Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

JovemCoop chega ao extremo sul da Bahia

6 de Fevereiro de 2019, 20:49 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 22 vezes

Teve início na última sexta (01) e sábado (02) a nova turma do Curso de Formação Juventude Cooperativista – JOVEMCOOP. Anualmente, o JovemCoop é promovido pelo Sescoop Bahia com objetivo de formar lideranças cooperativistas com vistas à sustentabilidade das cooperativas. Em 2018, foram formadas duas turmas em regiões diferentes do estado [clique aqui e relembre como foi esse ciclo] e, desde então, jovens estão mais conscientes sobre seu papel enquanto cidadãos e envolvidos na atividade econômica da família e na cooperativa.​

 

Edição 2019

 

Nesta edição, as cooperativas parceiras do Sescoop/BA são o Sicoob Extremo Sul, Sicoob Costa do Descobrimento e Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – CETEF, que mobilizaram 39 jovens entre 18 e 35 anos, sendo funcionários, dirigentes, conselheiros, cooperados, bem como os cônjuges e filhos desses cooperados, para participar da capacitação que conta com a execução pedagógica da Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia – COOLIBA.

 

O início de uma nova turma do Jovemcoop sempre é motivo de satisfação para a diretoria do Sistema OCEB, que faz questão de comparecer para dar as boas vindas. O superintendente do Sescoop/BA, Alberto Batista, esteve em Teixeira de Freitas e falou para o público o quanto o JovemCoop tem proporcionado a disseminação da doutrina, dos valores e princípios do cooperativismo.

 

 

Expectativas

As aulas do curso seguem até outubro, totalizando 196h, e a expectativa é grande entre os participantes. Zitânia Santana é tesoureira do Sicoob Costa do Descobrimento, e deseja expandir seus conhecimentos acerca do cooperativismo e aplicar o que aprender no cotidiano da cooperativa e na comunidade. “Estou otimista e motivada a colaborar com o grupo para o alcance das metas estabelecidas. Espero aperfeiçoar minhas ideias, compartilhar experiências, inovar minhas atividades, por isso, acredito que o JovemCoop será um mecanismo de grande incentivo e um excelente recurso para melhorar o processo de aprendizagem”, conta.

 

Durante a formação, além dos conteúdos sobre cooperativismo, os participantes vão aprender sobre liderança, relações interpessoais, governança, gestão, legislação cooperativista, autogestão e organização do quadro social da cooperativa, sendo que a maioria dos assuntos tem correlação com o PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas.

 

Carolina Nogareda Barros é uma das coordenadoras locais do JovemCoop e atua como assistente de desenvolvimento organizacional do Sicoob Extremo Sul. Ela já pensa nos resultados futuros: “Conhecer mais o cooperativismo e disseminar nossa cultura para todos que ainda não a conhecem é de grande valia. Todas as minhas expectativas se voltam para meu crescimento profissional, que, com certeza, virá ao final com todos os conhecimentos e experiências”.

 

Já Douglas Silva Botelho, analista de crédito do Sicoob Costa do Descobrimento, conta como se surpreendeu com o primeiro módulo. “Inicie o curso com pretensão de adquirir conhecimentos técnicos sobre o cooperativismo, porém o primeiro módulo foi bem tocante. A facilitadora soube de uma forma simples e comovente mostrar que o cooperativismo está muito além das palavras, está nos gestos e ações de cada um. Estou ansioso para os próximos módulos”.

 

 

 
Já viu o vídeo da experiência do JovemCoop na Bahia?

Clique aqui e assista ao vídeo que preparamos para que conheça mais sobre a experiência do JovemCoop na Bahia e do quanto o cooperativismo tem proporcionado aos jovens experiências que contribuem para seu desenvolvimento pessoal e profissional por meio do despertar da cultura da cooperação e do fortalecimento da doutrina cooperativista.

 

 

Por Ascom SESCOOP/BA

Fotos cedidas por Marília Reis


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.