Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Sistema OCEB e DGRV promoveram workshop para cooperativas de crédito

29 de Outubro de 2018, 18:30 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 22 vezes
Workshop dgrv 3

Participantes do evento

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA; com a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB e com a Confederação Alemã das Cooperativas – DGRV, realizaram o workshop “Panorama, Diretrizes e Reflexões nas Cooperativas Financeiras”, nos dias 17 e 18 outubro de 2018, no auditório do Banco Central do Brasil, localizado em Salvador/BA. O evento teve como público alvo diretores, conselheiros, executivos e gerentes de cooperativas de crédito.

 

Objetivo e abertura

Esse workshop faz parte do bloco de capacitação do Projeto OCB/DGRV, e tem como objetivo aperfeiçoar a capacidade das lideranças do cooperativismo de crédito na leitura sobre as mudanças do mercado, sabedoria nas tomadas de decisões e condução eficiente do negócio, sem se descuidar do cumprimento normativo e legal, e, acima de tudo, garantindo os preceitos e propósitos cooperativistas.

O presidente da cooperativa Sicoob Cooperbom e Conselheiro Diretor da OCEB, representando o ramo crédito, Alexandre Teixeira de Cerqueira, deu as boas-vindas ao público em nome do presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio. Alexandre comentou sobre os aspectos que interferem na competividade e qualidade dos serviços que são oferecidos pelas cooperativas em um mundo que está em constante mudança. Ele aproveitou para reforçar o agradecimento do Sistema OCEB à OCB e a DGVR pela parceria e destacou a realização desse encontro dentro da agenda do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, que foi celebrado no dia 18 de outubro.

 

Programação

Mercado, inovação, gestão, eficiência, governança, regulação e supervisão foram temas abordados durante o workshop, que teve a coordenação do instrutor Sílvio Giusti, consultor do Projeto OCB/DGRV. O evento teve novamente a relevante participação de representantes do Banco Central: Godofredo Massara dos Santos, Gerente-Técnico do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias (Desuc/BA) e Romeu Eugênio de Lima, Assessor Pleno do Departamento de Organização do Sistema Financeiro (Deorf/MG).

Godofredo Massara falou a sua percepção sobre o sistema cooperativo e a oportunidade que momentos como esses trazem de debater temas muito significativos para o futuro do setor. “O Sistema cooperativo tem crescido, tem se organizado, tem estado atento às novas exigências do mercado financeiro, exigências de ordem tecnológica, inclusive”, disse.

Dentre os assuntos tratados por Romeu Eugênio, o destaque foi para a importância das cooperativas de crédito elaborarem políticas de sucessão para serem colocadas em prática e “não engavetadas”, como ele mesmo alertou, vislumbrando a sua perenidade.  Além disso, explanou sobre o desenvolvimento de boas práticas de gestão e governança.

Sílvio Giusti, mediador do evento, lembrou do sucesso do workshop do ano passado, com grande participação das lideranças do cooperativismo de crédito do estado da Bahia e elogiou a boa adesão também desse ano. Ele fez um balanço do evento: “O propósito foi trabalharmos muito a questão do panorama, as mudanças muito rápidas que estão acontecendo no setor, a necessidade de nós acompanharmos [essas mudanças] e, porque não, sermos vanguarda. Nada nos impede de adotarmos medidas práticas e processos que o mercado ainda não tem. Hoje, nós pensamos muito nas entradas de  thinktech e startup, mas as cooperativas têm capacidade, potencial de estarem a frente de muitos processos, produtos e serviços financeiros”.

Contando com a participação do público em diversos momentos, o evento oportunizou debates em formato de “talk show” sobre os vetores de decisão e eficiência, apontando reflexões para que o cooperativismo de crédito da Bahia, cada vez mais, se expanda.

Para Maria Vandalva Lima, presidente do Conselho de Administração da cooperativa Sicoob Coopere e Conselheira do Sescoop/BA, o workshop “desafiou as cooperativas a se pensarem para o futuro numa perspectiva de expansão quantitativa e qualitativa, num mercado competitivo, e, sem perder de vista seu propósito e sua essência. Isso implica planejamento a longo, médio e curto prazo com estratégias eficientes de crescimento responsável e perene, além do foco na sucessão, capacitação contínua, adoção de boas práticas e resultados sociais e econômicos”.

 

Cenário atual

Conforme dados do Sistema OCB, atualmente, o Brasil conta com 929 cooperativas de crédito, que movimentaram R$ 200 bilhões. O segmento atende, hoje, cerca de 8,5 milhões de brasileiros, sendo que as cooperativas chegam a 105 municípios brasileiros que não possuem nenhum outro atendimento financeiro. (Fonte: Portal do Cooperativismo Financeiro).

Confira as apresentações usadas no evento clicando aqui.

 

Por Ascom Sescoop/BA

Fotos: Assessoria Banco Central do Brasil

Workshop dgrv


Tags deste artigo: Gestão cooperativismo bahia Governança cooperativas baianas Sistema OCEB DGRV cooperativas de crédito cooperativas financeiras

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.