Ir para o conteúdo
 

Blog RSS feed

ou

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

31 de Janeiro de 2013, 0:00 , por Rede Ola.coop.br - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Licenciado sob CC (by)

Colivre em ritmo de retrospectiva 2013

19 de Dezembro de 2013, 11:56, por Rede Ola.coop.br - 0sem comentários ainda

Final de ano tem seu tradicional script: todo mundo relembra o que passou, faz avaliações e traça novos planejamentos. A Colivre não ficou de fora da onda "Retrospectiva 2013" e faz sua própria viagem pelos momentos mais marcantes desse ano que se despede.

Ao longo de 2013 mantivemos nossas tradicionais atividades na área de tecnologias livres e também desenvolvemos e colaboramos com novos projetos, além de construirmos novas parcerias.

Foto: Almoço de fim de ano (2013) entre a equipe da Colivre.

Este ano, a Colivre colaborou para o lançamento de 18 versões do Noosfero,  com a participação de toda comunidade em torno desse projeto de software livre que não para de crescer!  :)

Afinal, essa plataforma web livre, que nasceu aqui no Nordeste do Brasil, serviu de base para o desenvolvimento de importantes projetos de redes sociais em 2013, entre eles: o Portal da Participação Social, lançado pela Presidência da República para discussão sobre a Política Nacional de Participação Social; a rede social corporativa do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), #você.serpro; a nova versão da rede social e acadêmica da Universidade de São Paulo (USP), como parte do Projeto Stoa, e a rede da Faculdade Gama da Universidade de Brasília (UNB) e da Comunidade.UnB.

Outro destaque é o primeiro projeto da Colivre com o Parque Tecnológico de Itaipu: a Rede de Tecnologias Sociais para o Mercosul, que está em fase de testes. E ainda vem mais novidades por aí, em 2014, com o lançamento do "Participa.br", plataforma para diálogo entre governo federal e sociedade civil, que  utiliza o Noosfero para promover a participação social; e da rede "Ola.coop.br" que visa a articulação e promoção do setor cooperativista na Bahia.

Em 2013 mergulhamos a fundo no "universo cirandeiro" com dois projetos que visam a disseminação do Cirandas.net, plataforma livre voltada para o fortalecimento da rede de Economia Solidária no país. As iniciativas envolvem atividades de formação, como cursos, oficinas e palestras, e também a criação de sites para empreendimentos do Recôncavo baiano, Chapada Diamantina e Região Metropolitana de Salvador.

Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e com apoio do Fundo de Cultura/Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), o projeto "Cirandas.net: Plataforma  livre  para  o  fortalecimento  da  rede  de  Economia Solidária no Recôncavo da Bahia" já promoveu a apropriação da plataforma de comércio eletrônico por dez empreendimentos baianos que, em breve, terão seus sites com lojas virtuais no ar.

Também desenvolvido em conjunto com a UFRB, mas com fomentos da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre-BA), um outro projeto está em andamento e entrará em 2014 com gás total para as atividades de formação e criação de sites para 15 empreendimentos da Bahia.

Foto: Jantar de comemoração de 30 anos do projeto GNU - Cooperatva Rango Vegan, Salvador.

Mas o ano não foi apenas de trabalho, teve também comemoração das mais importantes: 30 anos do projeto GNU. O início da história do Software Livre foi celebrado em Salvador, no mês de setembro, com um jantar árabe na cooperativa Rango Vegan. A Colivre, é claro, não poderia faltar. ;)

Em nossas andanças por aí, viajamos pela Bahia-Brasil-Mundo para participar e contribuir com eventos, momentos fundamentais para diálogos, colaborações e troca de energias.

A equipe Colivre apresentou trabalhos em eventos como o Flossie 2013, que reuniu desenvolvedoras de várias partes do mundo em Londres; o Coopera 2013, evento realizado no Uruguai com representantes da Economia Solidária do Mercosul; e ainda o III Fórum da Internet no Brasil, em Belém (PA).

Integrantes da Colivre também participaram dos debates promovidos pelo II Encontro de Conhecimentos Livres, que ocorreu este ano no Vale do Capão (Chapada Diamantina-BA), e atuaram na organização da primeira edição do Rails Girls em Salvador.

Por último, mas nem de longe menos importante, participamos da 14ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL14), um dos principais eventos de tecnologia livre e padrões abertos do mundo. Além de um estande na Mostra de Soluções e Negócios Livres, a equipe da Colivre e contribuiu em palestras, encontros, debates e no desenvolvimento do site desse grande evento.

Foto: Encontro da Comunidade Noosfero no estande da Colivre- FISL 14, Porto Alegre.

Por falar nisso, em 2014 já temos um novo encontro marcado em Porto Alegre para o FISL 15, que acontecerá entre os dias 7 e 10 de maio com o tema "Segurança e Privacidade: o Software Livre na luta contra a Espionagem".

Ufa... depois de tanto trabalho e belos desafios em 2013, esperamos que 2014 seja de muito trabalho colaborativo e liberdade tecnológica também!

A tod@s que nos acompanharam este ano, ficam aqui nosso eterno agradecimento por todo apoio e carinho! Temos plena consciência que fazemos parte de uma grande rede de pessoas e instituições  que acreditam e trabalham por valores e ideais, ou seja, não fazemos nada sozinhos! Fica então nosso desejo de um 2014 repleto de muita criatividade e boas energias, em especial, para tod@s vocês! :)