Imagem: <a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fundo">Fundo vetore desenhado por Iconicbestiary - Freepik.com</a>
Quando se fala em mídias sociais, logo pensamos nas redes mais populares e em evidência como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram. Ao tentar promover uma discussão qualificada em tais mídias sobre uma temática específica, as postagens acabam se perdendo entre fotos de amigos e vídeos engraçados. As discussões em redes sociais de nicho costumam ser mais relevantes, profundas e frequentes.
Nichos são pequenos grupos de pessoas que possuem um interesse ou necessidade bastante específicos. As redes sociais de nicho têm como objetivo reunir essas pessoas e propiciar um ambiente em que elas possam interagir e trocar informações relacionadas apenas àquele assunto. Os temas são variados e as possibilidades infinitas, desde economia solidária, cooperativismo a amantes de software livre.
As redes sociais de nicho permitem que a sua organização se comunique com o seu público-alvo — é a segmentação da segmentação. Nesses canais, os usuários costumam estar mais abertos ao diálogo e a conhecerem novas pessoas e opiniões, justamente porque estão buscando mais informações sobre o tema em que possuem interesse.
Para empresas, principalmente de pequeno porte, as mídias sociais de nicho são ótimas alternativas, já que oferecem a possibilidade de trabalhar uma comunicação segmentada, criando um diálogo direto e eficaz com os usuários da marca. Desta forma, diminui-se o caminho que a mensagem percorre até o receptor, aumentando seu poder de engajamento, participação e persuasão.
Como criar uma rede social de nicho?
Em vez de ficar brigando num oceano cheio de pessoas e de marcas, seja ouvido e estabeleça a sua marca em uma rede qualificada. O Noosfero é o carro chefe da Colivre: uma plataforma sobre a qual a sua organização pode ter a própria rede social.
O Noosfero é uma plataforma web livre para provedores autônomos de redes sociais e sites 2.0, com características que permitem uma fácil adaptação do sistema para as mais variadas necessidades de comunicação por meio da criação de redes sociais, sites e blogs na Internet
. Com essa plataforma livre, uma organização/empresa pode deixar de ser apenas "usuária" e passar a ser provedor de uma rede social e de sites 2.0 ao mesmo tempo.
Visite nosso site e conheça nossos cases: http://colivre.coop.br/cases/
Ficou ainda mais interessado? O atendimento colaborativo e direto com os sócios cooperados, profissionais qualificados com ampla experiência de mercado e acadêmica, e prontos para atendê-lo de forma personalizada (atendimento pelo dono em toda questão técnica).
Fale conosco: http://colivre.coop.br/contato/
0sem comentários ainda