Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Mais uma edição do Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas

30 de Novembro de 2020, 16:53 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 17 vezes
Encontro de mulheres porto seguro 17

Dizem que a mulher é o sexo frágil, mas que mentira absurda! Eu que faço parte da rotina de uma delas, sei que a força está com elas”, já cantava Erasmo Carlos, e no decurso dos anos, essa percepção só aumentou, pois as mulheres conquistam, cada vez mais, seus espaços atuando com competência, profissionalismo e a maestria que lhe é inerente.

Atento a esse cenário, o cooperativismo baiano manteve na sua agenda a realização dos Encontros de Mulheres Cooperativistas, eventos apoiados pelo Sescoop/BA e dedicados a destacar o relevante papel desse gênero que faz a diferença onde passa e onde atua.

Legenda

Foram quatro encontros, em datas diferentes, iniciando em 23/10/20 e finalizando em 25/11/2020. Considerando a pandemia, os eventos foram transportados para o ambiente virtual, e foi a vez de mulheres das regiões de Ipirá, Eunápolis/Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Itabuna se encontrarem para fortalecer o entendimento do quão forte e competente são as mulheres inseridas no cooperativismo baiano.

Para quem já participou do encontro presencial, achou que no formato virtual não teve prejuízo porque a mensagem foi passada. É o caso de Daniele Almeida, da Cooperativa Educacional de Porto Seguro - Cooeps, que esteve no encontro do ano passado, em Eunápolis. “Para mim, foi extremamente rico. A experiência de vida e a força das palestrantes. Foi muito tranquilo ser virtual. Não perdeu em nenhum momento a qualidade pela distancia física”, comentou.

Marianne Reis

Inclusive a participação das mulheres no evento foi expressiva, já que o encontro chegou até elas, por ser no formato digital, e não o oposto. “O engajamento de todas, diante das adaptações devido à pandemia, foi surpreendente. Escutamos, aprendemos e ensinamos. Poder cooperar com o desenvolvimento do próximo é gratificante, principalmente se for mulher cooperativista; e o evento do dia 25/11 me trouxe mais motivação e a certeza de que posso contribuir mais na cooperativa em que atuo. Ao Sescoop/BA, todo o meu respeito pela importância e empenho em disseminar o cooperativismo na Bahia. E à Sicredi Região Sul da Bahia externo toda a minha dedicação e gratidão”, expressou a assistente de negócios, Marianne Reis.

Durante o ciclo, foram apresentadas temáticas direcionadas para as demandas das mulheres cooperativistas. As participantes, por meio de plataforma virtual, refletiram sobre educação financeira, inteligência emocional nos tempos de crise, mulheres empreendedoras no mercado atual, qualidade de vida feminina - bem estar físico, mental e emocional e empoderamento feminino.

Para Tamires Souza, colaboradora do Sicoob Costa do Descobrimento, localizado no Extremo Sul da Bahia, os assuntos tratados foram enriquecedores. “É de fundamental importância um espaço que nos proporciona várias experiências, reflexões e, principalmente, conhecimento. Eu tive a oportunidade de conhecer um pouco sobre o protagonismo feminino e sobre mulheres que conquistaram a liderança e que, pouco a pouco, tiveram avanços importantes no cooperativismo”, disse.

Ao final dessa 9ª edição do Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, 236 mulheres reuniram-se, deixando a marca de que uma mulher empoderada sempre empodera outra.

Registro das mulheres cooperativistas, em Porto Seguro, representando
todas as participantes dessa edição
 
MULHERES BAIANAS NOS COMITÊS NACIONAIS DE JUVENTUDE E DE GÊNERO

Para a construção de um cooperativismo do futuro é necessário ampliar a participação de mulheres e jovens na governança das cooperativas. Por isso, a OCB tem realizado atividades dos seus comitês nacionais de juventude e de gênero, cumprindo mais uma das metas estabelecidas durante o 14º Congresso Brasileiro de Cooperativismo (CBC), realizado em maio de 2019, em Brasília. Ambos serão formados pelos jovens e pelas embaixadoras coop, que foram selecionados nos concursos culturais - Embaixadora Coop e Jovens Embaixadores Coop.

A Bahia integra esses dois comitês com as representantes: Vera Ventura, cooperada do Sicoob Norte Sul, e Daniele Carmo Scopel, assistente de crédito da cooperativa Sicoob Costa do Descobrimento.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.