Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Jornadas Pedagógicas 2020: cooperativas baianas traçam metas para o ano

5 de Fevereiro de 2020, 15:30 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 7 vezes
Capa jornada ola

As Jornadas são fundamentais para traçar o rumo dos trabalhos do ano letivo.

 

A Jornada Pedagógica é um momento em que profissionais da educação partilham ideias e aprendem na coletividade e, no caso das cooperativas baianas, é mais uma oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre cooperativismo. Sabendo da importância desse evento e do compromisso de ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional, o Sescoop/BA tem apoiado a realização das jornadas.

Neste ano, foram 10 cooperativas (confira a lista, abaixo) participantes do ciclo das Jornadas Pedagógicas, que iniciou no dia 14 de janeiro e encerrou no último dia 03 de fevereiro. Com temas diversos, escolhidos pelas próprias cooperativas, as Jornadas são sempre um convite à comunidade escolar para que tracem as melhores estratégias para fazer um ano letivo diferente.

As jornadas são muitos relevantes, segundo a diretora da Cooperativa de Trabalho Educacional de Sobradinho - Cooes, Sheyla Barbosa. “Entendo que este é um momento de reflexão e ajustes para o ano letivo vindouro. Todos os anos o ciclo de alunos e professores se modifica, então, vejo a importância desse momento dentro de cada início letivo. Até porque, a educação está sendo moldada ao longo dos anos; os alunos que recebíamos anos atrás já não são mais os mesmos; como dizemos por aqui: a época do giz já foi. Nos sentimos honrados com a parceria do Sescoop/BA nos apoiando na Jornada Pedagógica da COOES”, disse.

Uma característica marcante das jornadas pedagógicas é que os participantes saem motivados para querer impactar positivamente não só o ambiente escolar, mas extrapolar os muros das escolas para melhorar a comunidade, o que é um dos princípios do cooperativismo.

Avaliando o impacto da jornada para os professores, a diretora pedagógica da Cooperativa Educacional de Irecê - Coperil, Jorgina Chaves, destacou o seguinte: “O impacto é sempre positivo. Sempre que um professor participa de uma jornada, ele reelabora os seus conceitos, atualiza suas práxis pedagógica e reavalia sua metodologia. Sem a ação-reflexão-ação não é possível avançar em educação”.

O Sistema Cooperativista Baiano continuará apoiando ações para que as cooperativas baianas ampliem sua participação no mercado por meio da qualificação de seus cooperados e funcionários.

 

Quer saber mais sobre as Jornadas Pedagógicas?

Acompanhe a cobertura completa que foi realizada nas redes sociais do Sistema OCEB: @sistemaoceb.

 

Confira a lista das cooperativas participantes deste ciclo:

 Coop participantes2020

Por Ascom Sescoop/BA


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.