Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Sistema OCEB recebeu representantes da organização internacional Hairou Comission

28 de Agosto de 2019, 14:39 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 32 vezes
Visita hairou

Na manhã da última segunda-feira (26), reuniram-se com o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, na Casa do Cooperativismo Baiano, duas representantes da Hairou Comission: Maité Rodríguez, presidente da Fundação Guatemala, e Haydee Rodríguez, presidente da União das cooperativas de Las Brumas (Nicarágua). A Hairou Comission, ou Comissão Hairou, em português, capacita mulheres líderes de base no desenvolvimento de comunidades resilientes através de iniciativas globais e locais.

Além delas, estiveram na reunião Neusa Cadore, Deputada Estadual; Nereide Segala, agricultora e ex-conselheira fiscal do Sescoop/BA; Julita Trindade, do gabinete da Deputada Neusa Cadore; Neia Bastos, vereadora de Pintadas; Manoel Bastos, apoiador; e Lourivânia Soares, assessora da deputada Neusa.

O objetivo do encontro foi dialogar sobre combate às desigualdades de gênero, empoderamento das mulheres, redução do impacto das mudanças climáticas e resiliência ambiental. Maité Rodríguez e Haydee Rodríguez falaram sobre algumas experiências desenvolvidas pela Hairou Comission, que é uma coalizão internacional de mulheres formada por 47 organizações de 14 países da América Central e América Latina. A organização foi criada em 1995, na 4ª Conferência Mundial sobre a Mulher, em Pequim, com a missão de empoderar mulheres líderes de base para fortalecer suas práticas de desenvolvimento comunitário e transformar as políticas públicas em níveis local, nacional, regional e global.

Na oportunidade, Cergio Tecchio apresentou o trabalho do Sistema OCEB e as ações voltadas ao empoderamento das mulheres por meio do cooperativismo. O presidente do Sistema OCEB falou da participação feminina nos conselhos das cooperativas da Bahia, representando mais de 30%.

Expressando satisfação sobre a visita da comitiva com representações internacionais para conhecer a atuação do Sistema Cooperativista Baiano, Tecchio disse: “O trabalho que o Sistema OCEB desenvolve com as mulheres no cooperativismo da Bahia nos proporcionou a visita de instituições internacionais para conhecer. Para nós é um orgulho receber pessoas e organizações que tem um propósito tão importante”.

 

 Visita hairou2

 

Por Ascom Sescoop/BA (Com informações da assessoria de Neusa Cadore)

 


Tags deste artigo: intercâmbio

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.