Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Dia C Bahia

COOPERE COM A VIDA

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Projeto Gentileza gera Gentileza integra o calendário de ações da Coopex

7 de Junho de 2019, 18:14 , por Iasmin Santana - 33 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 95 vezes
Dia c gentileza gera gentileza 92

Inspirados pelos valores cooperativistas, estudantes da Cooperativa Educacional de Xingo - Coopex – Colégio Boa Ideia realizaram uma ação solidária com crianças em situação de vulnerabilidade social de comunidades de Paulo Afonso. Algumas crianças, inclusive, estão em casa de passagem aguardando adoção.

O projeto, denominado Gentileza gera Gentileza, compõe as ações do Dia de Cooperar - Dia C. Estimuladas pelo Sistema OCEB e apresentando o tema “Atitudes Simples Movem o Mundo” o Dia C engaja as cooperativas e suas comunidades na busca por um mundo mais justo e igual.

 

O Projeto

Acontecendo anualmente há sete anos, o Projeto Gentileza gera Gentileza já integra o calendário de ações da Coopex.

Motivados e mediados pela professora de Sociologia, Nadjan Kelly, os jovens estruturam e desenvolvem todas as ações do projeto. A ação consiste em coletar doações e ofertar um “Fun Day” para as crianças. Revezando-se a todo o tempo em um grande trabalho cooperativista, jovens, professores e voluntários somam as energias para que as crianças percorram todas as oficinas: desde a recepção com músicas infantis, passando pelas brincadeiras e jogos até o lanche e a oficina final, carinhosamente chamada de Oficina do Abraço.

Uma parte fundamental desse processo é ver o estudante como protagonista de seu aprendizado e, para isso, entre outras coisas, é preciso oferecer a ele autonomia, estimulando-o a buscar informação e a construir conhecimento. Isso não significa deixá-lo à própria sorte, mas, sim, mediar o processo de construção acompanhando os seus projetos desde o início até a finalização”, explicou Kelly, que além de professora é também cooperada da Coopex.

Dia c gentileza gera gentileza 130

São momentos repletos de afetividade, empatia e interação entre os participantes onde a troca de experiências permite, além do crescimento e amadurecimento, uma reflexão a respeito das próprias ações em relação às pessoas com as quais convive.

A respeito da função social do projeto, a presidente da Coopex, Arleide Gomes, falou: “Somos uma cooperativa educacional. Devemos abraçar a missão de mostrar aos jovens que ser cooperativista é zelar pelo bem-estar social, é querer impactar não só a sua própria realidade, mas a da comunidade e a do mundo”.

 

Por Ascom Coopex (com alterações Ascom Sescoop/BA)

 


Tags deste artigo: DIA C bahia cooperativas promoção social 2019

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.