Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Notícias

31 de Janeiro de 2013, 0:00 , por Rede Ola.coop.br - | 6 pessoas seguindo este artigo.

Seja bem-vind@ à central de notícias do Sistema OCEB. Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece no universo do cooperativismo baiano.

 


Cooperativas de crédito recebem capacitação sobre condução de assembleias

31 de Janeiro de 2012, 3:00, por Portal Bahia Cooperativo

Representantes das cooperativas de crédito da Bahia e Sergipe se reuniram nesta segunda-feira, 30 de janeiro, para participar do Curso de Condução e Realização de Assembleias, que teve com foco as ferramentas Sisorf e Unicad. O treinamento foi ministrado por Ormina Ferreira e Diego Silva do Banco Central do Brasil (BCB), no auditório do Hotel da Aeronáutica, Ondina, Salvador/BA.

Segundo o presidente da OCEB-SESCOOP/BA, Cergio Tecchio, o curso surgiu da necessidade apresentada pelas cooperativas de crédito em entender os processos assembleares junto ao Banco Central do Brasil. "A expectativa é que haja uma melhora significativa na elaboração dos processos assembleares realizados pelas cooperativas de crédito. Em conseqüência, esperamos mais rapidez na aprovação dos projetos", ressalta.

O curso foi promovido pelo Banco Central do Brasil, por meio da Gerência Técnica Regional do Departamento de Organização do Sistema Financeiro (Bacen/Deorf/Gtsal), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/BA), em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB).

Segundo Ormina Ferreira, os problemas mais recorrentes nos processos assembleares são as falhas na instrução dos processos, como por exemplo, a falta de toda documentação necessária. "Quanto mais instruída uma cooperativa estiver, mas rápido ela receberá respostas aos seus processos", destaca.

De acordo com o BCB, o Sisorf - Manual de Organização do Sistema Financeiro "tem por objetivo fornecer meio de consulta às informações sobre os aspectos legais, regulamentares e operacionais relativos aos atos que dependem de autorização do Banco Central do Brasil, de instituições financeiras, demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil e administradoras de consórcio."

Segundo Diego Silva, não faz parte da cultura das cooperativas consultar o Sisorf, o que acaba dificultando o registro dos dados na Unicad. "Consequentemente, as cooperativas acabam se prejudicando na instrução dos pleitos junto ao Banco Central", completa. O objetivo do curso é capacitar as cooperativas para dissolver esta realidade.



Sicoob Crediconquista inaugura nova agência

31 de Janeiro de 2012, 3:00, por Portal Bahia Cooperativo



CRCBA e OCEB/SESCOOP-BA assinam acordo de cooperação durante Workshop

27 de Janeiro de 2012, 3:00, por Portal Bahia Cooperativo

No último dia 20 de janeiro, foi realizado o Workshop Sobre Escrituração Fiscal Digital (PIS/COFINS) fruto da parceria entre o Sistema OCEB/SESCOOP-BA e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), apoiados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC-BA) e a Receita Federal. O evento aconteceu no auditório da Fundação Visconde de Cairu, em Salvador (BA), onde mais de 300 participantes puderam tirar suas dúvidas a respeito da temática. O evento contou com a participação do presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB/SESCOOP-BA), Cergio Tecchio; do Presidente do CRCBA, Wellington do Carmo; da Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA, Maria Constança Carneiro Galvão; do Coordenador da Secretaria da Fazenda Municipal de Salvador, José Lucio Cardoso e o Delegado Adjunto da Receita Federal do Brasil, Cristiano Ribeiro Sampaio. Durante o Workshop, um convênio de cooperação mútua entre o CRCBA e a OCEB/SESCOOP-BA foi assinado com o intuito de promover eventos e estudos relacionados à contabilidade no contexto das cooperativas. O objetivo da parceria é capacitar os profissionais atuantes no segmento. Segundo Cergio Tecchio, a assinatura do convênio, que fazia parte do Planejamento Estratégico da OCEB, é um importante passo para desenvolver o cooperativismo baiano através do fortalecimento institucional e capacitação dos cooperados e colaboradores. "A classe contábil é umas das categorias profissionais envolvidas com as cooperativas e cooperativismo, mas nem sempre a formação básica dos contadores esta direcionada para o sistema cooperativo. Esta parceria vem para estimular a aprendizado do cooperativismo junto aos estudantes e profissionais de contabilidade, e suprir esta necessidade para o cooperativismo", ressalta. "Hoje nos reunimos para discutir a Escrituração Fiscal Digital – PIS/COFINS, tema palpitante para a classe contábil. Temos a importante presença de membros da Comissão de Assuntos Relacionados às Cooperativas do CRCBA, criada pela administração anterior do Órgão, primeira comissão de estudo desse segmento em nosso país. Tenho certeza que os trabalhos aqui desenvolvidos serão muito proveitosos para todos nós", ressaltou Wellington do Carmo no início das atividades. O Workshop foi conduzido pelo Auditor-Fiscal da Secretaria da Receita Federal do Brasil e Supervisor da Escrituração Fiscal Digital do PIS/PASEP e da COFINS, Jonathan José Formiga de Oliveira. Fonte: ASCOM / CRCBA



CRCBA e OCEB/SESCOOP-BA assinam acordo de cooperação durante Workshop

27 de Janeiro de 2012, 3:00, por Portal Bahia Cooperativo

No último dia 20 de janeiro, foi realizado o Workshop Sobre Escrituração Fiscal Digital (PIS/COFINS) fruto da parceria entre o Sistema OCEB/SESCOOP-BA e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), apoiados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC-BA) e a Receita Federal. O evento aconteceu no auditório da Fundação Visconde de Cairu, em Salvador (BA), onde mais de 300 participantes puderam tirar suas dúvidas a respeito da temática.



OCEB divulga Convenção Coletiva de Trabalho 2012/2013

25 de Janeiro de 2012, 3:00, por Portal Bahia Cooperativo

A Convenção Coletiva de Trabalho - CCT, assinada entre o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB e a Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas do Brasil - FENATRACOOP, já está em vigor desde 1º de janeiro com vigência até 31 de dezembro de 2013.De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em seu artigo 611, a Convenção Coletiva "é o acordo de caráter normativo pelo qual, dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito de suas respectivas representações, às relações individuais de trabalho".Segundo o presidente da OCEB, Cergio Tecchio, é fundamental que as cooperativas conheçam as regras estabelecidas pela Convenção. "Conforme dispõe o inciso VIII do artigo 613 da CLT, existem penalidades em caso de descumprimento", ressalta.Clique nos links abaixo para ter acesso às Convenções Coletivas de Trabalho do Ramo Crédito e Demais Ramos.



Categorias

Comunicação
Tags deste artigo: cooperativa cooperativismo Sescoop/BA rede olá Sistema OCEB OCEB