Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Um novo encontro voltado para comunicadores cooperativistas da Bahia

2 de Setembro de 2020, 17:27 , por Brenda Gomes - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 8 vezes
Encontro de comunicadores 2020 3

Em um momento onde as atenções das organizações e empresas estão voltadas para novas possibilidades de divulgação dos seus produtos e serviços, por causa do isolamento social (e dos novos hábitos criados a partir dele), o Sistema Oceb, também, tem evidenciado  a comunicação como uma ferramenta estratégica, tanto para sua atuação, quanto para a das cooperativas do estado. Exemplo disso foi a realização da 8ª edição do Encontro de Comunicadores Cooperativistas da Bahia, que aconteceu na última sexta-feira (28/8), através de videoconferência. Sempre trazendo discussões atuais, o evento neste ano teve como tema o “Marketing Digital para o novo cenário”, com palestra ministrada pelo professor e autor Rafael Rez.

Os participantes tiveram acesso a informações sobre ferramentas e estratégias que podem potencializar a divulgação do trabalho feito pelas cooperativas baianas, sendo esse um dos pontos destacados pelo analista de comunicação do Sicoob Coopere, Ney Carlos da Silva, que disse: “A comunicação digital se tornou ainda mais essencial para os dias atuais, especialmente com a chegada da pandemia do novo coronavírus. Para que a cooperativa se mantenha no mercado, e cresça com seu desempenho, é necessário a gente utilizar os canais digitais e ferramentas de comunicação. O conteúdo apresentado [no encontro] deu mais clareza sobre quais caminhos as cooperativas devem seguir para manter os resultados e fazer as entregas necessárias aos seus associados.”

Encontro de comunicadores 2020 2

Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a capacitação dos comunicadores cumpre um papel de fundamental importância na disseminação da cultura cooperativista. “Precisamos aprender como falar para fora, cada vez mais. Somos bons em falar para nós mesmos, mas precisamos mostrar mais a força das cooperativas do estado, e a comunicação é o melhor caminho para isso. Vamos mostrar o modo como a Bahia faz cooperativismo e levar nossos resultados para todos. Só assim conseguiremos demonstrar que é possível transformar as nossas comunidades em lugares mais justos, mais transparentes e mais felizes”, afirmou.

FORMATO DIGITAL

O evento já faz parte da agenda das cooperativas baianas, e, assim como outras atividades, ganhou um formato digital e possibilitou que os profissionais da área de comunicação e gestores das cooperativas participassem, pois não houve qualquer limitação geográfica. “Os encontros on-line estão sendo maravilhosos, pois conhecemos o mundo de outras cooperativas que talvez não conseguíssemos de forma presencial. Adotar esse método é muito importante, pois facilita a vida de todos, que conseguem participar de qualquer lugar”, destacou Fernanda , analista comercial da Uniodonto Salvador.

Também participou do encontro a gerente de comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, que comentou sobre a necessidade das unidades estatuais, como a da Bahia, estarem alinhadas com as campanhas da unidade nacional, para que assim seja possível ter melhores resultados para o cooperativismo. “A Bahia está muito alinhada com as campanhas do nacional. Lançamos lá em Brasília e com a mesma eficiência as campanhas são lançadas aqui. As cooperativas baianas recebem as nossas propostas de portas abertas, vestem a camisa de verdade. Os trabalhos dos comunicadores são essenciais para  dar força ao nosso movimento.” 

Os participantes também acompanharam a apresentação dos resultados da pesquisa que foi realizada junto aos comunicadores, que fazem parte da Rede de Comunicadores Cooperativistas da Bahia, formada em 2017, a partir da quinta edição do encontro. Os dados servirão para nortear novas ações de comunicação do Sistema Oceb e direcionar capacitações que o Sescoop/BA pode promover para esse público.  

ALINHAMENTO DE TEMAS

O tema do evento também foi abordado durante a oitava edição do Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano - Direcoop,  sendo uma estratégia utilizada pelo Sistema Oceb para alinhar táticas de atuação, entre os dirigentes e a área de comunicação das cooperativas, neste momento onde é necessário transformar a crise em oportunidades.

 

 

 Por Brenda Gomes - Comunicação Oceb


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.