Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Workshop Regional do PDGC tem foco em gestão de processos

29 de Maio de 2018, 14:56 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 55 vezes
Workshops regionais pdgc 9

As cooperativas baianas continuam trabalhando para melhorar constantemente a sua gestão e um dos grandes aliados das cooperativas nesse processo é o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), o PDGC teve o ciclo 2018 lançado na Bahia, em abril, e, agora, está sendo realizada a rodada dos Workshops Regionais do programa para as cooperativas do estado. 

Mais de 120 pessoas, representando 44 cooperativas baianas, já participaram do Workshop, que ocorreu nas seguintes cidades: Vitória da Conquista, nos dias 15 e 16 de maio; Luís Eduardo Magalhães, nos dias 17 e 18 de maio; Itabuna, nos dias 21 e 22 de maio; e Salvador, nos dias 24 e 25 de maio. Cada ano é selecionado um foco para o Workshop a partir da necessidade das cooperativas e a escolha desse ano foi Gestão de Processos, um dos Critérios de Excelência do PDGC.

Com apoio do instrutor Francisco de Teixeira Neto, os diversos dirigentes, funcionários e cooperados foram orientados sobre como mapear e estruturar melhorias para os processos gerenciais das cooperativas. Além disso, entenderam a importância do papel da liderança na mobilização da equipe para atender aos requisitos do PDGC, bem como a formação de comitês multidisciplinares para buscar as respostas ao instrumento de avaliação do PDGC (nível Primeiros Passos) e as evidências necessárias.

“Ficou claro para todos os benefícios do PDGC e seus requisitos e que a excelência é um horizonte para ser buscada constantemente. Envolve muito trabalho, dedicação e a adoção de boas práticas de gestão”, destacou Francisco Neto.

OPINIÃO DE QUEM PARTICIPOU

“O palestrante fez levantamento de vários pontos que refletimos, debatemos e que utilizaremos como base para desenvolver ações que complementarão a melhoria da gestão da cooperativa. Abrimos os olhos para detalhes que são importantes, mas não tinha o valor reconhecido”. Thamires Lima (Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - COOPMAC)

“O evento foi muito produtivo. Quero chamar a atenção da didática do facilitador, sr. Francisco, que de maneira esclarecedora dirimiu muitas dúvidas do Programa, inclusive do preenchimento do questionário”. Noelia Silva (Cooperativa de Crédito Sicredi Região Sul da Bahia)

“O workshop foi muito válido porque foi prático. Conseguimos aprender como colocar em prática processos que a gente consegue implementar na cooperativa sem grandes custos. Antes, quando a gente falava de processos, parecia uma coisa muito complicada de implementar e vimos que não é tão difícil assim”.  Graziela Kowalski (Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia - COOPERFARMS)

“O workshop do PDGC, a cada ano, vem aumentando a cultura da excelência da gestão nas cooperativas. E com o desse ano tivemos a oportunidade de exercitar a padronização de vários processos, visando a qualificação, e também aperfeiçoar os processos que já fazemos na cooperativa. O PDGC realmente promove uma mudança na condução do negócio cooperativista”. Joselete Lobo (Cooperativa de Trabalho dos Fisioterapeutas da Bahia – UNIFISIO)

PARTICIPE

O último Workshop Regional será realizado em Feira de Santana, nos dias 12 e 13 de Junho. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site: http://www.eventos.bahiacooperativo.coop.br/

SAIBA MAIS

Quer conhecer mais sobre PDGC? Clique aqui. Neste link é possível encontrar informações como o que é programa, seus objetivos, instrumento de avaliação, metodologia e índices que podem indicar o grau de maturidade da gestão das cooperativas.

Veja mais fotos dos Workshops clicando aqui.

 

Por Ascom SESCOOP/BA


Tags deste artigo: PDGC Gestão cooperativas cooperativismo economia Governança

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.