Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Mulheres cooperativistas debatem empoderamento feminino em encontro na Bahia

12 de Março de 2018, 18:47 , por Ana Paula Mamede - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 37 vezes
Vii encontro de mulheres cooperativistas foto coletiva

Troca de experiências sobre os diversos papéis da mulher na sociedade contemporânea, reflexões sobre o protagonismo e empoderamento feminino, partilha de vivências de lutas e vitórias foram os ingredientes para a receita de sucesso de mais um Encontro de Mulheres Cooperativistas, promovido pelo Sistema OCEB em parceria com o Sicoob Sertão.

O evento, que ocorreu no Centro Cultural Elofilo Marques, localizado em Ipirá/BA, no último dia 9 de março, chegou a sua sétima edição reunindo mais de 140 mulheres, sendo cooperadas, conselheiras, dirigentes e funcionárias de cooperativas baianas de diferentes cidades do território da Bacia do Jacuípe e outras regiões. As participantes foram recepcionadas com a apresentação de histórias inspiradoras de mulheres que exercem liderança no cooperativismo por meio da exibição da mais nova Websérie SomosCoop - Episódio 3: Mulheres de Fibra.

O momento de boas-vindas continuou com a fala do presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, que divulgou dados positivos que expressam a crescente participação feminina nas cooperativas e do trabalho que a OCEB e o SESCOOP/BA têm feito para alcançar esse resultado. “Na Bahia, 65% dos funcionários das Cooperativas associadas ao Sistema Sicoob são formados por mulheres. É um número expressivo, pois demonstra a força e a competência das mulheres no mercado de trabalho”, enfatizou. Uma das convidadas foi a líder da bancada feminina na Assembleia Legislativa, Coordenadora da Subcomissão de Autonomia Econômica da Mulher na ALBA e relatora da Lei Estadual do Cooperativismo, a Deputada Estadual Neusa Cadore, que expressou a satisfação de estar presente no encontro e destacou o quanto o cooperativismo têm sido ferramentas importantes para promover o empoderamento e a autonomia da mulher, oportunizando a participação em espaços de poder e decisão.

Também saudaram o público Lívia Silva, gerente do Sicoob Sertão do Ponto de Atendimento (PA) de Ipirá; Genelício Santigo, presidente do Sicoob Sertão; Julita Trindade, militante social e umas das fundadoras do Sicoob Sertão; Maria de Lourdes Novaes, representando a Secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Julieta Palmeira; e Maria Vandalva, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopere e Conselheira do SESCOOP/BA.

As reflexões das palestras “Empoderamento Feminino”, “Quais nossos papéis?” e “Mulher: realidade, percepções e futuro” trouxeram à tona questões que ainda são desafiadoras para as mulheres, como as situações relacionadas ao machismo, à violência e à baixa representação feminina nos espaços de poder, mas que precisam e podem ser superadas. As participantes foram provocadas a pensar no que cada uma tem feito para superar esses desafios: “O que eu, enquanto mulher, estou fazendo para melhorar a nossa situação?”, perguntou a palestrante Claudia Moura.

Um dos caminhos apontados pela palestrante Maria Amélia Seabra e reforçado por Maria Vandalva, durante seu bate-papo com o público feminino, foi o de exercitar a união e a aliança entre mulheres, baseada na afinidade e companheirismo, para alcançar objetivos em comum. “Ser mulher cooperativista nos une”, ressaltou Vandalva.

A cooperada do Sicoob Sertão, Joanita Rios, demostrou estar em sintonia com o que ouviu das palestrantes ao expressar que “as palavras nos fortaleceram para ajudar as mulheres que ainda não despertaram que elas são importantes e que podem mudar”.

Realizar, mais um ano, esse evento no interior do estado oportunizou que mais mulheres participassem e, dessa vez, o destaque foi para a valorização de talentos locais: Luziane Rios, moradora de Baixa Grande, foi a mestre de cerimônia do encontro; a cantora, Taylla Soares, cooperada do Sicoob Sertão PA de Capela do Alto Alegre, embalou o público com belas canções; e Bruna Lemos, cooperada do Sicoob Sertão do PA de Utinga, apresentou a música “Flor Maria”, de sua autoria e que foi ganhadora do Festival Anual da Canção Estudantil.

Promover e apoiar ações que oportunize um protagonismo cada vez maior das mulheres na sociedade, fortaleça práticas de cooperação e liderança no cooperativismo continuará sendo uma das prioridades do Sistema OCEB. 

Por Ascom SESCOOP/BA

Crédito/Foto: Jorge Henrique/VR14

Confira mais fotos do encontro clicando AQUI 

Visite o novo site do Sistema OCEB: www.somoscooperativismo-ba.coop.br 


Categorias

Mulheres, Redes/Cadeias, Realização de Eventos, Desenvolvimento de lideranças, Cultura
Tags deste artigo: mulheres cooperativistas empoderamento sistemaoceb cooperativas

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.