Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Planejamento 2020 é apresentado no 10º Alinhamento Estratégico

26 de Novembro de 2019, 16:10 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 55 vezes
Coletiva

Alinhar as estratégias de ação para o cooperativismo baiano em 2020. Essa foi a missão dos conselheiros e funcionários do Sistema Cooperativista Baiano que se reuniram na décima edição do Alinhamento Estratégico do Sistema OCEB, na última quinta-feira (21/11) e sexta-feira (22/11). O evento contou ainda com a presença do Superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e das Procuradoras do Ministério Público do Trabalho, Verena Borges e Adriana Campelo, que estão dialogando com o Sistema OCEB.

Cergio Tecchio, Presidente do Sistema OCEB, iniciou o evento dando boas-vindas aos presentes e destacando a importância do alinhamento das propostas sistêmicas. “Estamos aqui para juntos conhecermos de perto o que está sendo planejado para o ano que vem. Nossa missão, em 2020, é acertar cada vez mais, para fortalecermos o nome do cooperativismo baiano”, afirmou.

Além das apresentações das ações realizadas em 2019 pela OCEB e pelo SESCOOP/BA e seus respectivos planejamentos para 2020, foram apresentados, pelo Superintendente da Unidade Nacional, Renato Nobile, os resultados do 14° Congresso Brasileiro de Cooperativismo – CBC, que aconteceu no mês de maio deste ano. Um marco para o cooperativismo brasileiro, que teve como tema “O cooperativismo do futuro se constrói agora”. Nobile disse que “baseado no seu eixo temático, foram traçadas as diretrizes no congresso. E agora o momento que estamos é de estabelecer o nosso plano de execução, para assim, tomarmos as decisões necessárias para que o cooperativismo no Brasil se fortaleça cada vez mais. Por isso, esse momento de alinhamento é tão necessário. Me coloco à disposição do cooperativismo baiano, pois faço parte dele, eu trabalho com vocês e para vocês”.

A programação do evento contou, também, com um workshop sobre os “sete hábitos de pessoas altamente eficazes”.  

 

ORGANIZAÇÃO E PROTAGONISMO

Além dos planejamentos, um dos temas tratados durante o encontro foi a mudança dos ramos do cooperativismo, que teve importante atuação do Sistema Cooperativista Baiano, que acompanhou de perto cada passo dado pelo Sistema OCB. “A reorganização dos ramos é uma forma de arrumarmos ainda mais a nossa casa. Esse novo formato nos permite estar mais próximos de todos os ramos e das cooperativas”, disse Tecchio.

Na oportunidade, o presidente do Sistema OCEB destacou, também, a importância da organização interna de cada ramo, a partir de suas especificidades, como já acontece no ramo agropecuário e com as cooperativas educacionais.  O que foi reforçado pelo presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - Coopmac, Jaymilton Gusmão, ao abordar as atividades que estão sendo desenvolvidas pelo Fórum das Cooperativas Agropecuárias da Bahia. “Nosso Fórum foi formado a partir da necessidade que sentimos de estar mais alinhados. Com ele percebemos que o ramo agro é um ramo que pode dar expressão ao cooperativismo, por sua grandiosidade e essência do que ele é”, afirmou o também conselheiro da OCEB.

 

PRÊMIO ESTADUAL DE INCENTIVO AO PDGC

Um dos pontos altos do X Alinhamento Estratégico do Sistema OCEB foi a premiação das cooperativas baianas que participaram do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).  

Dentre as cooperativas concorrentes, as três premiadas foram: o primeiro lugar ficou para a Cooperativa SICOOB Cooperbom; o segundo lugar para a Cooperil; e o terceiro lugar para a Cooperativa SICOOB Coopere. Maria Vandalva, presidente da Sicoob Coopere, disse que “falar do PDGC é falar de um processo de muita luta e resistência. Tivemos que refletir que a percatinha da humildade não faz calo a ninguém. E assumi-lo é envolver todo mundo e perceber que temos problemas, por mais que façamos a coisa certa sempre tem algo a melhorar; é um esforço que é coletivo. O prêmio é a consequência do nosso trabalho. É assim que os pequenos se tornam grandes; é assim que os pequenos vão crescendo”.  

Saiba mais sobre a premiação clicando aqui (breve o link será disponibilizado).

 

OPINIÕES

O X Alinhamento Estratégico do Sistema OCEB teve uma programação voltada para o planejamento de um novo ciclo de trabalho, que inicia em 2020, a fim de que os funcionários e parceiros do Sistema Cooperativista Baiano possam trabalhar em sinergia para desenvolver a cultura da cooperação e uma sociedade mais justa e feliz. Confira algumas impressões dos participantes:

“Ao presidente Cergio e equipe, parabenizo pela nova formatação do evento. Tudo correu perfeito e foi de grande proveito. A atividade da F.Covey foi de grande valor, e somou-se a tudo que aprendemos em outros eventos. Apesar da carga horária intensa, tudo transcorreu de forma leve e prazerosa. Foi ótimo participar.” – Augusto Holmer (Presidente SICOOB Credmed)

“Nos orgulha fazer parte do Sistema Cooperativista Baiano. Sabemos da seriedade que é conduzido por Cergio, o que nos tranquiliza. O Alinhamento Estratégico demonstra que o cooperativismo da Bahia está vivo e tem ainda muito a crescer e desenvolver. Agradecemos pela oportunidade.” – Edwaldo Pinheiro (Presidente do SICOOB Coopec)

“Parabéns a toda a equipe OCEB/SESCOOP. O décimo Encontro de Alinhamento Estratégico demonstrou o quão é importante trabalho coletivo”.  Sônia Coelho (Gerente da Cooproeste)

 “Mais um alinhamento estratégico merecedor dos nossos aplausos, pela organização, surpresas, atenção, integração e todo conhecimento adquirido. Obrigada aos responsáveis por mais um evento de sucesso.”- Alaerte Aronia (Presidente da Cooperil)

 

Confira o álbum do evento clicando aqui.

 

Por Ascom OCEB


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.