Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

DIRECOOP: Mais de 200 cooperativistas planejam as ações para o cooperativismo na Bahia

26 de Agosto de 2019, 16:44 , por Brenda Gomes - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 11 vezes

67813324 2440128472711984 3666497285765726208 o

Mais que esboçar os próximos passos do planejamento participativo do Sistema Cooperativista Baiano, os participantes do ciclo de 2019 do Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop escreveram histórias que impactarão o modelo de negócio em todo o país. O Direcoop 2019 aconteceu entre os meses de julho e agosto e contou com a participação de mais de 200 representantes de cooperativas.

O evento está em sua sétima edição e é um dos principais da agenda institucional do Sistema OCEB, já que é fundamental para debater temas de interesse voltados ao desenvolvimento das cooperativas do estado. Para o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, é de fundamental importância que as cooperativas participem do Direcoop, pois, a partir disso, é possível desenhar um cenário cada vez mais real do cooperativismo no estado. “Gostaria de agradecer a todas as cooperativas e aos mais de 200 participantes que estiveram presentes nestes seis encontros. Vocês nos deram a satisfação de fazer uma avaliação do cooperativismo no estado da Bahia e projetarmos juntos o futuro do cooperativismo baiano. Tenho certeza que vamos realizar todos os nossos planos”, afirma.

Além do planejamento participativo e da apresentação das atividades desenvolvidas pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA no ano de 2018, uma das pautas do evento foi a apresentação dos resultados do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo - CBC, que aconteceu em maio deste ano, em Brasília, e contou com a presença de uma comissão baiana formada por 49 representantes.

INOVAÇÃO

Uma das novidades deste ciclo foi o formato de votação eletrônica, através do smartphone dos participantes, das ações que serão priorizadas pelo Sistema OCEB durante o ano de 2020, tendo como base as diretrizes escolhidas no CBC. A inovação, que teve como proposta diminuir a quantidade de papel utilizado nos encontros, foi bem recebida pelos 233 participantes dos encontros, que aconteceram em seis municípios baianos: Salvador, Feira de Santana, Irecê, Vitória da Conquista, Itabuna e Luís Eduardo Magalhães.

Para Ana Angélica Carvalho, secretaria da Cooperativa Educacional de Caetité – COOPEC, a novidade demonstra um processo de transparência do Sistema Cooperativista Baiano, já que os resultados são apresentados para os participantes logo em seguida. “Votar nas diretrizes através do celular é uma inovação simples e possível de fazer dentro das cooperativas. É uma forma rápida e que não deixa dúvidas do resultado. As cooperativas, principalmente as educacionais, devem utilizar as diretrizes escolhidas como prioridades em seu quadro de trabalho, pois o que o futuro está buscando, é a cooperação entre as pessoas, para o progresso do nosso país”, declarou.

 
DIRETRIZES ESCOLHIDAS

Das 47 diretrizes do Congresso Brasileiro de Cooperativismo, foram selecionadas 13 prioridades, divididas em seis diferentes temas: comunicação, governança e gestão, inovação, intercooperação, mercado e representação. Confira as diretrizes selecionadas clicando aqui.

Para o moderador do evento, José Mário Júnior, este ciclo do Direcoop demostrou sobre tudo o “amadurecimento” das cooperativas baianas, visível na “crescente participação dos decisores das cooperativas e na riqueza das contribuições dos participantes. É notório, também, que as peculiaridades de nosso estado e das cooperativas baianas obrigam ao Sistema Cooperativista Baiano a revisarem constantemente suas ações no estado”.

Prezando pela transparência do processo de votação, os resultados das diretrizes selecionadas por cada região foram apresentados ao final de cada encontro, e podem ser conferidos aqui.

67181380 2412585282132970 4066850725232115712 o

ALGUNS DEPOIMENTOS DOS PARTICIPANTES

“O Direcoop é um evento que vem se desenvolvendo com o passar das edições. Hoje, consigo ver uma qualidade muito grande das coisas que produzimos neste espaço. E reconhecer que a OCEB e o SESCOOP/BA têm se empenhado para colocar cada item apontado como prioridade, pelas cooperativas, em prática”. - Jaymilton Gusmão, presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense – COOPMAC.

 “O Direcoop é um momento importante para a gente avaliar as ações do cooperativismo na Bahia. Acho que é esse o momento de avaliar, repensar planejar e, principalmente, tirar diretrizes para que a gente tenha um futuro do cooperativismo dentro daquilo que responda às expectativas das pessoas e das comunidades”. - Manoel de Jesus, vice-presidente do Sicoob Sertão

 

 
MAIS LINKS

Fotos dos Encontros Regionais durante o ciclo 2019

Diretrizes escolhidas pelos participantes

Materiais apresentados nos encontros

 

Ascom Sistema OCEB


Fonte: Comunicação - Sistema OCEB

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.