Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

JovemCoop na Bahia: turmas do ciclo 2018 são finalizadas

24 de Agosto de 2018, 20:22 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 21 vezes
Jovemcoop encerramento 3

Jovens cooperativistas conscientes sobre seu papel para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e do quanto podem colaborar para fortalecer a cultura da cooperação na sociedade já estão ajudando a construir a história do cooperativismo baiano. E uma das razões que justifica essa compreensão é a participação desses jovens no ciclo 2018 do Programa Juventude Cooperativista – JovemCoop, promovido pelo Sescoop/BA, em parceria, com as cooperativas: SICREDI Região Sul da Bahia, sediada em Itabuna, e COOMAP, localizada em São Sebastião do Passé.

As turmas totalizaram 45 participantes e foram formadas por funcionários, dirigentes, conselheiros e cooperados, bem como os cônjuges e filhos desses cooperados, das cooperativas parceiras (acima citadas), além da Unimed Itabuna, Uniodonto Região Sul da Bahia, Uniodonto Bahia Sul e Sicoob Coopec.

 

Encerramento do ciclo

Jovemcoop encerramento 1

A finalização desse ciclo aconteceu no final de julho, na Coomap, e início de agosto, na SICREDI Região Sul da Bahia, reunindo todos os participantes, gestores e funcionários das cooperativas envolvidas, dirigentes do Sistema OCEB e integrantes da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais da Bahia (COOLIBA), responsável por ministrar as aulas do programa.

Durante os eventos de encerramento, depois de apresentarem seus trabalhos de conclusão de curso, os participantes foram certificados. Nas falas de avaliação ficou claro o quanto os jovens aprenderam no decorrer dos módulos sobre cooperativismo, liderança, relações interpessoais, governança, gestão, legislação cooperativista, autogestão e organização do quadro social da cooperativa, sendo que muitos desses assuntos têm correlação com o PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. 

Nesta edição, um fato interessante merece destaque: mãe e filho participaram juntos do JovemCoop. Noelia Pereira Santos e Kevin Igor Santos dividiram a mesma sala e as experiências ao longo do ciclo. Noelia já é funcionária da Coomap e gostou da participação do filho porque, segundo ela, Kevin pôde aprender sobre o cooperativismo e desenvolver diferentes habilidades para atuar tanto nas cooperativas, quanto na comunidade.

 

Aprendizados

Os conhecimentos adquiridos servirão não só para o exercício da liderança na cooperativa, mas são úteis para a vida. Essa é a opinião de Paulo  Roberto Fonseca, que participou da turma no Sicredi Região Sul: “O JovemCoop foi uma experiência maravilhosa que eu vou levar pelo resto da vida. A gente aprende muito; os professores são qualificados;  e compreender sobre a filosofia cooperativa agrega valor na carreira e pessoalmente porque você leva [os ensinamentos] para a vida”.

A expectativa dos participantes é que programas como o JovemCoop aconteçam em outras regiões da Bahia para oportunizar que mais pessoas  desenvolvam o espírito de cooperação e seus talentos pessoais a serviço das cooperativas e da construção de uma sociedade melhor. “Foi enriquecedor participar do JovemCoop e pude perceber o quanto ele é bom para a nossa comunidade. Esse programa deve circular não só em nossa região, mas em todo o Brasil”, ressaltou Maicon de Jesus Santos, da Unimed Itabuna.

O Sescoop/BA está atento às demandas das cooperativas baianas e, por isso, já viabilizou a realização de novas edições do JovemCoop para esse ano. A cooperativa Sicoob Extremo Sul já está com as inscrições abertas para uma turma.

 

Assista ao vídeo sobre o JovemCoop na Bahia

Clique aqui e assista ao vídeo que preparamos para que conheça mais sobre a experiência do JovemCoop na Bahia e do quanto o cooperativismo tem proporcionado aos jovens experiências que contribuem para seu desenvolvimento pessoal e profissional por meio do despertar da cultura da cooperação e do fortalecimento da doutrina cooperativista.

 

Por Ascom Sescoop/BA

Fotos cedidas pelas cooperativas

 

 


Tags deste artigo: bahia JovemCoop educação cooperativista cooperativismo cooperativas

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.