Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Superintendentes do cooperativismo alinham estratégias em encontro nacional

11 de Abril de 2019, 14:02 , por Brenda Gomes - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 18 vezes
Encontro de superintendentes

Com o objetivo de alinhar as estratégias do cooperativismo brasileiro para o ano de 2019, superintendentes do Sistema Cooperativista, de todo o Brasil, se reuniram em Brasília no dia 3 de abril. Sob a condução do superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e das gerentes Karla Oliveira (SESCOOP Nacional) e Tânia Zanella (OCB), a programação trouxe a abordagem de  temas como: nova classificação dos ramos do cooperativismo; panorama de inscrições para a 14ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo; contribuição confederativa;  anuário do Cooperativismo Brasileiro; indicadores de gestão e evolução da atuação do SESCOOP.

Sobre a transição dos ramos do cooperativismo – atualmente treze e, a partir de 31/12/2019, apenas sete, Nobile chamou a atenção dos representantes estaduais sobre a importância do envolvimento no processo. “Além de divulgar essa novidade, as organizações estaduais têm um papel essencial que é o ajuste, de acordo com essa nova conceituação, nos seus sistemas internos. Vale destacar que os estados têm até o dia 31/10 para concluir essa fase e nos informar sobre as mudanças ocorridas em seus sistemas. Isso é importante para que nós, do nacional, realizemos a atualização no nosso sistema, até o dia 31/12”, comenta.

O superintendente da unidade nacional informou, também, sobre o status da coleta de informações para o Anuário do Cooperativismo Brasileiro. O documento, que deverá ser publicado ainda neste semestre, será composto de dados mundiais, além de números e subsídios socioeconômicos das cooperativas do país. Para o superintendente do Sistema Cooperativista Baiano, Alberto Batista, o Anuário é um importante “subsídio para melhor representação do cooperativismo”.  Outro ponto trazido ao debate versou acerca das prioridades do planejamento estratégico sistêmico, para este ano, que contempla ações relacionadas à reestruturação de modelo de negócio e gestão; aprimoramento da comunicação; revisão de normativos e atribuições; valorização do SESCOOP, dentre outras. O Encontro de Superintendentes é uma ação Nacional e busca reunir os representantes estaduais para atuarem, sempre, de forma simétrica e alinhada, o que fortalece o movimento cooperativista. O superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista, destacou quão importante é a realização de encontros como esse, que permitem “conhecer os programas e projetos que estão sendo desenvolvidos pela unidade nacional e alinhar as estratégias de atuação.”

 

 

 

Ascom OCEB

Foto Sistema OCB


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.