Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Notícias

31 de Janeiro de 2013, 0:00 , por Rede Ola.coop.br - | 6 pessoas seguindo este artigo.

Seja bem-vind@ à central de notícias do Sistema OCEB. Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece no universo do cooperativismo baiano.

 


Cooperativa de Irecê realiza Semana Pedagógica 2012

6 de Fevereiro de 2012, 3:00, por Portal Bahia Cooperativo

A COPERIL - Cooperativa de Ensino da Região de Irecê/BA, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia - Sescoop/BA, realizou de 24 a 27 de janeiro sua Semana Pedagógica 2012, tendo como principais objetivos discutir e vivenciar os princípios cooperativistas e o trabalho em equipe. Através do curso Pedagogia da Cooperação, ministrado pelo professor Dr. Fábio Otuzi Brotto os participantes trocaram experiências e puderam refletir sobre o papel do cooperativismo para a promoção da educação de qualidade.Para a Coordenadora de Educação Infantil, Leiliane Gama, os quatro dias de encontro foram renovadores. "Acredito que todos que participaram desta formação, saíram com experiências inovadoras e com a sensação de que o ano letivo de 2012 começa com boas perspectivas, diante do encantamento e vontade de pormos em prática o que aprendemos sempre de forma otimista e perseverante", afirmou.A Semana Pedagógica de 2012 apresentou novidades para os profissionais que compõem a COPERIL, segundo relatos da Coordenadora do Ensino Fundamental, Normandia Pimentel. "Ao longo dos anos começamos as nossas semanas pedagógicas falando das questões do nosso cotidiano escolar, falando da nossa prática pedagógica. Neste ano, fomos presenteados em um encontro com o Prof. Fábio Brotto para falarmos do bem estar coletivo. Nestes dias de reflexão tivemos a oportunidade de conhecer melhor os pilares que dão sustentação ao fazer cooperativo que são: dar e receber, desapego, integridade, observação e compartilhamento", relatou a educadora. Há 20 anos, a COPERIL atua na cidade de Irecê/BA alinhando educação de qualidade e preços acessíveis às diversas parcelas da sociedade.



Cooperativa de Irecê realiza Semana Pedagógica 2012

6 de Fevereiro de 2012, 3:00, por Portal Bahia Cooperativo


Cooperativas de crédito recebem capacitação sobre condução de assembleias

31 de Janeiro de 2012, 3:00, por Portal Bahia Cooperativo

Representantes das cooperativas de crédito da Bahia e Sergipe se reuniram nesta segunda-feira, 30 de janeiro, para participar do Curso de Condução e Realização de Assembleias, que teve com foco as ferramentas Sisorf e Unicad. O treinamento foi ministrado por Ormina Ferreira e Diego Silva do Banco Central do Brasil (BCB), no auditório do Hotel da Aeronáutica, Ondina, Salvador/BA. Segundo o presidente da OCEB-SESCOOP/BA, Cergio Tecchio, o curso surgiu da necessidade apresentada pelas cooperativas de crédito em entender os processos assembleares junto ao Banco Central do Brasil. "A expectativa é que haja uma melhora significativa na elaboração dos processos assembleares realizados pelas cooperativas de crédito. Em conseqüência, esperamos mais rapidez na aprovação dos projetos", ressalta. O curso foi promovido pelo Banco Central do Brasil, por meio da Gerência Técnica Regional do Departamento de Organização do Sistema Financeiro (Bacen/Deorf/Gtsal), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/BA), em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB). Segundo Ormina Ferreira, os problemas mais recorrentes nos processos assembleares são as falhas na instrução dos processos, como por exemplo, a falta de toda documentação necessária. "Quanto mais instruída uma cooperativa estiver, mas rápido ela receberá respostas aos seus processos", destaca. De acordo com o BCB, o Sisorf - Manual de Organização do Sistema Financeiro "tem por objetivo fornecer meio de consulta às informações sobre os aspectos legais, regulamentares e operacionais relativos aos atos que dependem de autorização do Banco Central do Brasil, de instituições financeiras, demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil e administradoras de consórcio." Segundo Diego Silva, não faz parte da cultura das cooperativas consultar o Sisorf, o que acaba dificultando o registro dos dados na Unicad. "Consequentemente, as cooperativas acabam se prejudicando na instrução dos pleitos junto ao Banco Central", completa. O objetivo do curso é capacitar as cooperativas para dissolver esta realidade.



Sicoob Crediconquista inaugura nova agência

31 de Janeiro de 2012, 3:00, por Portal Bahia Cooperativo

No dia 25 de janeiro, o SICOOB Crediconquista inaugurou em Poções/BA seu primeiro Posto de Atendimento Cooperativo (PAC), o SICOOB Poções-BA. A cooperativa busca com a nova agência aumentar a base de cooperados, devido à receptividade da região e ao potencial que o mercado local oferece.Classificada como cooperativa de livre admissão, o Sicoob Crediconquista atua na cidade de Vitória da Conquista desde maio de 1998. "Temos uma grande área de atuação no total de 26 municípios, por isso estamos desenvolvendo ações para abrirmos novas agências", declara o presidente do Sicoob Crediconquista, Valeriano Severino.O vasto portfólio de produtos e serviços oferecidos pelo Sicoob é uma aposta da cooperativa para o sucesso da nova agência.



Cooperativas de crédito recebem capacitação sobre condução de assembleias

31 de Janeiro de 2012, 3:00, por Portal Bahia Cooperativo

Representantes das cooperativas de crédito da Bahia e Sergipe se reuniram nesta segunda-feira, 30 de janeiro, para participar do Curso de Condução e Realização de Assembleias, que teve com foco as ferramentas Sisorf e Unicad. O treinamento foi ministrado por Ormina Ferreira e Diego Silva do Banco Central do Brasil (BCB), no auditório do Hotel da Aeronáutica, Ondina, Salvador/BA.

Segundo o presidente da OCEB-SESCOOP/BA, Cergio Tecchio, o curso surgiu da necessidade apresentada pelas cooperativas de crédito em entender os processos assembleares junto ao Banco Central do Brasil. "A expectativa é que haja uma melhora significativa na elaboração dos processos assembleares realizados pelas cooperativas de crédito. Em conseqüência, esperamos mais rapidez na aprovação dos projetos", ressalta.

O curso foi promovido pelo Banco Central do Brasil, por meio da Gerência Técnica Regional do Departamento de Organização do Sistema Financeiro (Bacen/Deorf/Gtsal), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/BA), em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB).

Segundo Ormina Ferreira, os problemas mais recorrentes nos processos assembleares são as falhas na instrução dos processos, como por exemplo, a falta de toda documentação necessária. "Quanto mais instruída uma cooperativa estiver, mas rápido ela receberá respostas aos seus processos", destaca.

De acordo com o BCB, o Sisorf - Manual de Organização do Sistema Financeiro "tem por objetivo fornecer meio de consulta às informações sobre os aspectos legais, regulamentares e operacionais relativos aos atos que dependem de autorização do Banco Central do Brasil, de instituições financeiras, demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil e administradoras de consórcio."

Segundo Diego Silva, não faz parte da cultura das cooperativas consultar o Sisorf, o que acaba dificultando o registro dos dados na Unicad. "Consequentemente, as cooperativas acabam se prejudicando na instrução dos pleitos junto ao Banco Central", completa. O objetivo do curso é capacitar as cooperativas para dissolver esta realidade.



Categorias

Comunicação
Tags deste artigo: cooperativa cooperativismo Sescoop/BA rede olá Sistema OCEB OCEB