Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

15 de Setembro de 2014, 8:48 , por Rede Ola.coop.br - | 1 pessoa seguindo este artigo.

Valores cooperativistas inspiram professores e alunos em ação social

2 de Maio de 2017, 10:51, por colegioboaideia - 0sem comentários ainda

Aconteceu nesse dia 29/04, na sede da COOPEX – Colégio Boa Ideia, a culminância da 5º edição do Projeto Gentileza Gera Gentileza.
Durante todo o mês, professores e alunos idealizaram, projetaram e executaram as ações que tem como foco prioritário a solidariedade, a comunhão e a integração da escola com a comunidade. Na oportunidade, crianças em situação de risco social foram contempladas com uma manhã de diversão, danças, jogos e muitas gargalhadas.
“Quando começamos a organizar o Projeto vislumbramos algo transformador para aquelas crianças, mas somente ao final de tudo, quando nos despedimos delas, é que nos damos conta que os verdadeiros modificados fomos nós”, relataram os alunos que fazem parte da organização.
“A necessidade de lidar com as conseqüências dos conflitos de geração, nos motivou a procurar meios de transformar o meio escolar no qual convivemos e propiciar ao nosso educando uma mudança nos seus paradigmas” declara a cooperada e professora do Ensino Médio Nadjan Kelly, que está a frente do projeto.
Ainda sobre o poder transformador desse tipo de ação a presidente da COOPEX, Arleide Gomes, comenta: “não podemos jamais perder de vista os nossos valores cooperativistas de ajuda mútua, igualdade, solidariedade, democracia, transparência e tantos outros, pois acredito que essa educação transformadora seja um caminho viável para o nosso crescimento enquanto cidadãos, enquanto instituição e por conseqüência, enquanto país” finalizou.
O Projeto Gentileza Gera Gentileza faz parte de um conjunto de iniciativas que compõem o Dia Internacional do Cooperativismo – Dia C. Estimuladas pelo Sistema OCB, as cooperativas realizam ações durante todo o ano com o objetivo de consolidar os valores cooperativistas na comunidade, transformando o Dia C em um compromisso das cooperativas brasileiras com a sociedade e com a busca de um mundo mais justo e igual.



Seminário Literário promove integração e melhoria na aprendizagem

29 de Março de 2017, 18:58, por colegioboaideia - 0sem comentários ainda

Os projetos da Coopex - Colégio Boa Ideia são sempre pautados com o objetivo de melhorar a aprendizagem, fixar o conteúdo e integrar o grupo, fazendo com que a processo ensino-aprendizagem ocorra em um ambiente alegre e divertido.
Dessa forma, aconteceu o Seminário Literário onde os alunos do Ensino Fundamental II puderam apresentar o seu entendimento das obras lidas.
Confira alguns momentos das apresentações em nossa galeria:



Projeto de Intercâmbio Cultural || Ensino Fundamental II

17 de Março de 2017, 18:50, por colegioboaideia - 0sem comentários ainda

Os professores, Wellington Neves e Driele Haiara, promoveram uma calorosa aula de intercâmbio cultural com o norte-americano, John smoot, na tarde da última quinta-feira,16, através de uma aula de integração. A atividade aconteceu na turma do 9° ano (B) onde professores, alunos e a coordenadora, Fátima Montenegro interagiram com Jonh.John é da cidade de San Francisco-Califórnia dos Estados Unidos, o momento foi organizado sob os parâmetros de aula invertida, é uma metodologia ativa que ressignifica o papel do aluno, do professor e da aprendizagem. Coloca o aluno no centro do processo ensino aprendizagem, como protagonista e, promove o desenvolvimento de uma aprendizagem ativa, investigativa e colaborativa. Foi dessa forma que a aula fluiu, os alunos tiveram autonomia de fazer perguntas em Inglês para John a respeito dos principais lugares turísticos da sua cidade, aspectos econômicos, políticos, culturais, feriados nacionais, comidas típicas, festejos folclóricos e etc. John respondeu para todos em Inglês, falou como aprendeu Português e deu dicas para conversar com nativos e manter a imersão no idioma. “Essa foi uma aula invertida e interdisciplinar com a disciplina de Cooperativismo, pois mantivemos uma cooperação de intercâmbios culturais, necessário para que os alunos possam interagir efetivamente com a língua inglesa de forma real com o nativo da língua”, ressaltou o professor de Inglês.Os alunos não escondiam o quanto estavam contentes ao interagir com John, pois falaram também sobre algumas curiosidades da língua Portuguesa e inclusive ensinaram gírias para ele. A aula foi finalizada com o momento de integração, os alunos presentearam John com o banquete de comidas típicas do Nordeste.Confira na íntegra em nossa galeria: