Mas afinal, o que são redes sociais de nicho?
23 de Novembro de 2018, 20:57 - sem comentários ainda
Imagem: <a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fundo">Fundo vetore desenhado por Iconicbestiary - Freepik.com</a>
Quando se fala em mídias sociais, logo pensamos nas redes mais populares e em evidência como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram. Ao tentar promover uma discussão qualificada em tais mídias sobre uma temática específica, as postagens acabam se perdendo entre fotos de amigos e vídeos engraçados. As discussões em redes sociais de nicho costumam ser mais relevantes, profundas e frequentes.
Nichos são pequenos grupos de pessoas que possuem um interesse ou necessidade bastante específicos. As redes sociais de nicho têm como objetivo reunir essas pessoas e propiciar um ambiente em que elas possam interagir e trocar informações relacionadas apenas àquele assunto. Os temas são variados e as possibilidades infinitas, desde economia solidária, cooperativismo a amantes de software livre.
As redes sociais de nicho permitem que a sua organização se comunique com o seu público-alvo — é a segmentação da segmentação. Nesses canais, os usuários costumam estar mais abertos ao diálogo e a conhecerem novas pessoas e opiniões, justamente porque estão buscando mais informações sobre o tema em que possuem interesse.
Para empresas, principalmente de pequeno porte, as mídias sociais de nicho são ótimas alternativas, já que oferecem a possibilidade de trabalhar uma comunicação segmentada, criando um diálogo direto e eficaz com os usuários da marca. Desta forma, diminui-se o caminho que a mensagem percorre até o receptor, aumentando seu poder de engajamento, participação e persuasão.
Como criar uma rede social de nicho?
Em vez de ficar brigando num oceano cheio de pessoas e de marcas, seja ouvido e estabeleça a sua marca em uma rede qualificada. O Noosfero é o carro chefe da Colivre: uma plataforma sobre a qual a sua organização pode ter a própria rede social.
O Noosfero é uma plataforma web livre para provedores autônomos de redes sociais e sites 2.0, com características que permitem uma fácil adaptação do sistema para as mais variadas necessidades de comunicação por meio da criação de redes sociais, sites e blogs na Internet
. Com essa plataforma livre, uma organização/empresa pode deixar de ser apenas "usuária" e passar a ser provedor de uma rede social e de sites 2.0 ao mesmo tempo.
Visite nosso site e conheça nossos cases: http://colivre.coop.br/cases/
Ficou ainda mais interessado? O atendimento colaborativo e direto com os sócios cooperados, profissionais qualificados com ampla experiência de mercado e acadêmica, e prontos para atendê-lo de forma personalizada (atendimento pelo dono em toda questão técnica).
Fale conosco: http://colivre.coop.br/contato/
O Brasil foi representado pela Colivre na V Cumbre Cooperativa de Las Américas
29 de Outubro de 2018, 2:52 - sem comentários ainda
Entre os dias 23 e 26 de outubro de 2018, durante os eventos que integravam a V Cumbre Cooperativa de Las Américas, representantes de diversos países do continente americano se reuniram na capital da Argentina para discutir o papel da cooperação na solução dos desafios globais da atualidade.
A Colivre representou o Brasil no "Foro de Tecnologias de la Información y Comunicación" que contou ainda com a presença de representantes do Uruguai, Argentina, Colômbia, Paraguai, Chile e Jamaica para propor e debater soluções cooperativas nos setores da Internet e Telecomunicações.
Dentro do entendimento de que o desenvolvimento de tecnologias autônomas e do cooperativismo de plataforma é um eixo fundamental para concepções de soluções para os atuais desafios globais, a Colivre apresentou o exemplo de intercooperação da Rede Olá, assim como de outras redes socias autônomas criadas a partir da plataforma livre Noosfero. A Rede Olá, que se propõem a ser uma rede social cooperativista, foi concebida pela Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB) e viabilizada tecnicamente pela cooperativa Colivre. Para isso, a Olá utiliza o software livre Noosfero, reunindo funcionalidades de rede social, sites e um catálogo online das cooperativas baianas.
Além das redes sociais, outra importante temática discutida foi o mercado das telecomunicações e a experiência da Cámara de Cooperativas de Telecomunicaciones (CATEL): uma entidade sem fins-lucrativos criada a partir de uma rede entre cooperativas da Argentiva para prover serviços e tecnologias de telecomunicação.
V Cumbre Cooperativa de Las Américas é um esforço do cooperativismo nas Américas para analisar a realidade, debater propostas e definir iniciativas conjuntas em função do desenvolvimento do cooperativismo como parte da comunidade internacional.
Colivre abre vaga para estágio para secretariado e administração
8 de Agosto de 2018, 18:33 - sem comentários aindaA Cooperativa de Trabalho em Tecnologias Livre - Colivre inicia processo seletivo para vaga de estágio para secretariado e administração. Para se candidatar à vaga é necessário estar cursando a partir do 3º semestre do curso de Secretariado Executivo ou Administração e ter disponibilidade para trabalhar 20 horas semanais, de segunda a sexta-feira no turno vespertino. Com foco em secretaria e administrativo, as atividades a serem desempenhadas no estágio são: gestão de arquivos, documentos, correspondências, atendimento telefônico, rotinas de secretaria, documentos financeiros, comunicação com a contabilidade, entre outras.
O valor da bolsa estágio é de R$ 600,00 + auxílio transporte. As pessoas interessadas na vaga devem enviar seus currículos para o e-mail contato@colivre.coop.br com o assunto [Estágio secretariado].
A Colivre é uma cooperativa que atua no ramo de tecnologia, especificamente desenvolvendo soluções para Internet, que já tem 12 anos de atuação no mercado, tendo realizado projetos de alcance nacional e internacional. O modelo de negócios da cooperativa se baseia nos princípios da Economia Solidária e do Software Livre.
Governo da Bahia utiliza Noosfero em consulta pública para a Lei de Inovação Tecnológica
3 de Julho de 2018, 15:05 - sem comentários aindaO Governo da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), com apoio tecnológico da Cooperativa de Tecnologias Livres - Colivre, realiza consulta pública para receber contribuições com o propósito de aperfeiçoar a minuta da Lei de Inovação que está em fase final de formulação para ser encaminhada para a Assembleia Legislativa. Os interessados devem acessar o site https://consultapublica.colivre.net/, onde encontrarão os passos para dar suas contribuições entre os dias 29 de junho e 31 de julho.
Através de parceria com a SECTI, a Colivre concedeu o ambiente em que se encontra o texto da minuta para duscissão e comentários através de uma comunidade numa rede Noosfero. Sendo uma plataforma livre para criação de redes sociais das mais variadas temáticas e necessidades de comunicação, o Noosfero conta com uma série de ferramentas para a participação social e consultas públicas nas decisões de governos. Por isso, o Noosfero já é utilizado pela Plataforma Nacional de Participação Social (Participa.br), pelo governo do Maranhão (Participa.MA) e pelo governo de Minas, através do Participa.MG.
A minuta é resultado de um amplo processo de debates com os segmentos organizados da sociedade baiana, como universidades, pesquisadores, Fieb, Faeb, Fecomércio, startups, Academia Baiana de Ciência e também através de seminário e audiência pública, além de técnicos de órgãos públicos. Através da consulta pública, a Secti amplia o processo de participação para toda população que queira contribuir, fazendo o uso da tecnologia para fortalecer a democracia.
A Secti criou desde o início do ano um Grupo de Trabalho para atualizar o Marco Legal e a Política Estadual de CT&I com a participação de membros do ecossistema e de secretarias de governo com afinidades com a temática. Desde então, várias ações são desenvolvidas para dotar o estado de condições necessárias para aprofundar a inserção dinâmica no cenário nacional.
Colivre abre seleção para estágio com foco em marketing e vendas
28 de Maio de 2018, 18:29 - sem comentários aindaA Colivre - Cooperativa de Tecnologias Livres está com processo seletivo aberto para uma vaga de estágio destinada a estudantes dos cursos de administração, comunicação, jornalismo, publicidade, marketing ou áreas relacionadas. Para se candidatar à vaga é necessário estar cursando a partir do quarto semestre da graduação e ter disponibilidade de 20 horas semanais de segunda a sexta-feira no turno vespertino. As pessoas interessadas devem preencher o formulário contido neste link além de enviar currículo e histórico da faculdade até o dia 15/06/2018. Importante: só serão aceitos currículos de pessoas que preencham o formulário.
Dentre as atividades previstas para a vaga estão:
- Auxílio na definição de estratégias de vendas e lançamento de novos produtos
- Auxiliar na elaboração de propostas comerciais e projetos para captação de recursos
- Auxílio pesquisa de mercado e análise do público alvo
- Apoio nas ações comerciais desenvolvidas
- Auxiliar em conteúdos de marketing digital
- Relacionamento Interpessoal através do contato com clientes e reuniões presenciais
- Atendimento ao público
- Registrar informações referentes a negociações efetuadas
Diferencial:
- Disposição para trabalho em equipe
- Proatividade
- Criatividade
- Boa comunicação
- Bom relacionamento interpessoal
Requisito: estar cursando a partir do 4º semestre de ensino superior em Publicidade, Administração, Comunicação Social, Marketing ou áreas relacionadas
Turno: Vespertino
Carga horária: 20 horas semanais
Valor da Bolsa: R$ 600,00 + Transporte