Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Sistema OCEB divulga o cooperativismo no II ENECOOP

15 de Agosto de 2018, 17:59 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 41 vezes
Ii enecoop sistema oceb 5

O Sistema Cooperativista Baiano tem trabalhado para difundir, cada vez mais, a cultura cooperativista e os benefícios do cooperativismo para a sociedade, e a aproximação com o ambiente acadêmico é muito importante para promover essa divulgação.

Por isso que, atendendo ao convite dos estudantes do curso de Gestão de Cooperativas da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB, o Sistema OCEB marcou presença na segunda edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Cooperativismo – ENECOOP, que ocorreu nos dias 8 e 9 de agosto de 2018, no campus da UFRB de Cruz das Almas - BA.

O tema central do evento foi “O Cooperativismo como meio de desenvolvimento regional" e teve como objetivo ampliar os conhecimentos dos alunos, tanto da UFRB, quanto dos que vieram de diferentes instituições de ensino do Brasil (Universidade Federal de Viçosa, Escola Politécnica da Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Tocantins e IF Baiano - Campus Serrinha), sobre assuntos relacionados ao cooperativismo, proporcionando espaços de discussão coletiva e estratégica, além da troca de saberes.

 

PARTICIPAÇÃO DO SISTEMA OCEB

 Ii enecoop sistema oceb 3

Na noite de abertura do ENECOOP, o assessor da OCEB (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia), Ricardo Caribé, refletiu com o público sobre o tema: "A atual conjuntura política no Brasil e os reflexos no cooperativismo".

Já no dia 9 de agosto, a advogada da OCEB, dra. Monique Brito, participou da mesa “Experiências de cooperativas na Bahia” juntamente com a Sra. Norma Leide Rios da Cooperativa Ser do Sertão, que explanaram sobre a atuação do Sistema OCEB e a experiência da  Cooperativa Ser do Sertão, sediada em Pintadas.; o Sr. Ismael Ferreira, da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira – Apaeb; o Sr. Marcos Vinícius Bião dos Santos, da cooperativa Sicoob Norte Sul; a Sra. Flávia de Almeida Pita e o Sr. José Raimundo Oliveira, da Incubadora de Políticas da Educação Popular da Economia Solidária da Universidade Estadual de Feira de Santana.

As acompanhar as apresentações dos representantes do Sistema OCEB os participantes conheceram sobre a atuação da OCEB e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA e quais são os serviços oferecidos por essas duas organizações para contribuir com o desenvolvimento das cooperativas baianas. Os momentos também possibilitaram ao público esclarecer dúvidas sobre aspectos legais relacionados à constituição de cooperativas e sobre o funcionamento desse tipo de empreendimento. A exibição do vídeo institucional do Sistema OCEB e de uma das Webséries do SomosCoop envolveu o público.

Ii enecoop sistema oceb 1

Para o coordenador de políticas estudantis do curso de Gestão de Cooperativas da UFRB e membro da comissão organizadora do II ENECOOP, Elias Filho, o evento foi bastante proveitoso, principalmente para que os estudantes conhecessem quais são as perspectivas atuais e futuras do cooperativismo, considerando a contribuição desse modelo de negócio para o desenvolvimento do país. “Esse evento foi de extrema importância para o futuro do cooperativismo brasileiro, pois quem esteve no ENECOOP são os futuros profissionais da área e eles, juntamente com as organizações, vão lutar pelo cooperativismo”.

A próxima edição do ENECOOP será na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul.

 

Por Ascom SESCOOP/BA (Com informações do site do ENECOOP)

Fotos cedidas pela coordenação do II ENECOOP

 

Ii enecoop sistema oceb 6

Ii enecoop sistema oceb 2


Tags deste artigo: cooperativa ENECOOP UFRB bahia cooperativismo Educação

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.