Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Vencedores da etapa nacional do Concurso Cultural do Instituto Sicoob foram à Brasília receber prêmio

10 de Dezembro de 2019, 12:42 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 59 vezes

Concurso cultural

 

O Concurso Cultural 2019 chegou ao fim! Davi Bagnolinn e Rebeca Neves são os vencedores da etapa nacional e foram à Brasília, junto com suas mães e professoras responsáveis, celebrar a conquista e receber o prêmio (um notebook para o estudante vencedor, um kit multimídia para a escola e R$ 500,00 para a professora).

 

Orgulho para o cooperativismo baiano

Rebeca Neves, estudante da Escola Municipal Mário Batista, do município de Vitória da Conquista/Bahia, vencedora da categoria Redação, escreveu um texto narrativo, baseado na fábula da “Lebre e a Tartaruga”, sobre como o cooperativismo pode ser a solução para problemas relacionadas ao consumo excessivo e a falta de reciclagem. A menina concorreu com mais de 60 mil inscritos de todo o Brasil, e a conquista foi motivo de orgulho para a professora Gilmara Quaresma, que, juntamente com a equipe da escola, acompanhou a produção de mais de 120 alunos da sua instituição, além da vencedora. “É uma imensa satisfação porque é o reconhecimento da escola, é o reconhecimento do trabalho e, além de tudo, a gente enfatiza muito que a escola pública passa por muito preconceito, muitas dificuldades, muitas privações e a gente vê como uma relação de esforço a gente consegue melhorar. Mas esse esforço não é único, de apenas um professor, mas sim de um coletivo, é da escola, é da família, e do grupo de professores pelo qual o aluno passou”, disse.

O Sicoob Crediconquista, um das cooperativas associadas ao Sicoob Central BA, foi uma das mobilizadoras locais do concurso. Larissa Brito, responsável pelo Instituto Sicoob em Vitória da Conquista, contou sobre as parcerias para a realização do concurso e os ganhos da cultura da cooperação para a sociedade. “Quero prestar gratidão à Prefeitura, que nos permitiu estarmos juntos para implementar o concurso em quatro escolas de Vitória da Conquista; e à Escola Municipal Mário Batista, pela criatividade, responsabilidade e pelo trabalho desenvolvido. A cultura cooperativista é fundamental para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Trabalhamos com mais de mil alunos aqui em Conquista o tema da cooperação incentivando os alunos a importância do fazer juntos, contribuindo com uma sociedade mais consciente”, concluiu.

Já para o Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Crediconquista, Valeriano Almeida, essa iniciativa expressa um dos princípios do cooperativismo. “Esta ação faz parte do sétimo princípio cooperativista que é o interesse pela comunidade. Estamos levando o nome de Vitória da Conquista a nível nacional. É um momento de gratidão e felicidade por estarmos conquistando um prêmio como esse, em âmbito nacional”.

Foto: Redação Expressão Bahia
 
Vencedor da categoria desenho

Davi Bagnolinn, morador de São José do Cerrito – Santa Catarina, ganhou na categoria desenho e fez um trator que limpava a água e plantava árvores. Ele contou que a solução foi pensada em homenagem ao seu avô, com quem coleciona memórias emocionantes.

Além dos vencedores, as mães e professoras responsáveis também participaram da premiação. Em um dia de muita emoção, as educadoras salientaram a importância de iniciativas como a do Concurso Cultural para o desenvolvimento pleno dos estudantes, ajudando-os a se tornarem adultos mais conscientes de suas decisões.

Neste ano, o tema do programa foi “Todo mundo ganha com a cooperação”. De junho a novembro de 2019, gestores escolares e professores receberam o Instituto Sicoob, conheceram o programa e engajaram mais de 60 mil alunos, levando-os à reflexão sobre consumo consciente e capitalismo.

Ao todo, 87 Cooperativas Singulares, de 15 Centrais, mobilizaram escolas das redes pública e privada para que participassem das duas categorias existentes. Estudantes do 3º ano participaram em forma de produção de desenhos e do 5º ano por meio de redação.

 “O objetivo do Concurso Cultural é difundir a cultura cooperativista. Neste ano, comprovamos novamente que o cooperativismo perpassa por todas as questões do dia a dia e seu principal impacto é trocar o olhar individualista pelo olhar coletivo”, comenta Daiane Landim, líder do programa.

 

Concurso Cultural

O Concurso Cultural contou com três fases de avaliação. Na etapa local cada escola fez uma pré-seleção dos três melhores trabalhos de cada categoria e enviou à cooperativa Sicoob local, que encaminhou para a Central Sicoob as três redações e os três desenhos premiados na área de abrangência da singular.

Em seguida, na etapa regional, cada Central Sicoob selecionou as três redações e os três desenhos premiados na região de abrangência e encaminhou ao Instituto Sicoob. Por fim, na etapa nacional, o Instituto Sicoob estabeleceu uma comissão avaliadora para definir um vencedor nacional para cada categoria.

 

Saiba como foi a premiação estadual clicando aqui.

Fonte: Texto extraído do Site do Instituto Sicoob (com ajustes da Ascom Sescoop/BA)

 
Confira a redação de Rebeca:

 Redacao final


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.