Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

15 de Setembro de 2014, 8:48 , por Rede Ola.coop.br - | 1 pessoa seguindo este artigo.

Projeto Matemática Divertida || Ensino Fundamental 1

13 de Novembro de 2018, 11:43, por colegioboaideia - 0sem comentários ainda

Com o objetivo de estimular a aprendizagem de matemática, os alunos das turmas do 4º e 5º anos realizaram uma atividade como jogos matemáticos.
Mostrando que a matemática pode ser aprendida de maneira lúdica e interativa e contextualizando com situações reais, as turmas envolvidas receberam outros alunos em visitação, promovendo um momento repleto de diversão e aprendizagem.
Confira a cobertura completa clicando AQUI



Ação do Dia C realizada pela Coopex – Colégio Boa Ideia contempla gestantes carentes de Paulo Afonso

5 de Novembro de 2018, 18:10, por colegioboaideia - 0sem comentários ainda

A adolescência traz consigo uma série de mudanças, dúvidas e questionamentos que nem sempre encontram um ambiente propício e aberto ao debate dessa temática. A partir dessas necessidades, nasce o projeto “Kit Bebê”, fruto da inquietação dos professores em criar um espaço em que os alunos pudessem abertamente dialogar, compartilhar e construir ações em que eles mesmos fossem os protagonistas.
Quando se trata de gestantes e bebês todos tem plena consciência das necessidades básicas e gastos que envolvem essa fase. Além de todo suporte financeiro, as novas mamães tem também uma grande necessidade de afeto e atenção.
Assim, após discussões, estudos, leituras e mapeamento da realidade local, o Projeto Kit Bebê contempla uma variedade de atividades no decorrer de toda a unidade letiva. Em sua culminância, o projeto presenteia as novas mamães com uma tarde de relaxamento, abraços, entretenimento, música e afetividade, além de, ao final, um kit contendo banheira, fraldas, roupas e brinquedos, como nos explica a socióloga Nadjan Kelly:
“Os alunos precisavam de uma forma para expor seus sentimentos, pensamentos e inquietações e nada melhor para isso do que um projeto em que eles pudessem se movimentar e construir. O contato com essas mãezinhas é uma forma deles, ajudando e se doando, refletirem sobre suas próprias condições, posicionamentos e desejos”, finalizou.
Todo o conteúdo do kit é arrecadado, organizado e montado pelos próprios alunos, que para isso, chegam a dedicar cerca de 3 meses de trabalho árduo. Lara Paiva, aluna da 2ª série do Ensino Médio, nos falou sobre a dificuldade de conseguir as doações: “o difícil não é pedir, difícil é ver a reação das pessoas quando pedimos. As pessoas não estão abertas a ajudar, mas eu levo isso com tranquilidade, pois cada um dá aquilo que tem. Sou muito grata a todos que ajudaram de coração, são essas atitudes que me fazem acreditar que tudo pode dar certo”.
Para o momento da entrega dos kits os alunos planejam com detalhes todos os passos. Dividindo-se em grupos, cada aluno pode contribuir da maneira que se sente a vontade: da recepção à elaboração do cardápio do lanche passando também pela oficina dos abraços... não faltam atividades para eles se distribuírem e modelarem a ação.
“Ver os sorrisos das mães após um abraço foi o maior presente que eu poderia receber. Sou, sem dúvida nenhuma, uma pessoa diferente após esse projeto. É a primeira vez que participo de uma ação assim e nunca imaginei que algo tão simples me trouxesse tanta mudança” relata a aluna Hellen Rayssa da 1º série do Ensino Médio.
Sobre o posicionamento da Coopex para esse formato de projeto, a presidente Arleide Gomes declarou “abraçamos com muito orgulho esse tipo de iniciativa, mais do que isso, nos juntamos para ajudar. Acredito em um cooperativismo que saia do papel e vá para a prática, para a ação, para as ruas”.
O Projeto Kit Bebê faz parte de um conjunto de iniciativas que compõem o Dia do Cooperativismo – Dia C. Estimuladas pelo Sistema OCB e apresentando o tema “Atitudes Simples Movem o Mundo” o projeto busca engajar as cooperativas e suas comunidades na busca por um mundo mais justo e igual.
Confira a cobertura completa clicando AQUI



Intercooperação Coopex | OCB / RJ

5 de Novembro de 2018, 11:45, por colegioboaideia - 0sem comentários ainda

Gestão da Coopex - Colégio Boa Ideia, em parceria com o SESCOOP/BA, participa de Intercâmbio Educacional Boas Práticas - PDGC nas Cooperativas Escola Fribourg e Colégio Pró-Uni no Rio de Janeiro. Gratidão a toda a Equipe do Sistema OCB / RJ pela receptividade.



Projeto A Caminho do 6º ano inicia adaptação dos alunos na transição entre os Ciclos

31 de Outubro de 2018, 17:19, por colegioboaideia - 0sem comentários ainda

A mudança para o 6º ano do Ensino Fundamental Séries Finais, gera expectativas nos estudantes e nas famílias em relação à nova etapa a ser percorrida. Essa nova fase é repleta de novidades, dentre elas, o novo contexto biológico e nova dinâmica de sala de aula.
Pensando nisso, a equipe da COOPEX - Colégio Boa Ideia, realizou nos dias 30 e 31 de outubro o Projeto de Transição de Ciclo: “A Caminho do 6º ano”, aonde os professores do 6º ano lecionaram para os alunos do 5º ano nestes dois dias.
O objetivo é minimizar os impactos psicológicos e as dificuldades encontradas pelos estudantes, oferecendo suporte afetivo e informações sobre a nova fase para orientar os estudantes em relação às mudanças de hábitos e exigências da nova etapa de mudanças do 5º para o 6º ano.
Essas ações amenizam o nível de ansiedade e expectativa, e colaboram com a eficácia do ensino aprendizagem.
Confira alguns dos principais momentos clicando no link abaixo:



Professor da Coopex – Colégio Boa Ideia tem trabalho publicado em revista científica especializada.

24 de Outubro de 2018, 12:33, por colegioboaideia - 0sem comentários ainda

O professor Mestre Wellington Neves tem artigo publicado na revista científica da Universidade Federal de Sergipe.
Com o título ENTRE RECORDAÇÕES E TRAUMAS: CONCEIÇÃO EVARISTO E TONI MORRISON o trabalho teve atenção especial pela renomada pesquisadora francesa, Paula Anacaona*, que investiga a cultura e a Literatura Brasileira marginal.
O professor pesquisador faz uma investigação de teoria comparativa cujo objetivo é analisar pelo víeis da memória traumática, o grau de aproximação das condições sociopolítica, cultural e histórica dos negros nos romances Ponciá Vicêncio, da afro-brasileira Conceição Evaristo (2003) e Beloved, da afro-americana Toni Morrison (1987).
Segundo Paula Anacaona: "O estudo chamou atenção pela sensibilidade do pesquisador em observar a distância histórica e territorial entre as duas obras, a condição das mulheres negras - antes da abolição da escravidão no contexto norte-americano, e após a abolição no contexto brasileiro - é a mesma. Abuso Sexual, Preconceito Racial ... Em ambos os países, os negros lutam para esquecer a dor do passado. A contribuição desse trabalho é uma potência para o desenvolvimento intelectual e sócio – cultural para as teorias da Crítica Cultural"
Confiram na íntegra em: https://www.anacaona.fr/blog/conceicao-evaristo-toni-morrison-beloved-poncia/
*Paula Anacaona é pesquisadora, tradutora e escritora francesa. Versão português: https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/view/1907/1664