Entre os dias 23 e 26 de outubro de 2018, durante os eventos que integravam a V Cumbre Cooperativa de Las Américas, representantes de diversos países do continente americano se reuniram na capital da Argentina para discutir o papel da cooperação na solução dos desafios globais da atualidade.
A Colivre representou o Brasil no "Foro de Tecnologias de la Información y Comunicación" que contou ainda com a presença de representantes do Uruguai, Argentina, Colômbia, Paraguai, Chile e Jamaica para propor e debater soluções cooperativas nos setores da Internet e Telecomunicações.
Dentro do entendimento de que o desenvolvimento de tecnologias autônomas e do cooperativismo de plataforma é um eixo fundamental para concepções de soluções para os atuais desafios globais, a Colivre apresentou o exemplo de intercooperação da Rede Olá, assim como de outras redes socias autônomas criadas a partir da plataforma livre Noosfero. A Rede Olá, que se propõem a ser uma rede social cooperativista, foi concebida pela Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB) e viabilizada tecnicamente pela cooperativa Colivre. Para isso, a Olá utiliza o software livre Noosfero, reunindo funcionalidades de rede social, sites e um catálogo online das cooperativas baianas.
Além das redes sociais, outra importante temática discutida foi o mercado das telecomunicações e a experiência da Cámara de Cooperativas de Telecomunicaciones (CATEL): uma entidade sem fins-lucrativos criada a partir de uma rede entre cooperativas da Argentiva para prover serviços e tecnologias de telecomunicação.
V Cumbre Cooperativa de Las Américas é um esforço do cooperativismo nas Américas para analisar a realidade, debater propostas e definir iniciativas conjuntas em função do desenvolvimento do cooperativismo como parte da comunidade internacional.
0sem comentários ainda