Ir para o conteúdo
ou

Contabilidade Cooperativista

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

31 de Janeiro de 2013, 0:00 , por Rede Ola.coop.br - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Contadores de cooperativas baianas são certificados no encerramento do Formacont

2 de Outubro de 2018, 16:45, por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda

O Cooperativismo Baiano pode contar com contadores ainda mais qualificados para contribuir com o desenvolvimento da gestão contábil das cooperativas. Isso porque, após cinco módulos, contadores que atuam em cooperativas baianas e estão regulares com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia – CRCBA, finalizaram o Formacont – Formação de Contadores Cooperativistas.

Essa capacitação, promovida pelo Sescoop/BA, começou em janeiro deste ano e finalizou no dia 21 de setembro. O objetivo foi aprimorar o conhecimento desses profissionais na elaboração de prestação de contas e demonstrações contábeis, de acordo com as exigências da lei do cooperativismo e das Normas Técnicas do Conselho Federal de Contabilidade aplicadas às Sociedades Cooperativas. Foram, ao todo, 50 participantes certificados, após vivenciarem 80h e aprofundarem conhecimentos sobre: Elaboração de Prestação de Contas e Demonstrações Contábeis, Legislação aplicada às Cooperativas, Tributação aplicada às Cooperativas e Obrigações Acessórias.

Representando a Comissão Técnica de Contabilidade para Cooperativas, André Luís Barbosa, Vice-presidente do CRCBA, expressou a sua satisfação em ter participado do encerramento do Formacont. Para ele, essa capacitação traz um entendimento da importância que se tem de fazer uma contabilidade correta, com qualidade, voltada para as cooperativas. “Não adianta apenas desenvolver o trabalho pautado com fins econômicos, sem se preocupar com as obrigações fiscais, trabalhistas, que perpassam pelas questões burocráticas. Inclusive, isso faz as entidades crescerem bastante”.

A contadora Rejane Salete, que presta serviço para cooperativas de Barreiras e região, como a Coopeb, evidenciou a carência que tinha de capacitações voltadas para a gestão contábil das cooperativas e o Formacont veio suprir essa demanda. “Temos muito material para colocar em prática e fazer o diferencial no dia a dia do nosso trabalho junto às cooperativas”, disse.

Para José Oliveira Reis, contador de cooperativas sediadas em Itabuna, como a Coopsul, destacou que essa formação, além de ter agregado muito conhecimento, possibilitou a troca de experiências: “Foi muito bom conhecer outros colegas da área e trocar experiências. Saber se eles trabalham da mesma forma que nós. Nos comunicamos e isso foi um ganho”.

Todos os que participaram vão poder contabilizar as horas do curso como pontuação por carga horária junto ao Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA), pois o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA é credenciado como Unidade Capacitadora do Programa de Educação Profissional Continuada (EPC) do CRCBA.

Promovendo o Formacont e outras capacitações voltadas para os profissionais de contabilidade, o Sescoop/BA reafirma seu compromisso de contribuir para a melhoria da gestão contábil das cooperativas baianas, por acreditar que a formação continuada é uma das formas mais eficazes. 

Veja mais fotos clicando AQUI.

Por Ascom Sescoop/BA

 

Encerramento formacont 1



SESCOOP/BA é credenciado pelo CRC-BA

8 de Maio de 2018, 13:25, por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA foi credenciado como Unidade Capacitadora do Programa de Educação Profissional Continuada (EPC) do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA). Essa habilitação significa que os cursos voltados para contadores, a exemplo do FORMACONT - Formação de Contadores Cooperativistas, passam a atender à EPC, conferindo pontuação por carga horária aos profissionais de contabilidade participantes.

Desde janeiro deste ano, contadores das cooperativas baianas, funcionários ou terceirizados, regulares com o Conselho Regional de Contabilidade, indicados pelas cooperativas do Sistema OCEB, estão participando do FORMACONT e tendo a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na elaboração de prestação de contas e demonstrações contábeis de acordo com as exigências da lei do cooperativismo e das Normas Técnicas do Conselho Federal de Contabilidade aplicadas às Sociedades Cooperativas.

Para Livia Conceição, Gerente de Operações do SESCOOP/BA e integrante da Comissão de Contabilidade para as Cooperativas do CRC-BA, esse credenciamento representa “a preocupação do Sistema OCEB em oferecer capacitações que visam atualizar, aprimorar e expandir os conhecimentos e competências técnicas para os contadores em prol da qualidade dos serviços prestados às sociedades cooperativas e em consonância com a Norma Brasileira de Contabilidade – NBC PG 12(R2) que dispõe sobre a Educação Profissional Continuada”.

Ao promover o FORMACONT e outras capacitações voltadas para os profissionais de contabilidade o SESCOOP/BA busca continuamente melhorar a gestão contábil das cooperativas baianas, confirmando que a formação continuada é uma das formas mais eficazes. 

Por Ascom SESCOOP/BA



Contadores das cooperativas baianas têm formação continuada

23 de Janeiro de 2018, 14:16, por Portal Bahia Cooperativo - 0sem comentários ainda

Contribuir para melhorar a gestão contábil das cooperativas baianas é uma das prioridades do Sistema Cooperativista Baiano e, para isso, a formação continuada é uma das formas mais eficazes. Como desdobramento do último Encontro dos Contadores Cooperativistas, o SESCOOP/BA, em parceria com a OCEB, organizou o Formacont – Formação de Contadores Cooperativistas, que iniciou o primeiro módulo nos dias 18 e 19 de janeiro.

Essa capacitação é voltada para contadores das cooperativas baianas, funcionários ou terceirizados, regulares com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia e com o Sistema OCEB.

A abertura do Formacont foi feita por Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB, que destacou a grande adesão do público, mais de 50 participantes, e da importância dos contadores desenvolverem um bom trabalho para apresentar de forma qualificada para os associados e também para a sociedade os resultados contábil e financeiro das cooperativas. Depois, ele passou a condução do dia para o instrutor com vasta experiência em contabilidade cooperativista, Dorly Dickel, responsável por ministrar o primeiro módulo da capacitação: “Elaboração de Prestação de Contas e Demonstrações Contábeis”.

Dorly explicou que o conteúdo desse módulo traria temas atuais sobre contabilidade cooperativista e assuntos que constam nos manuais de contabilidade, tanto os já existentes quanto os em elaboração, do Sistema OCB. Ele avaliou como muito positiva a realização de formação continuada e explicou por que: “Eu sempre digo que a gente não deve fazer formação continuada porque é obrigado a fazer, mas porque é necessária para o profissional se manter atalizado e prestar um bom serviço para seu cliente (cooperativa, associado), principalmente porque tudo isso implica na prestação de contas ao fisco e na entrega de informações úteis para ajudar o gestor na tomada de decisões”.

O contador da Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo - COOMAP, Diego Araújo, falou sobre a sua expectativa em relação ao Formacont: “espero que o curso atenda a necessidade cotidiana dos contadores, com debates e informações pertinentes ao dia a dia dos contadores de cooperativas, a fim de prestarmos um melhor serviço com relação às especificações do cooperativismo”. Ele também ressaltou que ao participar de formações desse tipo terá mais condição de aperfeiçoar a contabilização, bem como as orientações aos dirigentes para as tomadas de decisões tanto no aspecto tributário quanto operacional, e fazer com que a cooperativa cresça e evite prejuízos fiscais.

Sobre o Formacont

A capacitação acontece em Salvador e está dividida em 5 módulos, com horária de 16 horas cada, totalizando 80 horas. Confira os assuntos e datas de todos os módulos:

- Módulo I: Elaboração de Prestação de Contas e Demonstrações Contábeis (Parte I) - 18 e 19/01

- Módulo II: Legislação Aplicada às Cooperativas - 19 e 20/03

- Módulo III: Tributação aplicada às Cooperativas - 21 e 22/05

- Módulo IV: Obrigações Acessórias - 16 e 17/07

- Módulo V: Elaboração de Prestação de Contas e Demonstrações Contábeis (Parte II) - 20 e 21/09

 

Confira fotos na Galeria de Imagens da comunidade. Clique aqui para acessar.

Por Ascom SESCOOP/BA



Participe do Formacont. Inscrições abertas!

4 de Janeiro de 2018, 12:00, por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda

Convite formacont rev



Encontro de contadores cooperativistas aconteceu em Salvador

26 de Outubro de 2017, 16:50, por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda

Neste mês que se celebra o Dia do Contador, o SESCOOP/BA em parceria com a OCEB, promoveu nos dias 18 e 19, em Salvador, a sétima edição do Encontro dos Contadores, evento que já faz parte do calendário do sistema cooperativista baiano como um dos principais na área de contabilidade.

O evento reuniu um público de mais 60 pessoas, sendo formado por funcionários que atuam na contabilidade e contadores prestadores de serviço das cooperativas da Bahia, colaboradores da OCEB e do SESCOOP/BA e representantes do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia – CRCBA.

O superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista, deu as boas-vindas aos participantes e explicou sobre o objetivo do encontro de esclarecer sobre assuntos pertinentes às áreas contábil e tributária das cooperativas, e suas especificidades, já que a contabilidade tem impacto na gestão, influenciando diretamente nas decisões dos dirigentes nas cooperativas.

O presidente do CRCBA, Antônio Nogueira, marcou presença na abertura do encontro, e evidenciou que as ações de parceria entre o conselho e o sistema cooperativista baiano demonstra a importância e o crescimento dos setores ligados ao cooperativismo nas atividades contábeis do país e necessidade de fortalecer a formação e capacitação dos contadores que atuam nesses setores. “As normas voltadas para o setor de cooperativas sempre estão em evidência e em estudo, buscando, com isso, o aperfeiçoamento da atividade e que os laudos contábeis, voltados para o setor de cooperativa, externem a realidade das finanças das cooperativas para que a sociedade possa, sobretudo, confiar e investir, cada vez mais, no setor cooperativista”, ressaltou.

A programação do evento, no primeiro dia, contou com a palestra sobre “A Responsabilidade do Contador e seu Reflexo nas Demonstrações Contábeis”, realizada por Luiz Fernando Nóbrega, Vice-presidente de Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade, que abordou sobre diferentes aspectos da responsabilidade do profissional contábil e como esses profissionais podem ajudar a detectar situações que envolvem corrupção. Luís Augusto Gomes, representante da Unimed Itabuna, avaliou positivamente a palestra, pois chamou atenção sobre a responsabilidade do contador.

Após a palestra, foi iniciado o curso sobre “Enquadramento CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas e FPAS - Fundo Previdenciário de Assistência Social”, que finalizou no dia seguinte.  

Para Nelson Lopes, contador da Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia - COOPROESTE, os temas tratados no encontro são oportunos, já que os profissionais que atuam nas organizações, e nas cooperativas não é diferente, precisam saber como evitar, detectar e tratar qualquer irregularidade ou inconformidade que possa ocorrer.

O encontrou também oportunizou a apresentação da Comissão Técnica de Contabilidade para Cooperativas do CRCBA, instituída em abril desse ano para promover, segundo o coordenador da comissão, Valmir Lima, a interação e aproximação entre os contadores e cooperativas da Bahia, entre o CRCBA e o Sistema OCEB para receber as demandas dos profissionais, verificar a melhor forma de atendê-los e melhorar a qualidade da atividade e das demonstrações contábeis.

Esse encontro faz parte de mais uma ação do SESCOOP/BA de promover capacitações que busquem melhorar a gestão contábil e financeira das cooperativas baianas.

Por ASCOM SESCOOP/BA

Confira mais fotos clicando AQUI.