Ir para o conteúdo
ou

Contabilidade Cooperativista

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Contadores de cooperativas baianas são certificados no encerramento do Formacont

2 de Outubro de 2018, 16:45 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3 vezes
Encerramento formacont 3

O Cooperativismo Baiano pode contar com contadores ainda mais qualificados para contribuir com o desenvolvimento da gestão contábil das cooperativas. Isso porque, após cinco módulos, contadores que atuam em cooperativas baianas e estão regulares com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia – CRCBA, finalizaram o Formacont – Formação de Contadores Cooperativistas.

Essa capacitação, promovida pelo Sescoop/BA, começou em janeiro deste ano e finalizou no dia 21 de setembro. O objetivo foi aprimorar o conhecimento desses profissionais na elaboração de prestação de contas e demonstrações contábeis, de acordo com as exigências da lei do cooperativismo e das Normas Técnicas do Conselho Federal de Contabilidade aplicadas às Sociedades Cooperativas. Foram, ao todo, 50 participantes certificados, após vivenciarem 80h e aprofundarem conhecimentos sobre: Elaboração de Prestação de Contas e Demonstrações Contábeis, Legislação aplicada às Cooperativas, Tributação aplicada às Cooperativas e Obrigações Acessórias.

Representando a Comissão Técnica de Contabilidade para Cooperativas, André Luís Barbosa, Vice-presidente do CRCBA, expressou a sua satisfação em ter participado do encerramento do Formacont. Para ele, essa capacitação traz um entendimento da importância que se tem de fazer uma contabilidade correta, com qualidade, voltada para as cooperativas. “Não adianta apenas desenvolver o trabalho pautado com fins econômicos, sem se preocupar com as obrigações fiscais, trabalhistas, que perpassam pelas questões burocráticas. Inclusive, isso faz as entidades crescerem bastante”.

A contadora Rejane Salete, que presta serviço para cooperativas de Barreiras e região, como a Coopeb, evidenciou a carência que tinha de capacitações voltadas para a gestão contábil das cooperativas e o Formacont veio suprir essa demanda. “Temos muito material para colocar em prática e fazer o diferencial no dia a dia do nosso trabalho junto às cooperativas”, disse.

Para José Oliveira Reis, contador de cooperativas sediadas em Itabuna, como a Coopsul, destacou que essa formação, além de ter agregado muito conhecimento, possibilitou a troca de experiências: “Foi muito bom conhecer outros colegas da área e trocar experiências. Saber se eles trabalham da mesma forma que nós. Nos comunicamos e isso foi um ganho”.

Todos os que participaram vão poder contabilizar as horas do curso como pontuação por carga horária junto ao Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA), pois o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA é credenciado como Unidade Capacitadora do Programa de Educação Profissional Continuada (EPC) do CRCBA.

Promovendo o Formacont e outras capacitações voltadas para os profissionais de contabilidade, o Sescoop/BA reafirma seu compromisso de contribuir para a melhoria da gestão contábil das cooperativas baianas, por acreditar que a formação continuada é uma das formas mais eficazes. 

Veja mais fotos clicando AQUI.

Por Ascom Sescoop/BA

 

Encerramento formacont 1


Fonte: Comunicação - Sistema OCEB

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.