Ir para o conteúdo
 

Blog RSS feed

ou
 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Adoção de novas tecnologias na educação, oportunidade ou desafio?

14 de Dezembro de 2018, 12:35 , por Renata Amoedo - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 32 vezes

 

412241 pea211 543

 Fonte da imagem: <ahref='https://br.freepik.com/vetores-gratis/conceito-de-educacao-moderna-com-design-plano_2916224.htm'>Designed by Freepik</a>

Um dos principais desafios no cenário educacional da atualidade é a adoção das novas tecnologias. Isso porque, o acesso à informação possibilita que os alunos não dependam somente das aulas para o processo de aprendizagem.

O professor, que nunca será substituído por essas novas tecnologias, deve assumir o papel de orientador, contribuindo para que o aluno aprenda a selecionar as informações mais relevantes, possibilitando-os de fazer a diferença no futuro.

Diante deste contexto, o uso de interações em mídias sociais no ambiente educacional tem crescido nos últimos anos, mas ainda é preciso gerenciá-lo muito bem, pois segundo o relatório "2018 Global Digital" o brasileiro passa mais de 3 horas e meia por dia nas redes sociais.

Se os alunos passam horas nas redes sociais, a escola deve ocupar um espaço por lá também. Alguns educadores vão além e utilizam as redes sociais e tecnologias na própria sala de aula com o auxílio de dispositivos móveis, por exemplo, tornando o ambiente mais interativo e fazendo com que o estudante se identifique mais com o conteúdo.

Aulas mais interativas, mais dinâmicas e que adotam recursos tecnológicos para promover discussões tendem a despertar mais interesse dos estudantes.

De fato, lidar com as mudanças na educação nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, os educadores devem estar preparados para enfrentá-las, já que as transformações são inevitáveis.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.