Ir para o conteúdo
ou

Este perfil não tem posição geográfica registrada.
Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

18 de Setembro de 2014, 8:46 , por Rede Ola.coop.br - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Acompanhe aqui, o dia a dia da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia - Cooperfarms, com sede em Luís Eduardo Magalhães, oeste do Estado. À todos, uma ótima leitura!

Cooperativas agropecuárias baianas buscam sinergia para melhorar a eficiência e a renda do cooperado

18 de Abril de 2018, 17:21, por Cátia Andreia Dörr - 0sem comentários ainda

  Img 8115

Na última quarta-feira (11) o presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia (Cooperfarms) Marcelo Kappes, acompanhado do diretor Tesoureiro, Marcelino Kuhnen e dos diretores executivo e comercial, André de Oliveira e Odair de Aguiar, respectivamente, participaram na sede da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense Ltda (Coopmac) em Vitória da Conquista, de mais uma reunião estratégica do Fórum Baiano das Cooperativas do Agronegócio.

A ideia do Fórum é aumentar a sinergia entre as cooperativas baianas e futuramente, após reconhecidas suas particularidades e generalidades, operar entre si, aumentando o nível de cooperação e o ganho de escala no mercado, melhorando a eficiência e a renda do cooperado.

Neste primeiro momento, as cooperativas ainda estão fase de intercooperação institucional, buscando entender o modo de gestão e o gerencial de cada cooperativa, uma vez que o fórum reúne cooperativas agrícolas de diversas regiões produtoras do Estado.

Atualmente, o sistema cooperativista baiano possui 216 cooperativas registradas em 8 ramos de atuação. No setor agropecuário, esse número representa 36 cooperativas, o que coloca o segmento na quarta posição em porcentuais de cooperativas ativas junto ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb).

O próximo encontro deverá acontecer em setembro, em Salvador.

 



Cooperfarms faz primeira negociação de fertilizantes e supera R$ 26 milhões

18 de Abril de 2018, 17:20, por Cátia Andreia Dörr - 0sem comentários ainda

A Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia (Cooperfarms), em Luís Eduardo Magalhães/BA, concluiu com sucesso, nesta última semana, a primeira negociação comercial de fertilizantes, após a reestruturação do setor.

A negociação do produto cloreto de potássio, firmada com a multinacional Fertilizantes Heringer, superou R$ 26 milhões em volume faturado e envolveu cooperados de mais de 20 grupos familiares do oeste da Bahia.

A operação foi executada com base na avaliação de uma consultoria financeira em gerenciamento de riscos no agronegócio contratada e de um comitê interno formado por produtores, - criado a partir de uma filosofia de transparência e de participação ativa do produtor na tomada de decisão, que reforça a posição da Cooperfarms como a cooperativa do produtor rural.

Segundo o presidente da Cooperfarms, Marcelo Kappes, a negociação se deu a partir de uma visão estratégica e de gestão adotada pela Cooperativa neste último trimestre, o qual visa o seu crescimento no mercado sobretudo, em fertilizantes. “Foi uma decisão estratégica e articulada entre diretoria, departamento comercial e com o grupo de produtores interessados na aquisição do produto”, disse.  

Passo importante - Segundo Kappes, a fidelização desta negociação e a retomada da Cooperfarms na comercialização de fertilizantes, através da reestruturação do departamento, é um passo importante para a expansão de novos serviços. “Sabendo que o uso de cloreto de potássio é um dos insumos indispensáveis para elevar a produtividade das lavouras, cabe a nós, cooperativa e produtores, buscar e trabalhar estrategicamente, em vias que prospectam nosso negócio, principalmente na redução dos custos de produção”, enfatizou. Neste processo de aquisição de cloreto de potássio, foram consultados os principais fornecedores do insumo atuantes na região.

“Foi uma operação importante para ambas as partes, nós enquanto produtores rurais conseguimos um melhor preço dentro do time proposto, e para a Cooperativa, a reativação de um importante departamento dentro do negócio Cooperfarms que impulsionará para novas negociações e possibilidades”, avaliou o cooperado Leonardo Vicenzi. “Foi uma iniciativa rápida que chegou para ajudar os cooperados frente às circunstâncias de mercado”, completou o cooperado Milton Ide.

Segundo Kappes, novas negociações nesta linha de trabalho, com faturamento via Cooperfarms e participação direta do cooperado no processo de negociação, também deverão ocorrer com os produtos fosfatados e nitrogenados. “Essa foi a primeira negociação e já tivemos um saldo positivo tanto no número de cooperados que aceitaram nossa proposta quanto em volume faturado. Nossa ideia é envolver cada vez mais nosso cooperado em iniciativas comerciais e em outras deliberações que envolvem o negócio Cooperfarms”, concluiu Marcelo. As reuniões da diretoria são abertas, realizam-se às terças-feiras, quinzenalmente, às 8h na sede da Cooperativa.



Cooperados da Cooperfarms articulam novas alternativas de mercado

16 de Março de 2018, 9:30, por Cátia Andreia Dörr - 0sem comentários ainda

Cooperados da cooperfarms articulam novas alternativas de mercado

Um tour pelas instalações administrativas e de armazenagem da Cooperativa dos Produtores Rurais (Cooperfarms) com a participação e apresentação de todo o quadro de colaboradores aos novos membros dos conselhos administrativo e fiscal e a um grupo de cooperados, nesta quinta-feira (15), confirma o modelo de gestão democrático e participativo da Cooperfarms sobretudo, assumido pela nova diretoria da Cooperativa.

Essa foi a primeira reunião de cooperados, após a posse de Marcelo Kappes como presidente da Cooperfarms. Na presença do grupo de associados, a nova diretoria já começou a articular às novas estratégias de posicionamento de marca e as novas ações de mercado para a safra 2018/2019. “Nossa ideia é buscar de forma conjunta e participativa novas alternativas de mercado, seja em fertilizantes, comercialização de grãos e sementes, sempre extraindo do nosso grupo de cooperados as melhores experiências, e juntos articularmos, com transparência, as novas tomadas de decisões”, ressaltou Kappes. As reuniões da diretoria são abertas, realizam-se às terças-feiras, quinzenalmente, às 8h na sede da Cooperfarms.



Encontro de Mulheres Cooperfarms consolida-se no calendário regional de eventos

16 de Março de 2018, 9:28, por Cátia Andreia Dörr - 0sem comentários ainda

Encontro de mulheres cooperfarms consolida se no calendario regional de eventos

Pelo segundo ano consecutivo, a Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia promoveu em Luís Eduardo Magalhães, o Encontro de Mulheres Cooperfarms. A ideia que nasceu no ano de 2017, com intuito de agregar valor aos negócios dos cooperados, através da integração das mulheres em um único movimento, reuniu nesta última quarta-feira, 14, 120 mulheres, dentre as quais lideranças do agronegócio na região e convidadas. O saldo positivo representa um acréscimo de 38 % do número de inscritas ao relação a primeira edição, dado que consolida o evento como um dos principais no oeste da Bahia, voltado exclusivamente, para o público feminino e com forte atuação no setor agropecuário.

Para o presidente da Cooperfarms, Marcelo Kappes, o encontro sobretudo, evidenciou o perfil das mulheres da região em diversas frentes de atuação. “É uma imensa satisfação vermos um ambiente como o Encontro de Mulheres Cooperfarms, repleto não somente de histórias, de experiências de vida e de sonhos, mas também repleto de mulheres engajadas, atentas às necessidades das suas famílias e da atividade profissional, com metas e objetivos, com vontade de agregar, de se reinventar e, principalmente, de serem mulheres que desempenham muito bem o seu papel”, enfatizou o Kappes.

No mercado de trabalho, uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2009 e 2013, registrou um aumento da presença feminina em vagas de trabalho formal no Brasil. O público feminino atingiu 43% de participação, enquanto 57% ficaram com os homens.  Outro dado interessante que demonstra a força da mulher é que no Brasil, 40% dos lares são chefiados por mulheres (segundo o IBGE, pesquisa de 2015). Além disso, mulheres constituem 57% dos universitários e são a maioria entre os detentores de ensino superior. No Brasil, 12,5% das mulheres completaram a graduação contra 9,9% dos homens.

Nesta edição, o evento aconteceu no Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães - entidade apoiadora, e discutiu os temas: inteligência emocional, como ferramenta na gestão de conflitos em negócios familiares, com a coach e consultora organizacional, especialista em planejamento e gestão empresarial, Tudy Vieira, e constelação familiar, um método psicoterapêutico recente, que através de uma abordagem sistêmica não empirista, ou subjetiva, reconstruí a árvore genealógica, o que permite localizar e remover bloqueios do fluxo amoroso de qualquer geração ou membro da família, com Constelador associado e Membro da Hellinger Sciencia, Mateus Santos.

“Esse é sempre um momento preparado com muito carinho para que, cooperadas, esposas e filhas de cooperados da Cooperfarms e mulheres convidadas, possam refletir sobre sua condição junto à família e à frente dos negócios, através da troca de experiências em diversos assuntos que vão desde, motivação e autoestima até a definição de estratégias para uma maior inserção na dinâmica social e organizacional”, ressaltou a comissão organizadora do encontro que, também contou como apoio do Núcleo Mulheres do Agro - Oeste da Bahia, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia - Sescoop/BA e Sicredi.



Marcelo Kappes é eleito presidente da Cooperfarms

9 de Março de 2018, 17:21, por Cátia Andreia Dörr - 1Um comentário

Kappes presidentecooperfarms

Por unanimidade de votos, o cooperado Marcelo Leomar Kappes foi eleito, na última quarta-feira, 07, o presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia (Cooperfarms) para o biênio 2018/2019. Kappes assumiu o cargo que vinha sendo conduzido pelo cooperado, Luiz Antonio Pradella, eleito por dois mandatos consecutivos.

A eleição e posse ocorreu durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), na sede da Cooperativa, em Luís Eduardo Magalhães, ocasião em que também foram eleitos os novos membros do Conselho Fiscal para o atual exercício fiscal, além da prestação, exame e votação das contas do exercício encerrado em 31/12/2017 - aprovado por unanimidade, e a destinação das sobras ou rateio das perdas apuradas no exercício em análise.

Natural de Palotina/PR, Marcelo é engenheiro agrônomo e representa a geração jovem do quadro de associados da Cooperfarms. Com 36 anos, Kappes chegou com a família na região oeste da Bahia há 30 anos, e agora assume o compromisso de traçar e alinhar os rumos da Cooperativa para os próximos anos. Em agosto, a Cooperfarms completará uma década de trabalho.

Segundo o presidente eleito, os trabalhos seguirão uma linha de trabalho muito próxima a que vinha sendo conduzida pelas gestões anteriores, com foco voltado para agregação de valores aos serviços prestados e na verticalização de outros. “A ideia é envolver cada vez mais os cooperados no negócio Cooperfarms e buscar novas alternativas de mercado, seja em fertilizantes, comercialização de grãos e sementes, inclusive, com novas parcerias através da intercooperação com outras cooperativas agrícolas do Estado, sempre com muita transparência nas tomadas de decisões, além de um esforço extra na formação de novas lideranças do cooperativismo e do agro na região”, ressaltou Kappes.

 

Conselho Administrativo

Diretor Presidente: Marcelo Leomar Kappes

Diretor Vice-presidente: Celestino Zanella

Diretor Tesoureiro: Marcelino Kuhnen

Diretor 2º Tesoureiro: Eduardo Antonio Manjabosco

Diretor Secretário: Rony Reimann

Diretor 2º Secretário: Wilsemar José Dorneles Elger

 

Conselho Fiscal

Membro Titular: Igor Bortolin

Membro Titular: Francisco Klein

Membro Titular: Leonardo Filippi Vicenzi

Membro Suplente: Antonio Grespan

Membro Suplente: Pedro Brugnera

Membro Suplente: Theodoro Zirmernann