Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

31 de Janeiro de 2013, 0:00 , por Rede Ola.coop.br - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada por uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, sem fins lucrativos, constituída para prestar serviços a seus associados.

Assim, essa comunidade online é um ambiente digital voltado para promoção e diálogos sobre esse ramo do Cooperativismo.


 


Unicred SC/PR anuncia que não irá cobrar tarifa para disponibilizar cheque especial aos Cooperados

16 de Janeiro de 2020, 22:05, por Portal do Cooperativismo Financeiro - 0sem comentários ainda

Nova regra anunciada pelo Banco Central permite a cobrança mesmo dos clientes que não utilizarem o serviço.

A Unicred SC/PR não irá cobrar a tarifa para disponibilizar cheque especial aos Cooperados, apesar da autorização concedida pelo Banco Central. As novas regras estabelecem que no próximo ano as instituições financeiras poderão cobrar uma taxa de até 0,25% por mês dos correntistas com limite superior a R$ 500.

Com 75 mil Cooperados a Unicred SC/PR anunciou que não irá aderir à mudança. “Este é um crédito para ser utilizado em momentos de urgência, um benefício proporcionado pela cooperativa e que acreditamos que não deve ser taxado apenas pela disponibilização. Nosso intuito é fomentar sempre a saúde financeira”, afirma Luis Augusto Schuler, Diretor de Operações da Unicred SC/PR. Dessa forma, os Cooperados ficarão livres da taxação autorizada pelo Banco Central para novos correntistas a partir de 06 de janeiro e para os demais após 01 de junho.

Unicred SC/PR
Em Santa Catarina e no Paraná a Unicred atende mais de 75 mil cooperados. Uma trajetória que completa 25 anos de sucesso, com a determinação e a essência cooperativista. Esse é o DNA que move a instituição a somar e multiplicar conhecimentos e conquistas para entregar o melhor ao cooperado.

Share on:
WhatsApp

O post Unicred SC/PR anuncia que não irá cobrar tarifa para disponibilizar cheque especial aos Cooperados apareceu primeiro em Portal do Cooperativismo Financeiro.



Com crescimento de mais de 73% nos últimos cinco anos, programa de educação do Ailos atinge 3 milhões de participações

16 de Janeiro de 2020, 21:56, por Portal do Cooperativismo Financeiro - 0sem comentários ainda

Criado em 2002, Progrid promove o desenvolvimento de cooperados e comunidades em assuntos que vão desde finanças até o aprimoramento profissional e pessoal. Somente em 2019, foram mais de 632 mil interações em cursos e palestras

Três milhões de participações. O dado, que equivale a quase metade da população catarinense, refere-se ao número que o Programa de Integração e Desenvolvimento dos Cooperados e Comunidade (Progrid) do Ailos atingiu desde sua criação, em 2002. Além disso, o maior crescimento ocorreu nos últimos cinco anos, com um aumento de 73,39% nas participações. De forma presencial ou online, por meio de cursos, palestras, teatros e encontros de negócios, a ação trabalha temas como cooperativismo, educação financeira, empreendedorismo, cidadania, meio ambiente e bem-estar. Somente em 2019, foram mais de 632 mil interações em 5,9 mil eventos.

Conforme o responsável pelo programa na Central Ailos, Matheus Kaufmann, o Progrid impacta mais de 80 cidades diretamente, por meio da adesão das cooperativas do Ailos em diferentes regiões de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. “O valor do programa é imensurável, pois além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, ele inspira novos projetos, ações e estimula a realização de sonhos. Cada um daqueles que participam das atividades do Progrid, disseminam o aprendizado para quem está ao seu redor. Acreditamos que a educação é o principal canal para a transformação de vidas, por isso, em 2020 contaremos com novidades que irão atingir mais pessoas com esse trabalho que tanto nos motiva”, destaca.

Das 632 mil participações de 2019, 67,3% foram de pessoas físicas (432,9 mil), 5,7% de pessoas jurídicas (36 mil) e 27,2% de adesão do público infantil (172,4 mil). O programa, segundo Matheus, reforça o quinto princípio do cooperativismo, que é a educação, formação e informação, além do sétimo, que fala sobre o interesse pela comunidade. “Acreditamos que ao inspirarmos pessoas outras também serão atingidas positivamente. É uma cadeia do bem que impacta públicos de todas as idades e em diferentes segmentos”, complementa.

O mediador Thiago Pianezzer atua no programa há quatro anos e apresenta para jovens, empresas e comunidade em geral, temas como inteligência emocional, qualidade de vida, empregabilidade, carreira, competências profissionais do novo século e independência financeira. “O sentimento que tenho hoje com o Progrid é de gratidão por compartilhar um pouco do que sei e aprender com cada turma, pois quanto mais ensinamos, mais conhecimento agregamos”, diz.

Ainda segundo ele, uma das etapas mais gratificantes dos cursos e palestras ministrados é ver a mudança na vida das pessoas e o interesse com que elas aplicam os aprendizados. “Vejo o quanto esse trabalho faz a diferença para cada participante. É um programa que pensa no todo, levando conteúdo de qualidade que vai muito além da questão financeira”, conclui.

Para conhecer a programação completa dos cursos online basta acessar www.progrid.coop.br. A agenda presencial pode ser encontrada no site de cada cooperativa integrante do Ailos.

Sobre o Ailos
Constituído em 2002, o Ailos é um Sistema de Cooperativas de Crédito e conta com mais de 800 mil cooperados, 1 Cooperativa Central, 13 cooperativas singulares, mais de 200 postos de atendimento e R$ 8 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui mais de 3 mil colaboradores. As cooperativas singulares que compõem o Ailos são: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.

Share on:
WhatsApp

O post Com crescimento de mais de 73% nos últimos cinco anos, programa de educação do Ailos atinge 3 milhões de participações apareceu primeiro em Portal do Cooperativismo Financeiro.



Instituto Sicoob oferece oficina de Educação Financeira para escoteiros

16 de Janeiro de 2020, 12:14, por Portal do Cooperativismo Financeiro - 0sem comentários ainda

Maior evento de escotismo do continente americano contou com oficina prática de planejamento financeiro para jovens

Em janeiro, o Instituto Sicoob realizou uma ação de educação financeira no JamCam, evento mais importante da Região Escoteira Interamericana, que compreende todo o continente americano. Sediado em Foz do Iguaçu em 2020, o encontro contou com uma oficina prática de planejamento financeiro.

Jovens entre 11 e 17 anos foram divididos em grupos para elaboração de planejamentos financeiros com o desafio de criarem maneiras para atingir seus objetivos, sejam eles a compra de um produto específico ou a contratação de um serviço específico.

“O Instituto é o núcleo de estratégia social sistêmica que atua com foco na geração de valor compartilhado”, conta Luiz Edson Feltrim, Superintendente do Instituto Sicoob. “Atualmente, não é possível fazer negócio sem considerar uma relação orgânica e equilibrada com a sociedade. O propósito do Instituto é apoiar a todo Sistema nesta jornada”, completa o executivo.

O Instituto Sicoob foi criado em 2004 e é sediado em Brasília. Em 2018, o Instituto somou 5.080 horas de trabalho voluntário e interagiu com 154 mil pessoas. O objetivo da iniciativa é difundir a cultura cooperativista e contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades. A instituição desempenha programas e projetos dentro de três eixos em todo Brasil: Cooperativismo e Empreendedorismo, Cidadania Financeira e Desenvolvimento Sustentável.

O JamCam é um evento anual que reúne jovens escoteiros de todo o continente americano em um só lugar, desta forma, é possível o compartilhamento e intercâmbio das diferentes culturas. Em 2020, o evento durou uma semana. Ao longo deste período, foram oferecidas atividades de lazer e aprendizado, para o desenvolvimento de novas habilidades, dentre elas, a oficina do Instituto Sicoob de educação financeira.

Sobre o Sicoob – O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, possui 4,6 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por mais de 420 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas/entidades de: meios eletrônicos de pagamento, consórcios, DTVM, seguradora e previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a quinta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 3,1 mil pontos de atendimento. As cooperativas integrantes do Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. Mais informações acesse: www.sicoob.com.br.

Share on:
WhatsApp

O post Instituto Sicoob oferece oficina de Educação Financeira para escoteiros apareceu primeiro em Portal do Cooperativismo Financeiro.



Você sabe a diferença entre uma cooperativa de crédito e um banco? Confira cinco vantagens de ser um cooperado, por Vanildo Leoni

15 de Janeiro de 2020, 23:58, por Portal do Cooperativismo Financeiro - 0sem comentários ainda

Qual é a importância e o diferencial de uma cooperativa? Além de representar um sistema que estimula o desenvolvimento social e econômico de toda a comunidade, oferece linhas de crédito acessíveis a empreendedores e trabalhadores e ainda uma espécie de divisão de resultados entre todos os cooperados, um propósito diferente dos bancos tradicionais.

Para entender melhor como é o funcionamento desse tipo de instituição confira abaixo, com Vanildo Leoni, diretor executivo da Viacredi, cinco vantagens em se associar a uma cooperativa de crédito.

1. Retorno das sobras entre os cooperados

As cooperativas são instituições sem fins lucrativos, o que significa que todas as receitas obtidas são utilizadas para o pagamento dos custos relacionados a estrutura e funcionários. “O que sobra desse valor retorna para os cooperados no fim do ano, de acordo com as movimentações de cada um. Quanto mais serviços utilizados maior será essa participação. Na prática, todos são sócios da cooperativa. Na Viacredi, R$ 118 milhões retornarão aos cooperados, como resultado do ano de 2019”, explica Vanildo. Essa é uma maneira de fazer com que o dinheiro retorne e continue a ser investido na comunidade. Na empresa, além do retorno das sobras, os cooperados também participam de votações e de importantes questões referentes à cooperativa, como foi o caso da expansão para o Paraná.

2. Taxas especiais e linhas de crédito atrativas

As cooperativas conseguem oferecer para o público linhas de crédito com taxas de juros abaixo da média de mercado, que colaboram para a realização dos sonhos de cada cooperado e também para o desenvolvimento de micro e pequenos negócios, por exemplo. “Procuramos entender cada empreendedor para oferecer as melhores opções. É uma opção para pessoas que não conseguem taxas especiais e linhas de crédito em outras instituições financeiras”, afirma Vanildo. Cooperativas de crédito, como a Viacredi, oferecem diversas oportunidades de investimentos, previdência, cartões, seguros, consórcios, emissão de boletos, folha de pagamento, entre outros serviços, e seus cooperados não pagam taxa de manutenção de conta, por exemplo.

3. Educação financeira

As cooperativas buscam oferecer as melhores opções para seus associados e para isso também realizam investimentos em educação financeira, com cursos, palestras e treinamentos presenciais e à distância sobre o assunto. A Viacredi, através do PROGRID – Programa de Integração e Desenvolvimento de Cooperados e Comunidade – oferece cursos, palestras, teatros e encontros de negócios de maneira gratuita, além de uma plataforma online com cursos de inglês, Excel, ferramentas Adobe, gestão, ética, administração, inovação, entre outros assuntos de desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, também há um trabalho com as escolas para levar educação financeira a crianças e adolescentes, eventos culturais, além de outros programas sociais e educacionais.

4. Proximidade com a comunidade

O trabalho das cooperativas de crédito colabora de maneira especial para o desenvolvimento de comunidades e bairros específicos, uma vez que o dinheiro investido retorna à comunidade e sua economia local, seja por meio do investimento das sobras ou da realização de atividades educacionais, mas principalmente pelo estímulo à geração de negócios, empregos e renda. “A Viacredi oferece incentivo para que os empreendedores participem de feiras de negócios, apoia iniciativas de desenvolvimento e oferece aos cooperados as orientações de consultores de negócios. Essa é a chamada economia colaborativa, em que o cooperado, a cooperativa e toda a comunidade se ajudam e crescem juntos”, ressalta.

5. Atendimento personalizado

Pela proximidade com a comunidade, essas instituições financeiras oferecem um atendimento mais personalizado e próximo à população. O objetivo é especialmente entender as necessidades e quais os serviços e produtos mais adequados a cada pessoa. Além dos postos de atendimento presenciais, os cooperados da Viacredi também podem contar com canais digitais como o aplicativo, conta online, caixas eletrônicos e redes sociais.

Share on:
WhatsApp

O post Você sabe a diferença entre uma cooperativa de crédito e um banco? Confira cinco vantagens de ser um cooperado, por Vanildo Leoni apareceu primeiro em Portal do Cooperativismo Financeiro.



Sicoob é 11ª maior instituição financeira do País

14 de Janeiro de 2020, 10:14, por Portal do Cooperativismo Financeiro - 0sem comentários ainda

O Sicoob ocupa cinco posições de destaque em rankings do anuário Valor Grandes Grupos 2019.

Brasília, 10 de janeiro de 2020 – O Sicoob, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, alcançou o 11º lugar dentre as 20 maiores empresas do mercado financeiro no país, com uma receita de R$ 15.7 bilhões em 2018. A colocação foi divulgada pelo anuário Valor Grandes Grupos, em um ranking realizado pelo jornal Valor Econômico, em dezembro de 2019.

O Sicoob ocupou, ainda, a 62ª posição no ranking dos 200 maiores grupos empresariais do país. Entre as empresas da área financeira, o Sistema conquistou a 6ª colocação na lista dos 20 maiores em lucro líquido, com R$ 3.08 bilhões; o 7º lugar dos 20 maiores em patrimônio líquido, com R$ 21.3 bilhões, um aumento de 15% em comparação com o período anterior e a 14ª posição entre os 20 melhores em rentabilidade patrimonial, com 14.5% do PL.

“Os resultados de 2018 confirmam a solidez financeira do Sicoob e demonstram que somos o maior Sistema em nosso setor. Tais números respaldaram a abertura de 244 novas agências, além de proporcionar um aumento de 9,2% em ofertas de emprego, atingindo 41.173 colaboradores no período vigente do ranking. Assim, contribuímos ainda mais com o desenvolvimento econômico em todos os estados brasileiros, seja fazendo parte da vida financeira de nossos cooperados, seja ampliando a oferta”, comemora Francisco Reposse Junior, diretor de Desenvolvimento e Supervisão do Sicoob Confederação.

O anuário Valor Grandes Grupos oferece organogramas da organização de cada empresa contemplada, informações detalhadas, análises e projeções. O Valor Econômico é o maior jornal especializado em economia, negócios, investimentos e finanças. É a principal referência no setor. Com base nos balanços de 2018, as tabelas e organogramas apresentados no anuário são fruto de um amplo e criterioso trabalho do Valor Econômico.

Sobre o Sicoob – O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, possui 4,6 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por mais de 420 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas/entidades de: meios eletrônicos de pagamento, consórcios, DTVM, seguradora e previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a quinta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 3,1 mil pontos de atendimento. As cooperativas integrantes do Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. Mais informações acesse: www.sicoob.com.br.

Share on:
WhatsApp

O post Sicoob é 11ª maior instituição financeira do País apareceu primeiro em Portal do Cooperativismo Financeiro.



Categorias

Gestão de Pessoas em Cooperativas, Desenvolvimento territorial, Finanças Solidárias, Crédito, Crédito e finanças
Tags deste artigo: cooperativa banco crédito finanças