Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Dia C Bahia

COOPERE COM A VIDA

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

COOEDUC Eunápolis realiza ações alusivas ao Dia de Cooperar

23 de Agosto de 2019, 17:29 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 71 vezes
Projeto horta 10

A celebração nacional do Dia de Coopera - Dia C aconteceu no dia 06 de julho, mas as cooperativas baianas continuam promovendo ações alusivas ao Dia C. 

Visando desenvolver o potencial transformador, a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação de Eunápolis - COOEDUC colocou em prática alguns projetos, durante o mês de julho, direcionados às necessidades das comunidades e voltados para atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que contemplam ações para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

 

Estimulo à alimentação saudável

No dia 26 de julho, a COOEDUC realizou a primeira ação relativa ao Dia C: implantação de uma horta na escola. O objetivo da iniciativa foi difundir conhecimentos sobre as técnicas de plantio e cuidados necessários para a manutenção de hortas em pequenos espaços, de forma que possam ser produzidos alimentos saudáveis e nutritivos para compor o cardápio da cooperativa.

A ação contou com a participação dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – I, sob a orientação dos professores de Ciências e Geografia da COOEDUC e  de uma técnica em agropecuária, convidada pela escola. Os alunos assistiram atentamente as instruções sobre a implantação e manutenção de hortas com ervas medicinais e temperos, demonstrando grande interesse pelo assunto.

Um dos participantes, o estudante Breno da Silva Galdino, do 5º ano do Ensino Fundamental da COOEDUC, contou o que achou da atividade: “Foi interessante aprender a semear e a usar o hidrogel, para não precisar molhar a planta todos os dias”.

 Projeto horta 13

 

Projeto Melhor Idade

A culminância do Projeto Melhor Idade: Viva Seu Futuro foi também  uma ação dentro da programação do Dia C. Na quadra da Cooperativa, no dia 27 de julho, reuniram-se alunos da Educação Infantil e Fundamental da COOEDUC, os avós dos alunos, alguns idosos de um abrigo de Eunápolis e visitantes convidados pelos alunos para vivenciar momentos de integração.

O “Projeto Melhor Idade” teve um perfil multidisciplinar e buscou estimular nas crianças a atenção e o cuidado com os idosos e pessoas com deficiências. O projeto contou com apresentações artísticas e com a  realização de atividades de produção de textos poéticos, musicais e outras homenagens aos avós e aos demais visitantes convidados para culminância, que, além de promover um encontro de gerações, teve um cunho solidário, pois os alunos doaram produtos de higiene pessoal e alimentícios, que foram destinados às entidades Recanto dos Idosos e SOS VIDA, que cuidam de idosos e crianças no município de Eunápolis.

“O Dia de Cooperar representa para nós, cooperativistas, um compromisso com o desenvolvimento sustentável, com prática de ações que visam melhorar a qualidade de vida nos seus mais diversos aspectos, com a prática de ação e atitudes simples, porém, significativas para a comunidade em que a escola está inserida”, pontuaram os professores da COOEDUC, Gilmar Reis e Márcia Cordeiro.

 Projeto com idosos 6

 

Por Ascom Sescoop/BA (Com informações da COOEDUC Eunápolis)

 Fotos cedidas pela cooperativa

 


Tags deste artigo: DIA C promoção social Educação ambiental

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.