Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Notícias

31 de Janeiro de 2013, 0:00 , por Desconhecido - | 2 pessoas seguindo este artigo.

Seja bem-vind@ à central de notícias do Sistema OCEB. Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece no universo do cooperativismo baiano.


Cooperativa de crédito inaugura novo posto de atendimento em Itamaraju

11 de Janeiro de 2012, 3:00, por Portal Bahia Cooperativo

O Sicoob Costa do Descobrimento inaugurou na última sexta-feira, 06 de janeiro, o Posto de Atendimento Cooperativo Cidade Alta (PAC Cidade Alta). A Cooperativa, que atua na cidade de Itamaraju-BA há quase 16 anos, busca com o novo espaço oferecer mais comodidade aos seus associados, além de aumentar a base de cooperados já existentes.De acordo com o presidente do Sicoob Costa do Descobrimento, Antônio Moraes, depois que a cooperativa transformou-se em Livre Admissão, em 2009, as ações se estenderam para outras classes econômicas, a exemplo do comércio, indústria e profissionais liberais. "O comércio em Itamaraju se solidificou na Cidade Alta, desta forma, sentimos a necessidade de abrir um PAC com o objetivo de ampliar a ação da Cooperativa, dando maior assistência ao novo público", explica.Além da cidade de Itamaraju, o Sicoob Costa do Descobrimento tem atuado nas cidades de Alcobaça, Prado e Itabela. Tendo como base os princípios cooperativistas, a organização oferece produtos e serviços às populações, em competitividade com as demais instituições financeiras. "Visamos não só o desenvolvimento econômico, mas também o social em toda a área de ação da Cooperativa e dos associados", ressalta Moraes.De acordo com o presidente, faz parte do planejamento estratégico da Cooperativa, expandir a atuação na economia do município, visando principalmente os seguimentos de pessoas jurídicas e profissionais liberais.



Cooperativa de crédito inaugura novo posto de atendimento em Itamaraju

11 de Janeiro de 2012, 3:00, por Portal Bahia Cooperativo


Workshop abordará Escrituração Fiscal Digital

10 de Janeiro de 2012, 3:00, por Portal Bahia Cooperativo

O Sistema OCEB/SESCOOP-BA, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia - CRCBA, realizará no dia 20 de janeiro, das 8h às 17h, o Workshop Sobre Escrituração Fiscal Digital - PIS/COFINS. O evento, preparado para 300 pessoas, acontecerá na Fundação Visconde de Cairu, no bairro dos Barris, em Salvador.O workshop é uma ação da Comissão de Contabilidade para as Cooperativas, oficializada em outubro de 2011, e tem como principal objetivo orientar os profissionais de contabilidade que atuam nas cooperativas do Estado da Bahia sobre a Escrituração Fiscal Digital - EFD PIS/COFINS.Segundo a Comissão, o evento é uma oportunidade de apresentar as especificidades das sociedades cooperativas frente à dinâmica das legislações fiscais/contábeis. "A partir do 10º dia útil do mês de março de 2012, as cooperativas devem enviar através de sistema disponibilizado pela Receita Federal a Escrituração Fiscal Digital da Contribuição do PIS/Cofins. O não cumprimento do prazo fixado acarretará multa de R$5.000,00 por mês-calendário ou fração às entidades cooperativas", explica Lívia Conceição, integrante da Comissão e Gerente de Planejamento e Controle do Sescoop/Ba. O evento, com carga horária de 8h, abordará os seguintes assuntos: Características Gerais da EFD-PIS/COFINS; Escrituração das PJ Tributadas com base no Lucro Real (Regime Não-Cumulativo ou misto); e Escrituração das PJ Tributadas com base no Lucro presumido/arbitrado (Regime Cumulativo). Além das vagas disponibilizadas para o evento, 50 foram reservadas para os contadores das cooperativas. As inscrições poderão ser realizadas no site do Sescoop Bahia, através do endereço www.bahiacooperativo.coop.br/ficha-de-inscricao.php?id=40.



Workshop abordará Escrituração Fiscal Digital

10 de Janeiro de 2012, 3:00, por Portal Bahia Cooperativo


OCEB realiza última AGE de 2011

30 de Dezembro de 2011, 3:00, por Portal Bahia Cooperativo

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB realizou na manhã do dia 27 de dezembro, sua última Assembléia Geral Extraordinária (AGE) de 2011. Com a presença dos representantes das cooperativas do Estado da Bahia, quatro importantes pontos foram deliberados: a tabela sindical para o Exercício 2012; o orçamento da OCEB para 2012; os critérios e procedimentos para suspensão de cooperativas inadimplentes; além da Convenção Coletiva do Trabalho.Na abertura dos trabalhos o presidente da OCEB, Cergio Tecchio, ressaltou a importância de 2012, decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Ano Internacional das Cooperativas, e solicitou aos presentes total empenho para que o cooperativismo seja reconhecido pela sociedade como promotor de desenvolvimento econômico e social. Dando prosseguimento à sua fala, Tecchio apresentou as ações institucionais da OCEB e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia – Sescoop/BA ao longo de 2011, além de abordar a necessidade de técnicos e dirigentes estarem buscando atualização profissional no intuito de acompanhar as mudanças e transformações pelas quais o mundo tem passado.Dando início à pauta do dia, Tecchio ressaltou que a tabela sindical para o Exercício de 2012 apresenta um aumento de 7,3% em relação à tabela do exercício anterior, sendo a menor tabela do país em termos sindicais. A data limite para pagamento é 31 de janeiro de 2012. Após esta data, só poderá ser realizado acrescido de multa, juros de mora e correção monetária, de acordo com o artigo 606 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. A proposta orçamentária do Conselho Diretor para 2012 foi apresentada detalhadamente pelo Coordenador Financeiro da OCEB, Márcio Santos Silva, com valor total de receitas de R$ 946.979,00. Segundo Cergio Tecchio, a aprovação do orçamento desde início de 2012 facilitará o gerenciamento da Organização, culminando no seu bom funcionamento.A Assembléia aprovou os critérios que serão utilizados para a suspensão das cooperativas inadimplentes junto a OCEB, com o objetivo de regularizar os meios de arrecadação das contribuições sindical e cooperativista. Os mesmos serão divulgados a todas as cooperativas do Estado, após a regulamentação por parte do Conselho Diretor da OCEB.No tocante à Convenção Coletiva do Trabalho os itens discutidos foram: data base, piso salarial, diferenciação do valor do auxilio alimentação para as cooperativas do interior, reajuste, período de licença maternidade, jornada de trabalho (para o Ramo Crédito) e valor do fundo de formação. A AGE ratificou todos os demais itens anteriormente aprovados em Assembléia. Ao término das atividades, Tecchio mais uma vez convocou os delegados presentes a dar atenção especial ao Ano Internacional das Cooperativas, apresentando à sociedade o importante papel que estas organizações exercem para o desenvolvimento econômico e social das pessoas.



Categorias

Comunicação
Tags deste artigo: cooperativismo