Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Gestão e Governança: Cooperativas baianas se qualificam ainda mais

15 de Outubro de 2018, 20:10 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 29 vezes
Workshop plano de melhorias 2018 1

Depois da rodada de Workshops Regionais do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas), o Sescoop/BA realizou mais dois eventos com o objetivo de promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas baianas. Dessa vez, dirigentes, funcionários e cooperados estiveram em Salvador para ampliar conhecimentos sobre melhorias de processos operacionais e de gestão, sendo que nos dias 02 e 03 de outubro o evento foi direcionado para cooperativas de diferentes ramos (saúde, trabalho, transporte, educacional e agropecuário) e, nos dias 04 e 5 de outubro, para as de crédito.

Saber o que são e quais processos o PDGC contempla, como mapeá-los, estruturá-los e documentá-los foi o foco desses Workshops, como explica o instrutor Francisco de Teixeira Neto. “O objetivo é fazer com que eles entendam melhor o que são os processos e documentem esses processos estabelecendo procedimentos operacionais e mapeando-os. A grande dificuldade das cooperativas, em geral, é que elas realizam as práticas, mas têm poucas evidências. Vamos ajudá-las a entender como evidenciar os processos tanto no sentido de qual o padrão esperado quanto a melhor maneira de documentar”, disse Neto.

A abertura dos eventos foi feita pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, juntamente com os conselheiros da OCEB e do Sescoop/BA presentes no evento e que fazem parte das cooperativas. Ele atribuiu o aumento da adesão ao PDGC ao entendimento das cooperativas sobre a importância e necessidade de fazer negócios e, para isso, aperfeiçoar a gestão e ter um bom relacionamento com os cooperados são aspectos fundamentais.

Destacando o apoio que o Sescoop/BA tem dado às cooperativas participantes do PDGC, o Diretor Presidente da cooperativa Sicredi Salvador, Miguel Calmon, avaliou a relevância desses eventos: “A busca pela excelência na gestão é um caminho que precisa ser constantemente revisitado, no intuito de aprimorar e desenvolver as boas práticas de gestão”.

O amadurecimento das cooperativas no preenchimento do instrumento do PDGC foi um dos aspectos que chamou a atenção de Claudia Coelho Ferraz, da Cooperativa de Trabalho da Região Sudoeste da Bahia - Coopersurba. A cooperativa que ela faz parte já participa há três ciclos do PDGC e, considerando essa trajetória, comentou: “A nossa nota caiu em 12%, mas eu não estou triste e, sim, alegre, porque constatamos que estamos trabalhando melhor para responder ao PDGC, pois respondíamos sem nos preocupar com a qualidade na resposta”. A realização de ciclos anuais de capacitação sobre o PDGC contribui, segundo ela, para qualificar os debates e as trocas de experiências, tanto entre as cooperativas quanto com os instrutores. 

 

Programação

Os Workshops também contaram com a reflexão sobre como as cooperativas podem desenvolver projetos voltados para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU, atentando para o princípio cooperativista “Interesse pela comunidade”. Esse tema já tem sido trabalhado em outras capacitações do Sescoop/BA [veja aqui] para que as cooperativas, cada vez mais, realizem projetos contínuos e transformadores dentro do que propõe o Dia de Cooperar – Dia C.

Já o encerramento dos Workshops foi com uma palestra motivacional “Cooperativas Caminhem para a Excelência” para que todos os participantes retornassem mais entusiasmados para colocar em prática o que aprenderam e, assim, melhorar a gestão, a governança e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas.

 

Balanço em números

Os dois Workshops Plano de Melhorias reuniu 106 participantes de 30 cooperativas baianas dos seguintes ramos: Saúde, Trabalho, Transporte, Educacional, Agropecuário e Crédito. Vale ressaltar que todas as cooperativas participantes já preencheram o instrumento do PDGC.

 

Por Ascom Sescoop/BA


Tags deste artigo: cooperativa Gestão PDGC cooperativismo bahia Governança

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.