Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
Tela cheia

Sicoob Coopere debate inclusão e educação financeira

10 de Novembro de 2015, 12:53 , por Ney Carlos da Silva e Silva - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 12 vezes

Ranúsio Cunha à esquerda e Maria Vandalva ao centro.

 

A presidenta do Conselho de Administração e o Diretor Geral do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira e Ranúsio Cunha, respectivamente, participaram nos dias 04 e 05 de novembro do Fórum de Cidadania Financeira, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

O evento tratou de questões relacionadas à cidadania financeira e a seus pilares: a educação, a proteção e a inclusão financeira da população. Dentre os temas apresentados, Ranúsio Cunha debateu sobre a inclusão financeira dos pequenos negócios com destaque especial para o acesso dos Microempreendedores Individuais (MEI) a serviços financeiros - o que eles demandam e o que as instituições financeiras oferecem - e as iniciativas de educação financeira voltadas aos MEI.

"Destaco o crescimento do empreendorismo do cidadão brasileiro, já são mais de cinco milhões de microempreendedores individuais formalizados no Brasil. Por isso, o Sicoob atua no seu dia a dia com o objetivo de apoiar a profissionalização dessas pessoas. Assim, elas podem usufruir da melhor forma dos produtos e serviços financeiros oferecidos pela nossa cooperativa".

Desde quando foi criada a Lei 128/2008, o MEI aumenta a cada dia em número e em relevância para a economia brasileira, sendo reconhecido como importante instrumento de inclusão e desenvolvimento social. Esse público possui perfis e necessidades que os diferenciam de empresas de outros segmentos, demandando produtos e serviços financeiros específicos. Para atendê-los, é preciso, primeiro, conhecer como acessam e utilizam o sistema financeiro, quais os gargalos e dificuldades que encontram. "É nesse sentido que temos o Sicoob Solidário. Um programa de crédito que visa não apenas conceder recursos aos empreendedores, mas também orientá-los sobre como profissionalizar a gestão dos seus negócios", completou Ranúsio.

A oficina sobre cidadania e vulnerabilidade financeira contou com a participação de Maria Vandalva, com destaque para o papel da educação financeira na construção da cidadania e o uso de instrumentos de aplicação financeira pela população de baixa renda.

"As experiências compartilhadas demonstram que existem coisas interessantes acontecendo no campo da inclusão financeira, mas também demonstra, que promover cidadania financeira, onde as pessoas tenham acesso ao crédito e qualidade no seu uso, é uma tarefa de muita gente e perpassa por processos contínuos de educação que deve começar ainda na infância", avaliou Maria Vandalva.

O Banco Central do Brasil disponibiliza para toda a população o site www.cidadaniafinanceira.bcb.gov.br. Nele é possível encontrar cursos gratuitos sobre educação financeira, videos educativos, calculadora do cidadão, entre outras ferramentas que ajudam as pessoas a administrarem melhor as finanças pessoais.


Sobre o Fórum de Cidadania Financeira

Desde 2002, o Banco Central reúne atores do setor público e privado para debater soluções e articular parcerias que promovam a adequada inclusão financeira do brasileiro. Ao longo desse período, o escopo das discussões foi ampliando-se gradativamente, à medida em que crescia também o reconhecimento dos diversos elementos necessários a uma inclusão financeira de qualidade. Assim, os primeiros seminários, em 2002 e 2003, tiveram como foco o microcrédito.

Entre 2003 e 2008, passou-se a abordar as questões relacionadas a microfinanças e, em 2009, os debates ganharam mais densidade, com os Fóruns Banco Central sobre Inclusão Financeira, reunindo centenas de representantes de diversas instituições e organizações da sociedade civil. Em suas edições, os Fóruns consolidaram-se como espaço privilegiado de discussão sobre inclusão financeira e contribuíram para amadurecer o debate que agora ruma em direção à cidadania financeira.

Saiba mais sobre o Fórum em www.cidadaniafinanceira.bcb.gov.br/forum


Fonte: Sicoob Coopere

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.