Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Sétima Edição da OECED reúne Cooperativas Educacionais em Salvador

26 de Setembro de 2018, 13:44 , por Iasmin Santana - 22 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 171 vezes
Oeceb 2018 3

Cerca de 256 atletas e professores de sete cooperativas participaram da 7ª edição das Olimpíadas Esportivas das Cooperativas Educacionais da Bahia – OECED, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA. Realizada no Instituto Federal da Bahia – Ifba, campus Salvador, nos dias 6, 7, 8 e 9 de setembro, participaram das olímpiadas as cooperativas dos municípios de Eunápolis, Central, Irecê, Sobradinho, Salinas da Margarida, Barreiras e Paulo Afonso .

Além dos estudantes e representantes das cooperativas, participaram da abertura os senhores Alexsandro do Carmo Silva - Diretor-administrativo da Sicoob Central BA, Everaldo Augusto – Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - SETRE e Cergio Tecchio – Presidente do Sistema OCEB, que iniciou o evento dando boas-vindas aos participantes das olimpíadas, ressaltando a importância do evento. “Essa é uma oportunidade Ímpar para a história de cada um de vocês e para história do cooperativismo baiano. O cooperativismo está nas mãos de vocês. Vocês são as sementes do cooperativismo na Bahia”, disse.

Alaerte Martins, presidente da Cooperativa de Ensino da Região de Irecê – Cooperil, e conselheira-diretora do ramo educacional da OCEB, presente em todas as   edições do evento aproveitou o momento para chamar atenção para o exercício da intercooperação. “Vivenciar esse evento mais uma vez é uma emoção muito grande. É um evento muito significativo, quando falamos de esporte e quando falamos de cultura. Nossos jogos não têm uma característica de competição, eles têm uma característica de integração e dessa forma trabalhamos com os alunos das cooperativas baianas até chegarmos aqui. Levamos tanto esse pensamento, que iniciamos nossos jogos com um momento de palestra sobre cooperativismo”, afirmou ela, se referindo a palestra do consultor Leoney Miranda.

Participando pela quarta vez da OECED, a aluna Helen Nunes, 17, ressaltou a importância do evento para a criação de novos laços. “É uma forma de integração social, conhecemos novas pessoas, fazemos novas amizades, além de conhecer mais sobre o cooperativismo. Participo pelo quarto ano e cada ano que passa aprendo coisas novas. A expectativa é grande como sempre; claro que tem a questão da competição, mas o objetivo é conhecer novas pessoas e exercitar a integração”, conta.

 Oeceb 2018 1

 

CUNHO SOCIAL E POLÍTICA PÚBLICA

Além de integrar as Cooperativas, a OECED exerceu seu cunho social doando cerca de 350 pacotes de leite destinados ao Hospital Martagão Gesteira.

Para o diretor-administrativo da Sicoob Central BA, Alexsandro do Carmo, o momento é importante para a construção de uma consciência cidadã. “Estamos executando o sexto princípio do cooperativismo que é a intercooperação. Acreditamos que a educação cooperativista partindo desde a juventude vai formar um cidadão mais consciente, mais responsável, com interesse em compartilhar com o outro, para atingir objetivos comuns. O esporte é tudo na vida da criança. Ajuda a criança tanto no desenvolvimento físico, como na integração e criação de valores, respeito a ética”, afirma.

O representante da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda E Esporte - SETRE, Everaldo Augusto, aproveitou o momento para firmar um compromisso do estado. “A Setre, através da Sudesb, tem um protagonismo no esporte da Bahia, e junto com a Secretaria de Educação do Estado trata de apoiar o esporte escolar e essas modalidades que as cooperativas estão disputando. A minha presença aqui, através da representação, é disponibilizar o apoio da Sudesb para incentivar esse trabalho esportivo das escolas cooperativas, porque esse movimento tem tudo a ver com o nosso projeto de colocar o esporte como política pública. Vejo como uma coisa extremamente positiva.

As Olimpíadas Esportivas das Cooperativas Educacionais da Bahia têm como objetivo maior fortalecer o intercâmbio entre as Escolas Cooperativistas do Estado da Bahia, fomentando a cultura do Cooperativismo e educando para o exercício da cidadania. Neste ano os alunos se dividiram entre as modalidades de futsal (sub-14 e sub-17), handebol (sub-14 e sub-17), voleibol (sub-17), basquete (sub-14 e sub-17), xadrez (sub-17), tênis de mesa (sub-17).

 

Oeceb 2018 2

Por Ascom OCEB

Fotos: Coperil 


Tags deste artigo: Sescoop/BA bahia OECED Educação Esporte qualidade de vida Sistema OCEB OCEB

22 comentários

Enviar um comentário
Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.