Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Dia C Bahia

COOPERE COM A VIDA

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Projeto Gentileza gera Gentileza integra o calendário de ações da Coopex

7 de Junho de 2019, 18:14 , por Iasmin Santana - 33 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 126 vezes
Dia c gentileza gera gentileza 92

Inspirados pelos valores cooperativistas e de solidariedade, estudantes da Cooperativa Educacional de Xingó - Coopex – Colégio Boa Ideia, localizada em Paulo Afonso, realizaram uma ação solidária com crianças em situação de vulnerabilidade social de comunidades paulafonsinas.

O projeto, denominado Gentileza gera Gentileza, compõe as ações do Dia de Cooperar - Dia C. Estimuladas pelo Sistema OCEB e apresentando o tema “Atitudes Simples Movem o Mundo” o Dia C engaja as cooperativas e suas comunidades na busca por um mundo mais justo e igual.

 

O Projeto

Acontecendo anualmente há sete anos, o Projeto Gentileza gera Gentileza já integra o calendário de ações da Coopex. Esse projeto foi criado dentro das aulas de Sociologia da cooperativa educacional, depois que os estudantes resolveram pensar em iniciativas solidárias contrapondo temas que eles debateram, como: violência, preconceito, isolamento social, fome, miséria e conflitos sociais.

Motivados e mediados pela professora de Sociologia, Nadjan Kelly, os jovens, alunos da 2ª série do Ensino Médio da Coopex, estruturaram e desenvolveram todas as ações do projeto: realização de gestos de gentileza, inicialmente, dentro do âmbito escolar para divulgar o projeto e sensibilizar professores, funcionários, gestores, pais e estudantes de outras turmas para a prática da gentileza; e mobilização para recolhimento de doações de roupas e brinquedos que seriam distribuídos na culminância do projeto.  

 

Culminância

O grande dia, etapa final do projeto e chamado de “Fun Day”, aconteceu no dia 25 de maio. Revezando-se a todo o tempo em um grande trabalho cooperativista, jovens estudantes, professores e voluntários somaram as energias para que as crianças moradoras das comunidades "Prainha” e “Centenário", bairros carentes da cidade de Paulo Afonso, e de orfanatos da região, tivessem um dia diferente e divertido considerando a realidade difícil que vivem. As crianças foram acolhidas e percorram todas as oficinas: desde a recepção com músicas infantis, passando pelas brincadeiras e jogos até o lanche e a oficina final, carinhosamente chamada de Oficina do Abraço. Momentos repletos de afetividade, empatia e interação entre os participantes que, com certeza, marcaram positivamente a vida das crianças, dos alunos e professores, que acompanham todo o processo de realização do projeto.

Uma parte fundamental desse processo é ver o estudante como protagonista de seu aprendizado e, para isso, entre outras coisas, é preciso oferecer a ele autonomia, estimulando-o a buscar informação e a construir conhecimento. Isso não significa deixá-lo à própria sorte, mas, sim, mediar o processo de construção acompanhando os seus projetos desde o início até a finalização”, explicou Kelly, que além de professora é também cooperada da Coopex.

A respeito da função social do projeto e da cooperativa educacional, a presidente da Coopex, Arleide Gomes, destacou: “Devemos abraçar a missão de mostrar aos jovens que ser cooperativista é zelar pelo bem-estar social, é querer impactar não só a sua própria realidade, mas a da comunidade e a do mundo”.

 

Por Ascom Coopex (com alterações Ascom Sescoop/BA)

Dia c gentileza gera gentileza 130

 


Tags deste artigo: DIA C bahia cooperativas promoção social 2019

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.