooperativa.

Além de proporcionar reflexões voltadas para a formação profissional e melhoria da prática pedagógica, segundo Jhoni Cavalcanti, cooperado e integrante do Conselho Administrativo da COOPEX, a realização da jornada pedagógica também impacta na gestão escolar, pois acontecem os últimos ajustes pedagógicos e administrativos, onde, avaliando as práticas do ano anterior, a equipe consegue sempre “aparar as arestas” a fim de buscar um trabalho coeso e coerente com os objetivos da cooperativa.

O Sistema OCEB acredita que as Jornadas Pedagógicas desse ano foram tão boas quanto às dos anos anteriores e que professores, cooperados e gestores estão ainda mais conectados e motivados para oferecer educação cooperativista de qualidade. 

Por Ascom SESCOOP/BA

Fotos cedidas pelos instrutores e cooperativas


Fonte: http://www.bahiacooperativo.coop.br/noticias/jornadas-pedagogicas-qualificam-quadro-social-cooperativas-educacionais-baianas

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.